sábado, 5 de fevereiro de 2011

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: Hierarquia da Aprendizagem e Pedagogia do Desejo

_____________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Art & Neon
_______________________________________________________________________________
A educadora Vera Lucia Camacho no Programa Dois Pontos na Psicológica TV
Para ver todo o programa acesse www.psicologica.tv


Lucia Camacho é Psicopedagoga com extensão universitária na University of California, Berkley. Orientadora Educacional, Professora e Palestrante em Cursos de formação de professores e de Orientação a Pais e Escolas, especialidade em neurolinguistica e facilitação do aprendizado. Palestrante em Universidades do Rio De janeiro.

VENDO PARA CRER: Manifestantes se reúnem para tomar overdose de remédios homeopáticos

__________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural do Studio Barra
Av. das Américas, 1500 - Shopping San Francisco Top Town 
Telefone: (21) 2438-0724/9667 5597
______________________________________________________________________________
Neste sábado, quem passou pela tradicional feirinha de antiguidades da praça Benedito Calixto, em São Paulo, se deparou com um protesto um tanto inusitado: cerca de vinte manifestantes se reuniram para tomar uma overdose de remédios homeopáticos.
Manifestantes se reúnem para tomar overdose de remédios homeopáticos em SP

Neste sábado, quem passou pela tradicional feirinha de antiguidades da praça Benedito Calixto, em São Paulo, se deparou com um protesto um tanto inusitado: cerca de vinte manifestantes se reuniram para tomar uma overdose de remédios homeopáticos.

O evento faz parte de uma manifestação global que vai ocorrer em outras 79 cidades do mundo inteiro neste fim de semana --uma campanha encabeçada pelo grupo britânico 10:23.

A ideia, segundo os organizadores do movimento, é protestar contra a falta de evidências científicas que demonstrem a eficácia dessas medicações.

Às 10h23 da manhã, pontualmente, os céticos paulistanos entornaram vidros inteiros de remédios homeopáticos. O horário é uma alusão à constante de Avogadro, referência usada na química para calcular quantidades de substâncias.

"Isso é o que eu chamo de suicídio homeopático", disse um dos manifestantes após sorver todo o seu comprimido. 'Se eles realmente funcionassem, eu estaria agora caído no chão, com espuma saindo pela boca'.

O analista de sistemas Kentaro Mori, um dos coordenadores do protesto, também não parecia temer qualquer efeito colateral de uma suposta overdose.

"Todas as leis da física e da química garantem que não vai dar nenhum efeito", disse ele, após virar uma dose inteira do composto feito à base beladona, uma planta tóxica que é diluída para produzir muitos desses remédios.

"A diluição é tão grande que para se achar uma única molécula da substância teríamos que administrar 6 bilhões de doses para 6 bilhões de pessoas durante 4 bilhões de anos", completou o também analista de sistemas Carlos Bella, 38, que comprou seis frascos por R$ 50 para fazer o protesto.

"Dá pra ver que é o açúcar mais caro do mundo", ironizou o advogado Alexandre Medeiros, 40.

Alguns instantes depois, aproximou-se um grupo de terapeutas homeopatas e adeptos dessas medicações.

A designer gráfica Marisa Luiz, 53, que toma esse tipo de remédio há mais de cinco anos, classificou o protesto como uma "palhaçada".

"Eles não conhecem princípios da homeopatia. Se eles realmente quisessem uma overdose, teriam que tomar várias vezes ao dia, e não assim, de uma vez só", afirmou.

Rubens Dolce Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia, concorda.

"Isso é uma bobagem enorme. Não existe overdose em homeopatia dessa forma."

A terapeuta homeopata Ana Paula Macedo começou a notar que alguns dos céticos apresentavam sinais no corpo de possíveis efeitos colaterais da superdosagem.

"Alguns estão com pontos vermelhos nas faces e estão tomando muita água porque a boca está seca. É um sinal de que está acontecendo alguma coisa".

O biólogo Yuri Grecco, 32, do grupo de manifestantes, rebate: 'Dizer isso é de uma desonestidade intelectual tremenda. Eu suo o dia inteiro porque sou obeso e o sol está bem forte'.

