sábado, 2 de outubro de 2010

SEGURANÇA: Pegas


Comparação de Preços Bondfaro
Publicidade meramente ilustrativa
A polícia do Rio de Janeiro vai investigar sites que podem ser usados por jovens para planejar pegas de carros na capital e em São Gonçalo, na região metropolitana. Em um deles há postagens que indicariam que membros usariam a página para promover os encontros. Nas comunidades individuais há ainda vídeos de rachas.O sinal de alerta foi dado por testemunhas que viram veículos com adesivos de um grupo intitulado Abusados disputando velocidade dentro do túnel Rebouças na madrugada de sexta-feira."Vamos reforçar o policiamento nesses locais", afirmou o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Roberto Gil. Na página, um dos vídeos, visto por mais de 8,3 mil internautas, mostra motoristas e pilotos de motos fazendo manobras arriscadas em uma via, supostamente nas imediações da Praça da Covanca.Outras imagens teriam sido produzidas na Barra da Tijuca. O delegado da 16ª DP (Barra da Tijuca), Rafael Willis, afirmou que a delegacia já investiga o assunto.

MEIO AMBIENTE: "Minhocão"

Assista na Psicológica TV "Lógica de Modelo, Lógica de Desenvolvimento", 
com Leo Imamura
Prefeitura vai verificar denúncia de novo
 'Minhocão' aqui na Zona Oeste 
Prédio de cinco andares foi construído na Favela da Muzema, aqui na Barra. 
Outras obras em andamento avançam pelo Maciço da Tijuca.
A Secretaria municipal de Urbanismo ficou de confirmar nesta sexta-feira (20) a denúncia sobre uma obra irregular – um prédio de cinco andares - na Favela da Muzema, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, apontada pelo biólogo Mário Moscatelli ao G1.
Em sobrevoo de helicóptero na região, o RJTV mostrou cenas de desmatamento e outras construções em andamento, inclusive com pedreiros dormindo e outros trabalhando em obras de prédios de até sete andares, sem placas identificando os responsáveis pelo empreendimento. 
Foto: Mario Moscatelli/Projeto Olho Verde
As obras revelam risco para o meio ambiente, com casas construídas no meio da mata em pleno Maciço da Tijuca. Mas o que chama mais atenção é o prédio de cinco andares na Favela da Muzema, no alto de um morro do Itanhangá, voltado para a Lagoa da Tijuca.

“É uma coisa que vai crescendo de forma desordenada. Será que a fiscalização não vê isso?”, questiona o biólogo Mário Moscatelli.
Postado originalmente por: http://lc4.in/rO2Y

MEIO AMBIENTE: Construções irregulares

Publicidade meramente ilustrativa

Prédios são erguidos em área de mata 
nativa da Floresta da Tijuca. 
Secretário de Ordem Pública fará reunião com técnicos de urbanismo.
Mesmo com ações de combate por parte da Prefeitura do Rio, a expansão da comunidade da Muzema, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, continua. As construções irregulares no local atingem uma área de proteção ambiental da mata nativa da Floresta da Tijuca, no Itanhangá.No ano passado, uma ação da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) derrubou um edifício de seis andares, com cerca de 15 apartamentos, construído no meio da mata. Na época, a Prefeitura informou que faria um levantamento para evitar a expansão da comunidade sobre a floresta. No entanto, vários prédios continuam sendo erguidos no local. Um deles terá quatro andares.
Em outra construção próxima, a terra em volta do imóvel está sendo retirada e uma clareira fica evidente. O aumento da população na comunidade preocupa, já que o lixo e o esgoto poderiam aumentar a poluição na Lagoa da Tijuca.
O arquiteto e urbanista Pedro da Luz Moreira disse que a população precisa colaborar. “Deve ser difícil para a prefeitura fiscalizar cada parte do território. Ela precisa contar com o auxílio da sociedade”, explicou.
Ainda segundo o urbanista, a criação de projetos habitacionais e a criação de apartamentos em áreas centrais podem ser uma saída para o problema.

