sábado, 15 de janeiro de 2011

VIDA MODERNA:Uma enciclopédia sem última página

A maior enciclopédia do mundo faz hoje dez anos
Quem colabora com a Wikipédia, uma das maiores marcas da Internet, diz que este é um projeto que nunca está terminado. A maior enciclopédia do mundo faz hoje dez anos.

Imagine um mundo em que todas as pessoas podem acessar livremente  todo o conhecimento humano. É isso que estamos fazendo." As palavras de Jimmy Wales podem até soar como mera utopia, mas a verdade é que este americano de 44 anos é um dos fundadores da maior enciclopédia do mundo. Wales criou a Wikipédia, uma enciclopédia online de acesso livre que conta atualmente - dez anos depois de ter nascido - com cerca de 400 mil visitas mensais, 3,5 milhões de artigos em inglês e um total de 17 milhões de artigos em 270 línguas diferentes.

Filho de um antigo gerente de uma mercearia no Alabama, Wales é viciado em Internet e desde cedo começou a descobrir as potencialidades da rede. Depois de  ter se licenciado em Finanças, começou a fazer investimentos em várias firmas ligadas à Internet e acabou por abrir a sua própria empresa.

O primeiro site de Wales era uma espécie de motor de busca dirigido ao público masculino que chegou mesmo a conter imagens eróticas. Apesar de este projeto ter falhado, foi desta empresa que partiu o financiamento para a criação daquela que hoje em dia é uma das cinco maiores marcas da Internet.

O seu fascínio por enciclopédias acompanhava-o desde pequeno e foi em 2000 que decidiu criar a Nupedia, uma enciclopédia online. Para o ajudar na tarefa, chamou Larry Sanger, um filósofo que tinha conhecido alguns anos antes. Sanger assumiu o papel de editor executivo do novo projeto, ainda bem diferente da Wikipédia que hoje conhecemos. A Nupedia era um projeto fechado à colaboração de especialistas e a idéia era incluir publicidade nos artigos, de forma a gerar lucros. Mas o processo era demasiado lento, e Sanger decidiu aplicar a tecnologia Wiki (que em havaiano significa rápido), que permitiu a colaboração online de outros utilizadores.

O sucesso da idéia levou ao encerramento da Nupedia, e há exatamente dez anos, a 15 de Janeiro, foi lançada a Wikipédia: "A enciclopédia que todos podem editar."
Visite a WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário