sábado, 15 de janeiro de 2011

CARNAVAL 2011: Porto da Pedra, samba enredo e Ellen Roche é escolhida como rainha de bateria

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV, "Dois Pontos" com Luís Anunciação
Exame Neurológico e Psicopatologia
___________________________________________________________________________________
Porto da Pedra: Samba Enredo e Ellen Roche é a rainha de bateria

Depois de causar um certo mal estar ao convidar duas atrizes para o mesmo posto, finalmente a Porto da Pedra decidiu quem será sua rainha de bateria: Ellen Roche. A coroação da loira será realizado no Espaço Cultural Porto da Pedra, porém a data ainda não foi definida.
De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, o convite já havia sido feito em dezembro de 2010. No entanto, Ellen teve que consultar sua agenda antes de assumir o compromisso. A direção da escola, a atriz foi escolhida graças a sua simpatia, carisma e principalmente, por seu samba no pé.

Ellen já é rainha de bateria da escola paulista Rosas de Ouro.

CARNAVAL 2011: Gisele Bündchen desfilará ao lado das cinco irmãs

____________________________________________________________________________
Os Posts "Carnaval 2011" tem apoio cultural exclusivo da Art & Neon
_______________________________________________________________________________

Gisele Bündchen é a grande estrela do desfile deste ano da Vila Isabel
Todo mundo já sabe que Gisele Bündchen é a grande estrela do desfile deste ano da Vila Isabel. A novidade é que a modelo não vai desfilar sozinha, mas sim ao lado de suas cinco irmãs, Raquel, Graziela, Gabriela, Rafaela e Patrícia e três cunhadas, que a acompanharão no último carro da escola.

Desfilando pela primeira vez na Sapucaí, a top ficará há um metro e meio de distância do chão, em um "queijo". O samba-enredo da escola falará sobre cabelos e como Gisele é a garota propaganda de uma marca de shampoo, foi especialmente convidada para o desfile.

BBB11: Daniel e Lucival têm certeza que Ariadna é transexual

__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Sabor Real
__________________________________________________________________________________
Daniel e Lucival têm desconfiado das atitudes de Ariadna
Daniel e Lucival têm desconfiado das atitudes de Ariadna no Big Brother Brasil. Os participantes revelam achar estranho seus casos sobre a Itália, suas gírias gays e Daniel, inclusive, revelou: "É transexual", quando Lucival disse que ela tinha alguma coisa estranha.

Durante conversa na tarde de hoje, o pernambucano disse: "Eu não tenho nada contra, acho linda a Roberta Close."

Paula e Jaqueline, enquanto os dois conversavam na sala sobre o assunto, chegaram para compor a roda. As meninas não acreditam com tanta veemência sobre o assunto. Eles chegam a acreditar que ela possa ser a sabotadora. e Jaqueline dispara que, caso ela seja transexual, que ela talvez "não está querendo mostrar para todo mundo."

Logo após a conversa, na sala, Lucival foi para a piscina com Ariadna. O jornalista comentou da conversa que teve com Daniel, e declarou: "Você pode continuar na casa pela sinceridade e honestidade, o Brasil tem hipocrisia, mas valoriza a sinceridade. Tem que assumir as coisas. Fazer é fácil, mas assumir as consequências é que é difícil."

Ela assentiu com a cabeça quando ele perguntou se ela realmente era transexual.

Entre a revelação feita, Ariadna disse que a sua entrada na casa foi selada por um contrato com o diabo. "Quando eu sair vair ser uma coisa doida", completou.

O diretor da atração, Boninho, hoje a tarde revelou em seu Twitter: "Ariadna não sustenta e a dupla gay Lucival e Daniel estão próximos da verdade. Se eu fosse ela contaria pra todos.Melhor que ser desmascarada. Em uma outra postagem disse perguntaram para ele se a direção do programa havia proibido a participante de contar que era transexual. "A Ariadna não foi proibida de falar quem é, a decisão foi dela", disse Boninho.

VIDA MODERNA:Passione' chega ao fim com 52 pontos

__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Mister Body Art
__________________________________________________________________________________
Confira os desfechos
Na noite desta sexta (14), foi ao ar o último capítulo de "Passione", pondo fim a vários mistérios levantados ao longo de toda a novela.

Em termos de audiência, segundo dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, a trama marcou média de 52 pontos, pico de 58 e share de 73,3%.