Bella resume a ideia do movimento: "Não estamos lutando contra um laboratório específico. Estamos alertando para uma situação em que há dinheiro público financiando tratamentos e pesquisas sem que haja demonstração de que a homeopatia tem uma base, que é uma ciência".
Fonte: CFSP

EDUCAÇÃO: Dificuldades de aprendizagem

_________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Mara Rubia Festas
mararubia@yahoo.com.br
Tel.: (21) 3756-9030/9276-0100/7707-9692 id: 23*3075
_________________________________________________________________________________
FRACASSO ESCOLAR PODE TER COMO ORIGEM ALGUM COMPROMETIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, COGNITIVO, LINGUÍSTICO, EMOCIONAL E ATÉ INSTITUCIONAL
*por Vera Lucia Camacho
A criança conversa muito, é lenta, não faz as lições de casa, não se interessa pela escola..as vezes até agressiva . e tem baixo rendimento escolar.

O que devemos pensar e fazer para ajudá-la?
Avaliar sempre todas as questões...todos os lados do problema.
Como está a estruturação familiar? Como está a saúde dessa criança? A alimentação, o sono, a organização do tempo,? E a escola?
Que condições ou que infra estrutura a escola possui, para oferecer ajuda a esse aluno nas suas dificuldades?
As dificuldades de aprendizagem, podem sim, também ser o fracasso da Escola, por não saber lidar com a diversidade. Lidar com as diferenças entre seus alunos.Um escola, tem seu papel, muito na facilitação e na orientação, não só na transmissão.

Será preciso que o professor atente para diferentes formas de ensinar, pois há diferentes formas de aprender.
Muito importante que o professor crie vínculos com seus alunos, através de atividades cotidianas.
Construir e reconstruir vínculos fortes e positivos...podem , ajudar em muito nessa nova proposta de ensinar.

Quando o aluno percebe que não aprendeu, que suas " notas "estão baixas , que toda uma pressão fica em cima de resultados, esse fracasso, desestimula, interfere na auto confiança, tira a tranqulidade da concentração segura ,por uma intranquilidade onde se passa no momento da "avaliação", a figura do resultado , a figura dos pais, e do boletim com resultados negativos.

Começa então o desinteresse, a desatenção, irresponsabilidades, e até a agressividade. Bloon,nos disse que não existe ninguém 10, nem ninguém o( zero).
Ninguém sabe tudo, como ninguém existe que não saiba nada.
A dificuldade de aprendizagem, acarreta um sofrimento ao aluno duplamente, pois além do seu rendimento escolar não ser bom, ele ainda sofre com os rótulos a ele destinados, comprometendo em muito o futuro dessa criança, em todos os projetos que tiver em seu futuro.

Há de se descobrir o que essa criança faz bem , e buscar nela um ponto forte para que ela se estruture, e se capacite a vencer obstáculos.
Que ela se acredite sendo alguém que é capaz de ser diferente porém muito capaz em outras atividades.
Até hoje não podemos afirmar que os alunos mais bem sucedidos na escola, foram os adultos mais bem sucedidos na vida.

A função da Escola vai muito além, de transmissão de conhecimento. Despertar valores morais, desenvolver o ser autônomo, plantar o auto conhecimento, descobrir potenciais e dar créditos e oportunidades de apoio, enfim... Educar , tirar de dentro do indivíduo o melhor de sua capacidade. Não entender que esse indivíduo é um receptor ou depósito do saber alheio .

Temos provas de sucessos até políticos, além de vencedores na mídia , onde a escolaridade não interferiu.

Então, o que provocar ? o que fazer para diminuir o fracasso escolar?
Será que acreditamos que o fracasso escolar é uma vontade do aluno? Se não acreditamos, pensemos: o fracasso escolar é um fracasso da vontade de quem?
Será preciso punir para se conseguir, ou será que o estímulo, a descoberta de valores pode dar um passo para o despertar,.
Durante muitos anos , alunos foram penalizados por seus fracassos. Ainda hoje sofrem punições e críticas.
Vencer o fracasso escolar não é apenas uma vontade de professores , alunos e pais.
É muito mais complexo.
Passa pelo emocional, pela metodologia,pelos conteúdos inadequados à maturidade da criança e pela relação professor aluno, aluno e família enfim...por uma infinidade de motivos, que só uma sensibilidade apurada, com bases no conhecimento e bom senso podem fazer a diferença.