Reunião com técnicos
A Seop informou que atua na comunidade para impedir o crescimento das construções irregulares. O órgão destacou que um empecilho para a fiscalização é que as ações de demolição só podem ser feitas depois do embargo e da notificação dos proprietários do local. O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, informou que vai se reunir com técnicos da Secretaria municipal de Urbanismo para decidir o que vai ser feito. Postado originalmente por:  http://lc4.in/vU3F

INTERNAUTA - REPÓRTER - reporterbarra@anoticia.org

Em nosso canal de jornalismo participativo, colabore enviando textos, fotos, áudios e vídeos sobre os fatos que estão acontecendo na grande Barra (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá). É uma oportunidade de registrar as notícias ao seu redor. Aproveite e mostre a cara da nossa comunidade!

ESPORTES: PUC SURF 2010 - Universitários invadem a Barra

PUC Surf
Universitários invadem a Barra
A segunda etapa do PUC Surf 2010 esta acontecendo neste sábado (2/10) na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
O evento oferece além das provas masculinas e femininas, a disputa de slackline da equipe Slack Brasil e ações ambientais realizados pela ONG Sea Sheperd.
Vale lembrar que os universitários André Pastori e Bárbara Rizzeto estão no topo do ranking das categorias.
A premiação, que é oferecida até o sexto colocado, inclui kits Hurley e Jamf, tênis Vans, blocos Kona e vales-shapes IA.
Além destes prêmios, a agência Soul Traveler sorteia passagem ao Sul entre todos os alunos inscritos e os que participam da organização.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx21) 9466-8931.

ESPORTES: PUC SURF 2010 (2)

FISCALIZAÇÃO

Assista na Psicológica TV "Lógica de Modelo, Lógica de Desenvolvimento", 
com Leo Imamura
Vigilância Sanitária descarta 
171kg de comida em Shopping da Barra
Segundo secretaria, 24 estabelecimentos foram notificados.
Dentre os alimentos descartados estão peixes, linguiças, massas e frangos.

Agentes da Vigilância Sanitária visitaram nesta sexta-feira (1º) em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e descartaram 171 kg de alimentos impróprios para o consumo. Dois estabelecimentos tiveram setores parcialmente interditados e 14 receberam autos de infração.
Entre o material inutilizado estavam arroz, peixes, frangos, massas e linguiças. Segundo a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, 42 lojas que comercializam alimentos foram inspecionadas, sendo 24 estabelecimentos intimados a cumprir exigências estruturais, técnicas ou por falta de documentação.
A visita faz parta da operação “Shopping Saudável” que verifica estabelecimentos que comercializam alimentos e medicamentos, o atendimento ambulatorial dos frequentadores do shopping, a qualidade da água e do ar, a obediência à Lei 5517/2009, que proíbe o uso de derivados de tabaco em recinto coletivos, e o gerenciamento de resíduos.

Farmácias e clinicas são inspecionadas
Uma clínica teve o setor de esterilização interditado por não ter o tamanho apropriado. Doze tubos de tinta para cabelo vencida foram recolhidos de um salão de beleza e uma clínica de estética precisa fazer algumas alterações estruturais.
Os agentes também visitaram estabelecimentos voltados para a área de saúde. Segundo a Vigilância Sanitária, as três farmácias de manipulação, duas óticas e três drogarias apresentavam condições satisfatórias de funcionamento. Postado originalmente por: http://lc4.in/WApy

ESPORTES: desafio 600km

A Recreio Tur oferece pacotes para os
melhores destinos do Brasil  e do Mundo
Barra da Tijuca será palco da chegada do desafio 600km