O recorde da novela é de 54 pontos, registrados no capítulo da última segunda-feira (10), quando aconteceu o retorno de Totó (Tony Ramos). O capítulo do recorde também mostrou a prisão de Clara (Mariana Ximenes).

Durante toda a semana, a novela registrou altos índices de audiência. Na terça-feira (11), "Passione" marcou média de 51, 49 na quarta e 50 na quinta-feira.

Final:
Logo no início, uma forte revelação: Valentina entregava Clara a Saulo. Ele era pedófilo e abusava da loira quando ela era criança.

Danilo se esforçou para lembrar se matou ou não Saulo. Depois de muito esforço, ele conseguiu se lembrar que, quando estava drogado, chegou a esfaquear acidentalmente o porteiro de um prédio, enquanto brigava com Fred. O ex-ciclista então foi até o edifício e descobriu que o homem que ele esfaqueou se recuperou e estava vivo.

Agostina e Jéssica dão a luz a seus bebês, filhos de Berilo. Mais tarde, Jéssica se cansa da falta do marido na cama e, seguindo um pedido do italiano, vai até a casa de Agostina e propõe que eles dividam Berilo, sendo três dias para cada. A italiana aceita e desiste de casar com Mimi, que por sua vez, na porta da igreja, também cede aos encantos de Lurdinha e foge com ela.

Gérson vence uma prova da Stock Car, deixando todos os seus familiares muito felizes. Com a vitória do rapaz, Felícia aceita o pedido e se casa com Gérson.

Clê recebe das mãos de Grazi Massafera o prêmio de "Celebridade do Ano". Durante o seu discurso, a "rainha do lixo" faz uma declaração de amor a Olavo, que perdoa a amada, sobe ao palco e dá um beijo apaixonado na esposa. Jackie fica furiosa com o sucesso de Clô. Porém, ao chegar em casa com Fortunato, ganha de presente um carro conversível e se anima. 

Assim, resolve dar uma volta sozinha com o automóvel. Em determinado local, ela encontra um jovem rapaz e o paquera. Porém o jovem a destrata, chamando-a de "titia", o que deixa a nova madame furiosa.

Totó vende sítio na Itália para Juliana. O italiano fica deprimido ao lembrar dos momentos que passou lá e chora. 

Candê fez uma visita a Fred na cadeia, que continua insistindo que não matou Fred. 

Chega o dia do julgamento de Fred. Após depoimento de Bete, Laura, Arthurzinho e Gerson, o juiz dá o veredicto: Fred é condenado por matar Saulo. O vilão chora desesperadamente e diz que não foi ele que matou o filho de Bete Gouveia.

Totó chega ao aniversário de sua mãe casado com Juliana.

Na cadeia, Fred recebe uma correspondência de Clara, que está viva. Ela zomba do vilão, perguntando se ele gostou do "presentinho" que ela deixou atrás de sua geladeira.

Em uma ilha do Pacífico, Clara aparece tendo vários flashback, inclusive de uma conversa dela com Saulo. Nas cenas, Saulo revela que contratou Clara para dar remédios errados a seu pai, Eugênio, o que acarretou na morte do patriarca dos Gouveia.

Em outro flashback, é revelado que Clara e Saulo tinham um caso. A loira lembra de uma noite em que ela foi com Saulo a um hotel. Lá, depois de ficarem juntos, Clara crava uma faca em dois travesseiros e chama Saulo para deitar em cima dela, para relembrar os velhos tempos, quando o homem pedia para a pequena Clara pular em cima dele. Saulo atende o pedido e morre esfaqueado.

Em outra cena, foi mostrado que Clara, depois de roubar o dinheiro da cantina de Talarico, sequestrou Ednéia e tentou fugir do país. Durante perseguição da polícia, Clara se joga do carro, que cai no barranco e mata Ednéia.

Assim, Clara consegue fugir do país ilesa, após matar Eugenio Gouveia, Saulo e Ednéia, além de ter roubado Olga, Diana e a cantina italiana.

SURF: Festival reúne rapaziada na Barra

_________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Mara Rubia Festas
mararubia@yahoo.com.br
Tel.: (21) 3756-9030/9276-0100/7707-9692 id: 23*3075
_________________________________________________________________________________
Muita confraternização e disputas na água marcam o início do calendário do surf do Rio de Janeiro
Por Pedro Monteiro

Muita confraternização e disputas na água marcam o início do calendário do surf do Rio de Janeiro. O Fish Festival 2011 começa neste sábado e reúne várias gerações do surf carioca na Barra da Tijuca (RJ).