*Vera Lucia Camacho é Psicopedagoga com extensão universitária na University of California, Berkley. Orientadora Educacional, Professora e Palestrante em Cursos de formação de professores e de Orientação a Pais e Escolas, especialidade em neurolinguistica e facilitação do aprendizado. Palestrante em Universidades do Rio De janeiro.

TEATRO: “Confissões de Adolescente” está em cartaz no Teatro dos Grandes Atores

__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Sabor Real
__________________________________________________________________________________
A peça “Confissões de Adolescente” está em cartaz aos sábados (19h) e domingos (18h)
A peça “Confissões de Adolescente” está em cartaz aos sábados (19h) e domingos (18h) no Teatro dos Grandes Atores do Shopping Barra Square ( Avenida das Américas, 3555, Barra da Tijuca ), Rio de Janeiro.

O ingresso custa R$ 40,00. Dúvidas, angústias, medos, virgindade, aborto, drogas, enfim… o mundo visto e sentido por uma geração sem mitos nem tabus. Uma história de sucesso que em 2000 voltou aos palcos.

Um anúncio de jornal e 400 adolescentes apareceram para os testes que definiram o novo elenco do espetáculo. Em 07 de janeiro de 2000 esta nova versão do espetáculo estreiou no Teatro das Artes no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco meses, partindo depois em turnê e reavendo o sucesso originado em 1992.
E mais uma vez marcando presença junto ao público brasileiro,
adolescente ou não.

A peça voltou com o texto original adaptado por dois jovens talentos da nova geração de escritores, Matheus Souza e Clarice Falcão que sob supervisão da autora Maria Mariana trouxeram a linguagem do espetáculo para os dias atuais. As músicas também foram substituídas por sucessos recentes. Matheus, jovem cineasta, assina também a direção do espetáculo que conta ainda com Isabella Camero, Carla Diaz, Marcella Rica, Marianna Pastori e Estrela Blanco.
Fonte:  sortimentos.net

MEIO AMBIENTE: Inea divulga praias liberadas para banho neste fim de semana no Rio

__________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Bella Bibi
___________________________________________________________________
Com previsão de sol forte para o fim de semana, as praias do Rio e da Região Metropolitana devem ficar lotadas
Com previsão de sol forte para o fim de semana, as praias do Rio e da Região Metropolitana devem ficar lotadas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou que a maioria das praias está apropriada para o banho, conforme a verificação de balneabilidade. No sábado e domingo, a previsão é de máxima de 36°C, sol com nuvens, segundo o Climatempo.

- Sol e calor estarão para cariocas

Oito praias estão liberadas ao banho sem restrições entre a Barra da Tijuca e Zona Sul: Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, inclusive no trecho Quebra-Mar ao Pepê, Diabo e Vermelha.

Joatinga, Leblon, Ipanema e Copacabana estão recomendadas, porém com restrições. Os banhistas que forem para Joatinga devem evitar locais próximos a saídas das águas pluviais. No Leblon e em Ipanema, deve-se evitar os trechos próximos às saídas dos canais da Visconde de Albuquerque e do Jardim de Alah, respectivamente. Já em Copacabana, evitar locais com sinais de poluição. 

As praias da Barra de Guaratiba, Pepino, em São Conrado; Vidigal, Arpoador, Leme, Urca, Botafogo e Flamengo não estão recomendadas ao banho. Da mesma forma que as praias Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Eva, Adão, em Niterói, estão impróprias.

Três praias da cidade estão recomendadas sem restrição: Piratininga, Sossego e Itacoatiara. Camboinhas e Itaipu estão recomendadas com restrição, o banho deve ser evitado próximo à saída do canal de Itaipu.

Na Ilha do Governador e Ilha de Paquetá, poucas praias estão recomendadas. Em Paquetá, apenas Imbuca, Moreninha e Ribeira estão próprias. Na Ilha, somente a praia do Jardim Guanabara.

MEIO AMBIENTE: Tecnologia nacional cria rotor aerodinânico para turbinas de energia eólica

________________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural do Konomi Ai
________________________________________________________________________________________
O Núcleo de Energias Renováveis da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveu a tecnologia
Equipamento foi projetado para turbinas de 10 kW, destinadas a gerar energia elétrica em áreas isoladas aonde a rede de transmissão convencional não chega.

Uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Energias Renováveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está desenvolvendo um rotor aerodinâmico 100% nacional para turbinas eólicas de 10 Kilowatts. O equipamento é ideal para gerar energia elétrica em áreas isoladas, que não dispõem de rede de transmissão. Liderado pela professora Eliane Aparecida Faria Amaral Fadigas, do Departamento de Energia e Automação Elétricas da Poli, o projeto está sendo realizado em parceria com a empresa Enersud, única fabricante de turbinas eólicas de pequeno porte do Brasil.

O rotor é o componente da turbina eólica que gira com a passagem dos ventos. Geralmente é composto por três pás e um eixo no qual elas são acopladas. Para produzir a energia, o rotor é acoplado a um gerador elétrico, sendo o conjunto colocado no alto de uma torre, em regiões com bom potencial de vento. Quando as pás se movimentam, a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica; e o gerador ligado ao eixo converte essa em eletricidade.

Diferentemente da maioria das turbinas eólicas de pequeno porte existentes no mercado, o da Poli/Enersud terá controle automático do giro das pás em torno do seu eixo longitudinal, permitindo um melhor ajuste do controle de velocidade e potência. “Em geral, turbinas eólicas com menos 50 kilowatts de potência não possuem esse tipo de controle, apenas um leme acionado pelo vento e pás fixas. O controle automático do nosso rotor permitirá o giro e a regulagem das pás, ampliando a eficiência da turbina”.

O primeiro passo do projeto coordenado por Eliane foi realizar o modelamento matemático do rotor; pás e acoplamento. Com o uso de um software específico, foram feitas simulações aerodinâmicas para identificar os parâmetros ótimos do equipamento. “O modelo matemático representa as características físicas que o rotor deverá ter, tais como as forças de empuxo a que estará submetido, dimensão e o perfil aerodinâmico das pás e as diversas forças que atuam em função da incidência do vento nas pás”, explica a pesquisadora.

A próxima etapa será a construção de um protótipo, que deverá estar concluído e testado até julho deste ano. A Enersud, responsável pela fabricação da turbina, está terminando de confeccionar o alternador elétrico do equipamento e o sistema de controle. Depois de pronto, o protótipo passará por vários testes. “A turbina eólica projetada será então instalada em campo para que seja avaliado o seu desempenho em condições reais”, afirma Eliane. Uma vez finalizados os testes, a turbina eólica será colocada no mercado pela Empresa Enersud.

O projeto faz parte de um edital lançado em 2006 pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT), para incentivar a nacionalização de equipamentos na área de energias renováveis. De acordo com especialistas, o consumo de energia elétrica no Brasil crescerá a uma taxa média anual de 4% a 4,5% até 2020, o que requer aumento da capacidade de geração de energia para 152 GW (gigawatts).

Uma das apostas para chegar a isso é aumentar os investimentos em algumas fontes alternativas de energia como solar, biomassa e eólica, que hoje respondem por uma pequena parte da geração elétrica no país. Apesar desse tipo de energia ainda ser mais cara que outras fontes tradicionais, ela é a mais indicada para determinados locais, como residências e instalações rurais em áreas isoladas, ilhas ou aonde a rede de transmissão elétrica convencional não chega.
Fonte:revistafator.com.br

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SURF:Surf Solidário confirmado para sábado na Barra

___________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da RecreioTur
Esta confirmado para amanhã, sábado, dia 05, 
o evento “Surf Solidário”
O objetivo principal arrecadar donativos para as vítimas das chuvas na região serrana.
O evento vai rolar a partir das 8h no pico em frente ao Quiosque K08, no Postinho, Barra da Tijuca.

A ideia surgiu após minha estada na região durante cobertura jornalística na semana posterior a tragédia.

O evento consiste em uma sessão de free surf com a presença de alguns fotógrafos e filmakers do Rio e Niterói, onde os participantes que quiserem ter suas imagens registradas em DVD, pagarão R$25,00 + 1 Kg de alimento não perecível a serem doados a Cruz Vermelha - RJ. 

No dia haverá um representante da Cruz Vermelha no local para orientar a arrecadação bem como respaldar a iniciativa. 

A marca Bintang está dando todo suporte logístico e estrutural para o bom andamento do evento. 

Por Gustavo Oliveira