O Desafio dos 600Km, uma corrida entre São Paulo e Rio de Janeiro que é a maior prova de revezamento das Américas, acontece este mês. A segunda edição está marcada para o dia 21 de outubro, com largada no Parque do Ibirapuera, e chegada na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, dia 23 de outubro.
Serão 20 equipes formadas a partir de seletivas de assessorias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte, além de uma equipe especial, apenas com integrantes da rede de corredores Nike+.
Os corredores percorrem até 25 trechos por dia, variando as distâncias – de seis a dez quilômetros – e o terreno – asfalto, terra, areia, bosques e trilhas – ao longo da rodovia Rio-Santos e das praias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2009 os vencedores foram mineiros do time de Belo Horizonte, com o tempo de 38h12min49.
A novidade de 2010 é o aumento do número de participantes, de 12 para 13 participantes, sendo três deles reservas. Outra diferença para esta edição da prova é que há um mínimo de seis atletas sub-25, nascidos entre em 1985 e 1992, sendo quatro homens e duas mulheres.
O primeiro descanso das equipes será em Maresias, partindo no dia seguinte para o Rio de Janeiro, até Angra dos Reis, onde os atletas hospedam-se no tradicional Hotel do Frade. O terceiro dia termina no Rio de Janeiro, na praia do Pepê, local escolhido para ser realizada uma grande celebração.
Postado originalmente por: http://lc4.in/ohI8

HISTORIA EM FOTOS: Estrada do Joá

Os melhores produtos em lojas de confiança

Estrada do Joá - Anos 40

Estrada do Joá - Anos 50


Estrada do Joá - 1959

Estrada do Joá (Clube Costa Brava) - 1963

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ESPORTES: PUC SURF 2010

Inscrições abertas para a 2ª etapa do 

PUC SURF 2010







A praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, receberá a 2ª etapa do Puc Surf 2010, um dos mais badalados campeonatos universitário das praias cariocas. A prova será disputada neste sábado, dia 2 de outubro. As inscrições seguem abertas, sendo que a taxa é de R$ 20. Quem optar por se inscrever no dia do evento, paga R$ 30.
Lembrando que quem se inscrever antecipadamente concorre a prêmios que serão sorteados sexta-feira dia 1º de outubro. Categorias Feminino, Masculino, Confronto e Slackline (inscrição do slack será somente no dia). O Desafio entre universidades convida alunos da Candido Mendes, Univercidade e UFRJ a entrarem no mar contra os surfistas PUC com equipes formadas por 8 atletas cada. O site oficial é o www.pucsurf.com.br

INTERNAUTA - REPÓRTER: O TRIUNFO DO AMOR

Assista na Psicológica TV "Lógica de Modelo, Lógica de Desenvolvimento", 
com Leo Imamura
O TRIUNFO DO AMOR

Alguns casos: homem sozinho; mulher sozinha; homem sozinho com filho ou filha; mulher sozinha com filho ou filha; homem com homem (homossexual ou não); mulher com mulher (lesbianismo ou não); homem com duas mulheres com ou sem relacionamento; varias mulheres com um homem, com ou sem relacionamento; homem casado legal e/ou consagrado, com amante; por ai se vão todas as combinações possíveis. O estudo procurou demonstrar os diversos conflitos sociais urbanos, decorrentes da discriminação e pelo preconceito entre estes tipos familiares. É de se supor que no Brasil não deve fugir às mesmas regras principalmente nas grandes concentrações urbanas. As gerações que estão surgindo dentro de certos ambientes promíscuos, estão querendo dar o troco, procurando para nossa alegria e surpresa na volta ao modelo tradicional: Pai, mãe, filhos unidos por valores consagrados em qualquer rito, cujo laço de união é o amor genuíno que todos os jovens trazem em seus genes. 
Em recente pesquisa conduzida pelos Cavaleiros de Colombo e pelo Marist Institute for Public Opinion, aplicado aos jovens americanos nascidos entre 1978 e 2000, que corresponde à geração adulta do milênio, revelou elementos de esperança, onde - 85% disseram crer em Deus e suas prioridades são o matrimônio e a proximidade com Deus. Por sua vez, “cerca de 82% destes jovens acreditam que a importância do matrimônio tem sido subestimada”, pelos seus pais (nossa suposição). E ainda, mais de 80% desta faixa considera o aborto e a eutanásia moralmente erradas. Algumas estatísticas no Brasil revelam, embora ainda de forma tímida, as mesmas tendências por uma relação estável e duradoura. 
Mesmo que forças invisíveis procurem derrubar os valores morais da sociedade brasileira, acreditamos que ela jamais prevalecerá sobre o triunfo do amor. 