A galera que não recebeu convite pode aparecer na praia e participar da bateria dos excluídos. É só chegar e surfar.

O evento conta também com a presença do ubatubense Hizunomê Bettero, aerialista de renome mundial que estará presente para curtir com a galera do Rio.

A organização do Festival, em solidariedade aos milhares de desabrigados com as chuvas que assolam principalmente a região serrana do estado do Rio de Janeiro, solicita a todos os convidados do evento a levarem um quilo de alimentos não-perecíveis que serão reunidos e encaminhados à Cruz Vermelha para as vítimas deste triste acontecimento.

O Fish Festival 2011 está montado na altura do Golden Green, entre os postos 6 e 7 e começa às 8:30 com as baterias dos convidados.
Waves Mobile
Agora você pode acessar todo conteúdo da maior comunidade virtual do surf em seu celular.
Para acessar utilize o endereço m.waves.com.br.


TRAGÉDIA NA SERRA: Volta a chover forte em Teresópolis e resgate é prejudicado

__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Inspiração Perfumes
____________________________________________________________________________________
Volta a chover forte em Teresópolis e resgate é prejudicado
Imagem da Tragédia
Voltou a chover forte por volta das 11h30 deste sábado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A chuva forte prejudica o trabalho de resgate e assistência das vítimas, pois impede o sobrevoo de áreas isoladas por helicópteros. Além disso, o trânsito de veículos fica complicado por conta do mau tempo.

No municípios, até o momento foram identificadas 180 vítimas e já ocorreram 147 sepultamentos no Cemitério M. Carlinda Berlim, segundo a prefeitura.

As fortes chuvas que atingiram os municípios da Região Serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

TRAGÉDIA NA SERRA: "crônica de uma tragédia anunciada"

 
Cabral culpa ocupação irregular por "crônica de uma tragédia anunciada" no Rio
O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que a catástrofe provocada pelas chuvas na região serrana do Estado era a "crônica de uma tragédia anunciada".

"A ocupação irregular e a questão ambiental têm cada vez mais como sinônimo a palavra tragédia. Foi uma situação realmente atípica, um volume de água realmente impressionante. Se tudo estivesse correto, correto, correto haveria danos materiais e perdas de vida, mas não na intensidade que nós estamos vendo", afirmou o governador em entrevista à rádio CBN.

Segundo Cabral, as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo vêm de "décadas de permissividade na ocupação de encostas". "O que houve danosamente de ocupação nos últimos 25, 30 anos dessas encostas é absolutamente irresponsável. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo quadruplicaram suas populações", afirmou.

Cabral disse que a culpa principal é das prefeituras, que não coibiram a ocupação irregular. "Ou a gente toma consciência disso e usa o aparato público para dizer 'não, aí não pode' ou vai acontecer novamente", disse o governador.
Ele afirmou que tramita no Banco Mundial pedido de empréstimo de R$ 1 bilhão para financiar um programa chamado Morar Seguro, pelo qual o Estado comprará terrenos para abrigar famílias que forem removidas das áreas de risco.

O governador disse que a cidade que mais sofreu com as chuvas foi Nova Friburgo, onde vivem 182 mil pessoas. "Nova Friburgo das três cidades é a mais castigada do ponto de vista da sua infraestrutura, de um plano geral. Nós vamos precisar de recursos sim, para recuperar distritos e regiões de Petrópolis e Teresópolis e eu diria quase toda a cidade de Nova Friburgo."

Cabral, que voltou quinta-feira ao país de viagem no exterior, disse ter conversado por telefone com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ele me ligou preocupado. Ele e dona Marisa externando toda a sua solidariedade, seu carinho, seu amor pelo Rio de Janeiro", disse.

VIDA MODERNA:Uma enciclopédia sem última página

A maior enciclopédia do mundo faz hoje dez anos
Quem colabora com a Wikipédia, uma das maiores marcas da Internet, diz que este é um projeto que nunca está terminado. A maior enciclopédia do mundo faz hoje dez anos.

