Visus TV Duos –
TV digital em alta definição no PC
Geralmente sintonizadores USB para TV Digital só sintonizam transmissões no padrão 1-seg, projetado para equipamentos portáteis com telas pequenas.
Entre outros pontos negativos, a resolução de imagem é bem inferior à de uma transmissão em HD.
Mas existem outros sintonizadores que captam o sinal “completo” da TV digital (apelidado de “Full Seg”) e exibem imagens em alta definição no seu PC.
É o caso do Visus TV Duos, um sintonizador em formato de pendrive que é conectado à porta USB do computador. E mais que isso, ele tem função PIP (Picture In Picture) para assistir dois canais ao mesmo tempo.
O aparelho é de fácil instalação. Após conectar o pendrive uma porta USB do PC, deve-se instalar o driver necessário para o seu funcionamento e também o software que controla e sintoniza os canais, ambos inclusos em um CD. Após a instalação basta fazer a busca pelos canais disponíveis seguindo as instruções passo-a-passo na tela, em português.
Testes
Apesar da imagem e som serem de qualidade excelente, sem sombras e nem chiados, receber o sinal de TV digital em Full HD tem um preço. A antena que acompanha o produto deve ficar em local com acesso livre.
Testamos dentro de um prédio com janelas fechadas e não conseguimos sintonizar todos os canais abertos em Full HD. Encontramos apenas dois: Rede Vida e Rede TV.
Só foi possível pegar mais canais quando deixamos a antena próxima à uma janela aberta. Nesse caso sintonizamos a TV Cultura, SBT, Globo, Record, Gazeta, Rede TV, MTV, Canal 21, Rede Vida, TV Vunesp, Bandeirantes, Record News e Band News. Esses mesmos canais também foram sintonizados em baixa definição (padrão 1-seg).
Um conector para antena externa, que vai garantir recepção de todos os canais em Full HD, acompanha o produto. Mas fica claro que ligar uma antena externa vai acabar com a mobilidade do aparelho se ele for ligado a um notebook por exemplo.
Outra exigência: para assistir à programação em Full HD é preciso um PC com no mínimo um processador dual core de 1,5 GHz e 2 GB de memória RAM. Nós testamos o TV Duo em um notebook com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz e 3 GB de RAM.
É preciso um bom processador.
Não houve problema para assistir aos canais em alta definição, mas ao usar a função PIP, para assistir a dois canais ao mesmo tempo, notamos que o software consumia grande parte do poder de processamento da máquina.
Pelo gerenciador de tarefas do Windows, registramos o uso de mais de 75% dos recursos do processador.
Como a transmissão em Full HD consome mais largura de banda, já que uma imagem maior requer mais informação para representá-la, os canais que tinham sinal um pouco mais fraco exibiram falhas quando usamos o PIP.
O software possui uma função que habilita aceleração por hardware, mas esta só funciona em processadores mais atuais e o computador deve ter ao menos 512 MB de memória de vídeo.
O software também permite gravar os programas e, diferente da maioria dos receptores 1-seg, que usam um formato proprietário, o Visus Duo permite gravar em arquivos MPEG-2. Isso é interessante especialmente para quem deseja transformar os programas gravados em DVDs, já que estes usam o mesmo formato de vídeo.
A função de gravação ainda permite gravar o canal que está em PIP quanto se assiste a outros canais em tela cheia, como mostra a figura abaixo.
O Visus TV Duos cumpre o que promete, e tivemos uma boa experiência com ele. Só fica a crítica quanto ao conector da antena: ele não tem boa fixação e foi preciso forçar um ajuste para obter um encaixe melhor. Depois disso, os canais sintonizaram muito bem.
Mas é importante frisar que a antena precisou ficar em lugar aberto, sem anteparos, para melhor recepção do sinal. O controle remoto é interessante, já que o computador pode ser conectado a telas maiores e o usuário pode assistir seus programas sentado em um sofá, longe do PC.