Sergio Sebold – Economista e Professor – Sebold@terra.com.br

TROCA DE ARQUIVOS: CorelDRAW Graphics Suite X5

Publicidade meramente ilustrativa
Como adeptos da livre circulação de idéias, informações e troca de arquivos pela internet (troca de arquivos entre internautas não é "PIRATARIA"), nós defendemos essa idéia e estaremos sempre divulgando essas postagens.
CorelDRAW Graphics Suite X5

Posted: 30 Sep 2010 02:14 PM PDT





CorelDRAW Graphics Suite - um pacote de software conhecido por trabalhar com diferentes tipos de gráficos. CorelDRAW Graphics Suite permite que você trabalhe em todos os tipos de projetos - desde a criação de logotipos e gráficos para a Web para várias brochuras de marketing e atrativos sinais. O pacote CorelDRAW Graphics Suite implementado avançados meios de assegurar a compatibilidade com os formatos comumente usados, incluindo Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Paint Shop Pro, Microsoft Office, JPEG e PDF. 

FAMOSOS: Giselle Itié

Giselle Itié "atira" em paparazzo durante almoço no Rio
A atriz teve um momento "bandida" ao perceber que estava sendo fotografada

A atriz Giselle Itié reagiu de maneira curiosa ao perceber que estava sendo fotografada nesta quinta-feira (30), no Rio de Janeiro.
Ela almoçava com uma amiga no restaurante de um shopping na Barra da Tijuca, na região oeste da cidade, quando percebeu que era alvo de um paparazzo.
Surpreendida justamente enquanto limpava a boca, Itié aproveitou o momento "guardanapo" e improvisou um revólver com as mãos, "atirando" no fotógrafo enxerido.
Postado originalmente por: http://lc4.in/9FKa

SHOWS & ESPETÁCULOS: RC Emoções...

QUEM SOMOS E O QUE SOMOS

Assista na Psicológica TV "Lógica de Modelo, Lógica de Desenvolvimento", 
com Leo Imamura
A Barra da Tijuca é uma região que compreende a área administrativa da subprefeitura da Barra da Tijuca, localizada entre o oceano Atlântico, os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, e Jacarepaguá, na zona Oeste do município do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.
É formada por oito distritos (oficialmente bairros): Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá, abrangendo uma população de aproximadamente 220 mil pessoas. Sua área total é de 165,59 km²,  pouco maior que o tamanho da cidade de Miami. Os nascidos na Barra da Tijuca ou os que lá vivem são chamados de barristas. 
Possui ao todo 27,3 km de praias oceânicas,  sendo a maior a Praia da Barra, que vai do píer da Barra ao Pontal (Barra-Reserva-Recreio), com 18 quilômetros de extensão, uma das maiores do estado, e três grandes lagoas, além de lagoas menores e canais.
A região é cortada por três vias principais: a avenida das Américas (principal via da região, que segue por Guaratiba e possui cerca de 40 quilômetros), a avenida Ayrton Senna (que liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e à Linha Amarela), e a avenida Lúcio Costa, antiga avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).
Faz limite com Jacarepaguá ao norte, com o maciço da Pedra Branca a oeste, com o maciço da Tijuca a leste, e com o oceano Atlântico ao sul. O bairro da Barra da Tijuca é o centro cultural, econômico e administrativo da região.
A Barra, como é conhecida popularmente, é uma região relativamente nova, classificada como de alto desenvolvimento pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,959). Os dados demográficos indicam que a Região foi a que mais cresceu no município na década de 1990: cerca de 44%, ou 124 mil novos habitantes. O maior aumento populacional ocorreu na segunda metade da década, com uma taxa relativa de crescimento de 26%, ou 45.721 mil novos residentes. 