Imagine um mundo em que todas as pessoas podem acessar livremente  todo o conhecimento humano. É isso que estamos fazendo." As palavras de Jimmy Wales podem até soar como mera utopia, mas a verdade é que este americano de 44 anos é um dos fundadores da maior enciclopédia do mundo. Wales criou a Wikipédia, uma enciclopédia online de acesso livre que conta atualmente - dez anos depois de ter nascido - com cerca de 400 mil visitas mensais, 3,5 milhões de artigos em inglês e um total de 17 milhões de artigos em 270 línguas diferentes.

Filho de um antigo gerente de uma mercearia no Alabama, Wales é viciado em Internet e desde cedo começou a descobrir as potencialidades da rede. Depois de  ter se licenciado em Finanças, começou a fazer investimentos em várias firmas ligadas à Internet e acabou por abrir a sua própria empresa.

O primeiro site de Wales era uma espécie de motor de busca dirigido ao público masculino que chegou mesmo a conter imagens eróticas. Apesar de este projeto ter falhado, foi desta empresa que partiu o financiamento para a criação daquela que hoje em dia é uma das cinco maiores marcas da Internet.

O seu fascínio por enciclopédias acompanhava-o desde pequeno e foi em 2000 que decidiu criar a Nupedia, uma enciclopédia online. Para o ajudar na tarefa, chamou Larry Sanger, um filósofo que tinha conhecido alguns anos antes. Sanger assumiu o papel de editor executivo do novo projeto, ainda bem diferente da Wikipédia que hoje conhecemos. A Nupedia era um projeto fechado à colaboração de especialistas e a idéia era incluir publicidade nos artigos, de forma a gerar lucros. Mas o processo era demasiado lento, e Sanger decidiu aplicar a tecnologia Wiki (que em havaiano significa rápido), que permitiu a colaboração online de outros utilizadores.

O sucesso da idéia levou ao encerramento da Nupedia, e há exatamente dez anos, a 15 de Janeiro, foi lançada a Wikipédia: "A enciclopédia que todos podem editar."
Visite a WIKIPÉDIA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TEATRO: Centro Cultural Anglo Brasileiro - Programação

______________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Bella Bibi
______________________________________________________________________________

O que é o Centro Cultural Anglo Brasileiro?
O Centro Cultural Anglo Americano tem como proposta trazer para adultos e crianças as novidades culturais, o que é aplaudido pela crítica e o que é sucesso entre o público do Rio de Janeiro e do Brasil. Aposta nas inovações artísticas, nos talentos potenciais e se coloca como um espaço onde se forma opinião e se discute boas idéias. Assim, tem também, como objetivo, movimentar cada vez mais o corredor cultural que vem se formando desde a sua inauguração, em setembro de 2002, abrigando excelentes produções nos mais diversos seguimentos, na busca constante de uma contemporaneidade e, fazendo do centro cultural um ponto de referência e difusão artística, com o intuito de propagar uma cultura com qualidade para a população. O espaço fica aberto de terça a quinta-feira de 12h às 20h e de sexta a domingo de 14h até o último espetáculo.

  • 280 lugares

  • Boca de cena: 7,00m

  • Profundidade: 6,70m

  • Altura: 4,25m

  • Equipamentos importados de áudio e iluminação.
       


  • 260 lugares 

  • Palco: 7m

  • Profundidade: 3,80m

  • Altura: 2,85m

  • Equipamentos importados de áudio e iluminação.
         


  • Salão de 80m

  • 4 expositores

  • Altura: 2,60m

  • Equipamentos de iluminação.



  • O Centro Cultural Anglo Americano é localizado em um ponto nobre do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, mais especificamente, na maior via de circulação e visibilidade do bairro que mais cresce a cada ano. No complexo do centro cultural são realizados eventos culturais e empresariais, tais como: Teatro adulto e infantil, espetáculos de dança, shows, exposições, filmes, congressos, palestras, além de um calendário constante de cursos, wokshops e oficinas.

    Av. das Américas, 2.603, anexo ao colégio Anglo Americano, Barra da Tijuca (2439-8002).
    Centro Cultural Anglo Brasileiro - Programação



    :: FÉRIAS NO ACAMPAMENTO GATO PRETO
    O curupira, Bruxas, e Lobisomens. O que parecia ser apenas um acampamento de verão comum, acaba sendo uma grande aventura fantástica, quando três crianças resolvem conhecer o misterioso acampamento Gato Preto, numa floresta do interior do estado. Com o desaparecimento de uma das crianças, os amigos partem para uma busca onde vão se deparar com as mais incríveis criaturas das lendas populares. Com um roteiro recheado de músicas , aventura e muita diversão, férias no acampamento gato preto, é diversão garantida para toda a família.
    Com o intuito de propagar nossa história, nosso rico folclore, levamos até as crianças e adultos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as lendas do interior do país, fazendo um intercambio cultural, além de entender sobre as origens e curiosidades do dito popular.
    Férias no acampamento Gato Preto, não trata apenas de mais informações sobre o folclore brasileiro, e sim de uma grande aventura no mundo imaginário das crianças, onde nossos protagonistas vão desconstruir os mitos e entender o quanto o folclore influênciou e influencia até hoje na formação infantil.

