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O plano de negócios é o documento que reune tudas as informações mais importantes sobre uma empresa: sua missão, objetivos e estratégias de gestão, entre outros.
Mas, além disso, ele é a sua carta de apresentação para possíveis investidores. Dependendo da clareza e detalhamento do seu plano, conseguir financiamento pode ser menos ou mais fácil.
O colunista do site Entrepreneur.com Tim Berry é um especialista em avaliar planos de negócios. A maior parte deles possui erros evitáveis que podem levar a perda de tempo, de dinheiro, financiamento, entre outros prejuízos. Inspirado por essas avaliações, ele criou uma lista com os erros mais comuns que empreendedores cometem ao elaborar o plano de negócios, além de oferecer algumas dicas práticas de como evitá-los.
Cinco dicas:
1- Projetar lucros exagerados
Pelo menos a metade dos planos de negócios projeta lucros pouco realistas, bem acima dos 10 a 15% normalmente esperados pelos outros empreendedores. Expectativas de lucro muito elevadas podem significar projeção muito baixa de custos e despesas. Para evitar isso, tente encontrar modelos de relatórios financeiros de empresas do mesmo ramo de atuação para avaliar os lucros reais. Depois, volte e reavalie suas projeções.
2- Inflar o mercado
É pouco provável que um investidor acredite que um website sobre o mercado musical vai apelar a um público de 50 milhões de pessoas. Quando for falar de valor total de mercado, você precisa ser realista. Considere utilizar palavras, em vez de números, para fazer a sua projeção de quanto do mercado pretende faturar.
3- Ser amplo demais
Não pense somente em descrições gerais. Um plano de negócios precisa detalhar a estratégia de gestão, da produção, e dos canais de venda, ao cliente final. Inclua também a maneira pela qual pretende alcançar metas tais como aumetar o tráfego no seu website, incrementar o canais de distribuição, e conseguir mais fidelidade dos clientes.
4- Não ser realista quanto aos canais de venda
Não entender como funcionam os canais de distribuição do varejo é outro erro comum. Não pense, por exemplo, que revendedores vão querer comprar o seu proddur diretamente de você. A maioria deles prefere comprar por intermédio de um distribuidor. Calcule quanto será gasto com distribuição e mantenha um fluxo de caixa que permita que você espere o pagamento dos distribuidores.
5- Projeções financeiras incompletas
Todo plano de negócios precisa de uma projeção realista do fluxo de caixa e um detalhamento dos custos iniciais. Os detalhes podem estar anexos ao plano. Mostre quanto de investimento você precisa e o que vai fazer com ele. Projetar o volume de vendas e lucro não é o suficiente. Você também deve ser capaz de entender que, para cada tipo de negócio, existe uma projeção de fluxo de caixa, que depende dos prazos de pagamento próprios deste negócio.
Fonte: blogdosempreendedores.com.br
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