História

Barra da Tijuca,1950
A região da Barra era originalmente um imenso areal, com vegetação rasteira típica de restingas. A área cheia de alagadiços e inapropriada para o plantio, permaneceu inocupada até meados doséculo XX, ainda que existisse esporadicamente grupos de pescadores que frequentavam a região. No ano de 1667, a região foi doada para a religiosos beneditinos, que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande.
Em 1900 as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A., ainda hoje grande proprietária de terras na área, a ESTA, dentre outros. A concentração de grandes extensões de terras em mãos de poucos foi uma das causas do seu crescimento tardio, além da dificuldade de acesso à região, por estar separada do restante do município por grandes cadeias montanhosas, com picos que variam de 800 a 1200 metros.
A ocupação efetiva da região deu-se inicialmente pelas suas extremidades, tanto no atual Jardim Oceânico como no Recreio dos Bandeirantes. Para atender aos novos loteamentos do Jardim Oceânico foi construída, pela iniciativa privada, a Ponte Nova, sobre a lagoa da Tijuca.
O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.
Na década de 1970 é construída a Auto-Estrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento, já que diminuiu o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. A essa mesma época consolidou-se grandes bairros planejados inspirados num novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.
Na década de 1990, outro grande marco urbanístico que possibilitou melhor ligação com a Zona Norte da Cidade do Rio foi a criação da Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão. A partir de então o crescimento da Barra tem se caracterizado por grandes afluências de pessoas de todas as partes da região metropolitana do estado do Rio.



Projeto Cidade da Barra

Durante os anos 1980, a Barra da Tijuca viveu uma explosão demográfica, com praticamente todos os terrenos ao longo das suas avenidas ocupados por grandes condomínios residenciais, parques, supermercados, shopping centers, escolas, hospitais. As avenidas foram duplicadas e receberam sinalização. Nesta época houve um movimento de emancipação da região da Baixada de Jacarepaguá, mas o resultado do plebiscito, muito embora os que votaram pela emancipação tenham sido maioria, não foi suficiente para implementá-la devido ao quórum de votantes ter ficado aquém do mínimo exigido.
Há um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em que se prevê a formação de um novo município formado por todos os bairros da região da Baixada de Jacarepaguá, com o nome de Barra da Tijuca. O projeto, porém, depende da aprovação do Projeto de Lei em tramitação no Congresso Federal, PEC 13/03, que transfere aos estados a competência para legislar sobre a matéria, como era até 1996.




Geografia

A Barra ocupa o centro geográfico da porção de terra entre as baías da Guanabara e de Sepetiba, localizada numa larga planície comprimida entre montanhasmorros e lagoas, com o Oceano Atlântico ao sul. As formações montanhosas da Serra do Mar, rebordo do Planalto Atlântico, ergue-se ao redor da região,com suas ramificações encontrando-se com o mar, e divisa a Barra do restante da cidade do Rio, e as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá separam o bairro da Barra da Tijuca do bairro vizinho, Jacarepaguá.
A região da Barra é cercada por dois grandes maciços: o maciço da Pedra Branca, que a separa dos demais bairros da zona oeste da cidade do Rio, de 1.025 metros e o maciço da Tijuca, sobre o qual irrompem morros e picos, alguns cobertos por vasta e densa vegetação, de grande interesse turístico, como o Pico da Tijuca (1.022 m) e uma das montanhas símbolos da Barra, a Pedra da Gávea, de (842 m).
Seu litoral tem 27,3 quilômetros de extensão, voltado ao Oceano Atlântico, e inclui pequenas ilhas. O litoral atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, eminentemente praias urbanas.


Economia

A Barra da Tijuca é uma das regiões economicamente mais expressivas da cidade do Rio de Janeiro, e uma das que mais crescem. Grandes empresas migraram para a Barra da Tijuca em decorrência do boom da construção civil e da oferta de espaços e novos empreendimentos empresariais.
Entre as grandes empresas que escolheram a região para instalar suas sedes ou filiais, encontram-se a Shell Brasil, a Esso Brasil, a Vale do Rio Doce, a Vivo, a Michelin, a Nokia, a Tim e a Unimed, além de grandes empresas de comunicação, shoppings, agências de publicidade e muito mais.