    FICHA TÉCNICA
    Texto e direção: Anderson Oliveira
    Com: Anderson Oliveira, Ronize Carrilho, Talita Monteiro, e Leandro Amado.

    SERVIÇO:
    Temporada: 15/01 a 27/02/2011
    Sábados e domingo, 17h - class.: livre
    Teatro I - cap. 280 lugares - ingresso: R$30,00




    :: AS FÉRIAS DE SCOOBY DOO
    Depois de muitos anos caçando fantasmas, Scooby e sua turma saem de férias e seu destino é famosa e horripilante Transilvânia. Lá o pneu da Máquina Mistério fura e eles são obrigados a pedir ajuda em um castelo na estrada. Muitas aventuras musicais e gargalhadas os aguardam em uma assustadora aventura de tirar o fôlego.

    FICHA TÉCNICA
    Texto: Felipe Nogueira
    Adaptação e Direção: Fred Trotta

    SERVIÇO:
    Temporada: 15/01 a 27/03/2011
    Sábados e domingo, 17h30 - class.: livre
    Teatro II - cap. 260 lugares - ingresso: R$30,00

    :: UMA LIÇÃO DE AMOR
    Livre adaptação do filme "I Am Sam" conta história de um pai devotado em luta com a justiça e a sociedade para manter a guarda de sua filha. Engraçado e comovente, o espetáculo mostra a enorme generosidade do espírito humano.

    FICHA TÉCNICA:
    Adaptação: Nado Grimberg
    Direção Geral: Natalia Grimberg
    Com: Dada Fiorenza, Anja Bittencourt, Cláudio C. Bittencourt, Luciana Gomes, Flávio Carriço, Fabiana Góis, Luisa Baldanza, Lucrécia Marques e Nado Grimberg.

    SERVIÇO:
    Temporada: 15/01 a 27/02/2011
    Sexta e Sábado 21h. Domingo, 20h - class.: 12 anos
    Teatro I - cap 280 lugares - ingresso: R$40,00

    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

    VIDA MODERNA:Nagai – grande, no sentido de perpétuo...

    ___________________________________________________________________________________
    Este Post tem apoio cultural do Nagai Culinária japonesa
    ___________________________________________________________________________________
    Nagai – grande, no sentido de perpétuo...
    A partir dessa concepção, aliado a conceitos de qualidade em seus produtos e serviço, o restaurante Nagai foi inaugurado em 20 de dezembro de 2007 como uma opção em culinária japonesa em um bairro em crescimento e com uma demanda cada vez mais exigente.
    Com duas opções de rodízios e uma variedade de pratos à la carte, compostos por ingredientes e temperos asiáticos, o restaurante Nagai procura agradar a clientela que busca aliar qualidade, bom atendimento e cardápio variado, em 3 ambientes para disponibilizar comodidade e conforto a seus clientes.
    Vá conhecer o restaurante Nagai e perceba que qualidade e bom gosto podem ser aplicados com simplicidade e honestidade.
    Horários de funcionamento:
    De segunda a sexta-feira: das 18h até as 24h
    Sábados, domingos e feriados: das 12h até as 24h
    Av. Genaro de Carvalho, 1305 Loja A - Recreio :: 2437-1667 / 2487-4078
    Filial no Leblon, na rua Conde Bernadotte, 26 loja 107

    HOJE: Um dia especial!!!