Demografia

Crescimento por bairro.
Segundo o último censo do IBGE, a área da subprefeitura da Barra da Tijuca compreendia uma população de 174.353 indivíduos. Como as pesquisas do IBGE só são realizadas de 10 em 10 anos, até a próxima pesquisa demográfica, em 2010, os números são estimados. Hoje, tem-se que o povo da região da Barra da Tijuca compreende 220 mil pessoas. A região da Barra é a que mais cresceu no estado: na década de 1990 apresentou um aumento de 44%, equivalente a 76 mil pessoas. Entre os bairros da região que mais cresceram destacam-se o Recreio, o Camorim, Vargem Pequena e Itanhangá. Segundo dados oficiais do IBGE, a região apresentou a seguinte tabela de crescimento:


Política e administração

Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá (SBJ) abrange a Área de Planejamento 4.4 (AP 4.4), que compreende toda a Baixada de Jacarepaguá: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Jacarepaguá, Freguesia, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Anil, Taquara, Tanque, Praça Seca, Pechincha, Cidade de Deus, Itanhangá, Gardênia Azul e Vila Valqueire. Além disso, a SBJ é responsável por três Administrações Regionais: Barra (XXIV RA), Jacarepaguá (XVI RA) e Cidade de Deus (XXXVI RA). Sua sede fica na Av. Ayrton Senna, 2001, Barra da Tijuca. O atual subprefeito é Tiago Mohamed Monteiro.


Divisão da Barra da Tijuca


O Joá é o menor distrito da Barra da Tijuca, localizado na divisa da região com São Conrado, no braço do maciço da Tijuca que se encontra com o oceano Atlântico. É um distrito eminentemente residencial, e possui uma pequena praia conhecida como praia da Joatinga.


É o centro econômico, cultural e político da região. Sendo o maior distrito da região tanto em área quanto em população, o bairro se estende desde a Barrinha e canal da Joatinga até as avenidas Salvador Allende e Alfredo Baltazar da Silveira, e desde o oceano até as lagoas da Tijuca, do Camorim e de Jacarepaguá.]


Localiza-se no sopé do maciço da Pedra Branca, e é repleto de rios e canais que correm em direção às lagoas e ao mar.


Vargem Pequena está localizado entre o Camorim e Vargem Grande, conhecido por ser um centro gastronômico e uma das áreas que mais cresceram demograficamente na última década. O crescimento da região fez com que o comércio e serviços começasse a se consolidar. Atualmente o Vargem Shopping, localizado em Vargem Pequena, com 147 lojas, é o grande ponto do comércio local.


Em Grumari se localizam as famosas praias de Grumari e de Abricó, além de outras menores e menos conhecidas, como as praias do Perigoso e do Perigosinho. Sua área é reserva ambiental e utilizada para prática de surfe e nudismo.


Localizado no sopé do maciço da Tijuca, o Itanhangá tem grande parte de sua área ocupada por um campo de golfe e grandes condomíniosde casas residenciais. Encontra-se no limite entre a região da Barra e Jacarepaguá.


Situado entre o bairro da Barra e Vargem Pequena. Nele se localiza o Riocentro, importante centro de convenções da região.


Um dos principais distritos da região da Barra, o Recreio situa-se entre o mar, a Barra da Tijuca, Vargem Grande / Vargem Pequena, e Grumari. Possui a segunda maior população da região e também várias opções comerciais, como o Recreio Shopping. Apresenta menor nível de verticalização que o bairro da Barra da Tijuca, e, movido pela proposta de ser um bairro ecológico e de elevada qualidade de vida, abriga em seu bastante arborizado interior o Parque Ecológico Chico Mendes, o Parque Marapendi, fora outras reservas, sendo também muito bem servido por ciclovias.




Educação e ciência

Com diversos estabelecimentos de ensino fundamentalunidades pré-escolaresescolas de nível médio e algumas instituições de nível superior, a rede de ensino da Barra é a considerada extensa em relação a sua população.
Dentre instituições de ensino superior se destaca o IBMEC, a Universidade Gama Filho Downtown, a Pontifícia Universidade Católica (com cursos de extensão universitária), a Universidade Estácio de Sá,Unigranrio ("Campus da Saúde"), dentre outros.


Cultura e lazer

Dentre as opções de cultura e lazer da região estão grandes shopping centers, salas de cinema multiplex, complexos esportivos, teatros, sala de concertos e ópera, parques, trilhas naturais e as praias da região.