    ___________________________________________________________________________________
    Este Post tem apoio cultural da Rosty 
    ___________________________________________________________________________________
    Um dia especial!!!
    Dia 13 de janeiro, sim hoje é um dia especial!!!
    Que tudo de bom esteja no caminho de todos.
    Felicidade sempre.
    Serenidade todos os dias.
    Sucesso em todas as etapas das suas vidas.
    E um Amor sem fim para todos.
    Que as lembranças permaneçam no passado, o presente seja abençoado por Deus e o futuro seja repleto de sonhos.
    Este é o presente que quero e pedi com muita fé a Deus.
    Luis Mario

    RIO2011: Aeroporto de Jacarepaguá faz 40 anos

    ___________________________________________________________________________________
    Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
    ____________________________________________________________________________________
    Aeroporto de Jacarepaguá/ Roberto Marinho
    No próximo dia 19 de Janeiro, o Aeroporto de Jacarepaguá, peça importante na história da região e marco no desenvolvimento da aviação brasileira, completa 40 anos, fundado que foi em 19/01/1971. Apesar do nome, o aeroporto está localizado em uma área central da Barra da Tijuca. Assim como a lagoa de Jacarepaguá, também localizada na Barra, tem seu nome devido à denominação antiga – e genérica – aplicada a toda a região compreendida entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca: baixada de Jacarepaguá. Apesar de tal denominação modernamente se aplicar em geral ao bairro de Jacarepaguá, denominações antigas perduram, como é o caso do aeroporto.

    Está localizado na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, e é administrado pela Infraero. Situa-se na Baixada de Jacarepaguá – limitada pelo oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca –, a aproximadamente 30 quilômetros do centro.

    A dimensão de sua pista é 900 x 30m, sendo mais freqüentemente utilizado por particulares e empresas de propaganda aérea que fazem publicidade nas praias da Barra da Tijuca e na zona sul da cidade, e pelo Aeroclube do Brasil. Dentre as grandes companhias, apenas a Gol Linhas Aéreas tem um balcão de check-in e transfer rodoviário gratuito para o Aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - GIG).
    O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.Para comemorar a data, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anuncia uma série de novidades que beneficiarão a unidade. Já estão abertas licitações de projetos para a construção de uma nova torre de controle, para ampliar o pátio de aeronaves e para modernizar a infraestrutura da área de hangares ocupados pelas empresas ali instaladas. Essas obras e outras de menor porte fazem parte de um investimentos estimado em R$ 5 milhões, até 2015. 

    Para este ano também estão previstas a revisão do Plano Diretor do Aeroporto (necessária a cada cinco anos para adequações às novas tendências da instalação), obras de restauração de uma das vias de acesso, a continuação da revitalização do sistema elétrico e a realização de trabalhos de topografia para delimitar áreas civis e militares e chegar a cadastramento de áreas de concessões. Segundo o superintendente regional da Infraero no Rio, Willer Larry Furtado, os investimentos são necessários devido ao crescimento da demanda já previsto para o aeroporto. 

    — A exploração do pré-sal e o desenvolvimento da aviação geral brasileira nos fazem prever um futuro bastante promissor para o local — afirma.
    O Aeroporto de Jacarepaguá/ Roberto Marinho – RJ tem por objetivo atender aos voos não-regulares das empresas de táxi aéreo, da aviação geral e do Aeroclube do Brasil. Atualmente o aeroporto em função de sua localização, está em evidência pelos grandes empresários da aviação executiva e para o Transporte Off-Shore em consequencia da prospecção e extração do petróleo da camada Pré Sal da Bacia de Santos.
    O espaço é usado para voos desde a década de 30. O aeroporto, porém, só foi inaugurado oficialmente pelo Ministério da Aeronáutica em 19 de janeiro de 1971. Antes, a área era usada como auxiliar ao Campo dos Afonsos, onde a Companhia Aeropostale (mais tarde Air France) fazia seus voos. Entre os que chegaram a voar neste ponto está o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”. 

    Hoje, há 89 empresas operando no aeroporto nos mais diversos ramos, entre eles abastecimento de aeronaves, academia e alimentação. Passam pela unidade, em média, 10.990 passageiros por mês, sendo 366 por dia. Ao todo, 2.140 pessoas trabalham dentro do aeroporto. 
    O Aeroporto de Jacarepaguá é considerado uma área estratégica na aviação do estado por servir de base para atendimento a helicópteros de resgate e a emergências médicas, já que está voltado somente para a aviação executiva. Pesa no conceito ainda o fato de contribuir para o desenvolvimento econômico do Rio garantindo estrutura a atividades offshore, em franca expansão. Assim como nos Jogos Pan-americanos, a Infraero espera utilizar a unidade como ponto de apoio a serviços de segurança e de imprensa, tanto na Copa do Mundo de 2014 quanto nas Olimpíadas de 2016.