Centros comerciais

A Barra é famosa pelos seus diversos shopping centers (centros comerciais), que fazem parte do dia-a-dia das pessoas da região.
O maior deles é o Barra Shopping, um dos maiores centros de compras da América do Sul, inaugurado em 1981. É considerado um dos 3 shoppings mais fortes da cidade do Rio de Janeiro, ao lado do Norte Shopping e do Shopping Rio Sul. Ao seu lado foi criado o New York City Center, inaugurado em 1999, uma extensão do Barrashopping mais voltada ao lazer. O New York City Center possui uma arquitetura inspirada na ilha de Manhattan, contando com uma enorme réplica da Estátua da Liberdade em sua entrada. A estátua da Barra, como é conhecida, gerou polêmica nos centros tradicionais de cultura brasileira, que a viram como uma "influência negativa" da cultura norte-americana no estado do Rio, e muitos à época da inauguração propuseram a sua retirada. Porém, sendo a Barra largamente influenciada pelos valores e ícones culturais norte-americanos, a estátua foi mantida, e tornou-se um dos símbolos da Barra.
Os outros 2 shoppings mais importantes da Barra, considerados "grandes" inclusive no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, são o Via Parque Shopping, shopping de estilo tradicional, e o Downtown, um shopping aberto dividido em diversos blocos, que concentra lazer noturno, salas comerciais, lojas tradicionais e até uma Universidade.
A Barra conta ainda com inúmeros outros shoppings de médio porte, como o Cittá América, o Barra Square, o Barra Garden, o elegante Rio Design Barra, o Barra Point (onde se pode chegar de lancha, ancorando-a na parte de trás do shopping) e o Bayside Shopping, e também muitos shoppings menores criados junto aos prédios e residências, o que praticamente os transforma em "shoppings de condomínio", como o Millenium, Palmas, Novo Leblon, Barra Mall, etc.
Há também shoppings especializados, como é o caso do InfoBarra (informática), o Barra Medical Center, etc. e também shoppings temáticos como o Barra World, no Recreio dos Bandeirantes.
Os demais bairros da região também são bem servidos de shoppings, sendo o maior deles o Recreio Shopping, e sendo inúmeros os de pequeno porte.


Esportes

Parque Aquático Maria Lenk.
Nos esportes o destaque é para o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, que conta com o Autódromo Internacional Nelson Piquet, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica e o Velódromo da Barra. Apesar da Cidade dos Esportes não estar localizada entre as lagoas e o oceano, está dentro das circunscrições da região e do bairro da Barra da Tijuca.
Até o início da década de 1990, as competições de Fórmula 1 eram realizadas no autódromo, porém, foram transferidas para São Paulo. Hoje o autódromo abriga outras competições automobilísticas, e teve suas dimensões reduzidas à época da construção da Cidade dos Esportes.
O Parque Aquático foi arrendado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, assim como o Velódromo da Barra. É na Barra da Tijuca que está localizada a sede do Comitê Olímpico Brasileiro.
As praias são usadas para a prática de surf e inúmeros esportes aquáticos, inclusive com competições.
Nos meses de maio de cada ano acontece a Meia Maratona da Barra da Tijuca, pelas avenidas da Barra e do Recreio. Desde 2007 acontece no mês de julho a "Track & Field Run Series", com um percurso de 10 km, no entorno do Barrashopping.
O bairro abriga também uma das maiores academias de jiu jitsu do mundo: a Gracie Barra.
A Barra conta ainda com uma pista de patinação no gelo, localizada no shopping Barra Garden.


Teatros e salas de concerto

A região conta com inúmeros teatros de médio porte, sendo o mais importante o Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square.
Está em construção na Barra a Cidade da Música, um complexo que abrigará a maior sala de concertos da América Latina. Será a futura sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, e contará com salas de música de câmara, além de um palco adaptável para apresentações deópera.
Também em construção o Teatro do Village Mall com 1.060 lugares será o 3 maior do Estado.


Parques

A região conta com 5 parques de destaque: o Parque Bosque da Barra, o Parque Chico Mendes, o Parque de Marapendi, o Parque Terra Encantada e o Parque Ecológico da Prainha.
  • Bosque da Barra: ocupa uma área de 560 mil metros quadrados, na interseção entre as avenidas das Américas e Ayrton Senna, de frente a Cidade da Música. Possui pequenos lagos, trilhas de terra, muita árvores nativas, além de um teatro de arena e praça de esportes.
  • Parque Chico Mendes: criado em 1989 com o nome de Chico Mendes, líder ambiental, o parque se dedica na educação ambiental, também realizando a reintrodução de animais silvestres apreendidos em cativeiros em seu meio-ambiente. Sua área é de 400 mil metros quadrados, no entorno da lagoinha das Taxas, no centro do Recreio.
  • Parque de Marapendi: Possui uma área de 704.280 mil metros quadrados, dos quais 330 mil metros correspondem à lagoa de Marapendi. Sua entrada é na Avenida Balthazar da Silveira, 635, no Recreio, apesar de a maior parte de sua área estar dentro do bairro da Barra da Tijuca. No parque encontram-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como a lagartixa-de-praia (Liolaemus lutzae), o lagarto-de-cauda-verde (Cnemidophorus ocellifer), de coloração mimética à vegetação; o jacaré-do-papo-amarelo (Caimam latirostris) e a borboleta-da-praia (Parides ascanius).
  • Terra Encantada: A Terra Encantada foi projetada para ser um dos mais modernos parques de diversão da América Latina foi inaugurado no ano de 1998 após dois atrasos de abertura de portas. São 200 mil m² localizados na Av. Ayrton Senna, 2800, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro com uma tematização baseada em personagens e festivais da cultura brasileira e suas origens: indígena, africana e europeia.Interditado.
  • Parque Ecológico da Prainha: Região de 146,93 hectares privilegiada pela natureza e outrora cobiçada pela especulação imobiliária, foi transformada em Área de Proteção Ambiental em 1990 e em Parque Ecológico em 1999 (Decreto Municipal no 17.445 de 25.03.1999). Situada entre o Recreio e o Grumari, é cercada por montanhas, tendo à sua frente a Prainha. Com visual exuberante, abriga em seu interior um pequeno museu, diversas trilhas, córregos e belíssimos mirantes.
Além desses parques menores destinados ao lazer, à educação ambiental e à preservação da fauna e flora, há o Parque Estadual da Pedra Branca, uma floresta ainda maior que a Floresta da Tijuca, que possui grande parte da sua área na região da Barra, especificamente nos bairros de Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim e Recreio.


Imprensa

A Barra conta com inúmeros jornais e revistas de circulação regional, representados na Associação de Imprensa da Barra. Os principais periódicos da região são:
  • Cidade da Barra;
  • Recreio da Barra;
  • JB BARRA (diariamente junto com o Jornal do Brasil);
  • Jornal Folha Barra;
  • Barra Notícias;
  • Jornal da Barra;
  • Condomínios em Foco;
  • Caminho das Vargens;
  • Jornal da Barra e Jacarepaguá;
  • jornal A Folha do Bosque;
  • Portal de notícias Portal das Avenidas.



Transportes                                                                                                                                


Aeroportos

A Barra conta com um aeroporto comercial:
Também existe na Barra um aeroporto reservado à operação de ultraleves, o Clube Ceu (Clube Esportivo de Ultraleves), situado ao sul doAutódromo Internacional Nelson Piquet, também de frente para a lagoa de Jacarepaguá. Trata-se de um dos mais bem aparelhados clubesdentre as agremiações esportivas do mundo todo, considerado pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.


Ponte aérea Barra-São Paulo

Há um projeto para se estabelecer no Aeroporto de Jacarepaguá uma ponte aérea com a cidade de São Paulo. No entanto, devido a protestos de moradores de áreas próximas, principalmente do Park Palace, o projeto ainda não foi implantado e não se sabe se um dia será.


Heliportos

Existem vários heliportos e helipontos. Além da possibilidade de pousar no aeroporto de Jacarepaguá, a região conta com o Heliporto do Recreio dos Bandeirantes e o do Barrashopping.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ( http://pt.wikipedia.org )