sábado, 23 de julho de 2011

SAÚDE: Conselho Federal de Medicina não aprova cirurgia contra diabetes

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
A cirurgia de redução de estômago com interposição de íleo (que pode controlar a diabetes), apesar de famosa e promissora, não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)
O órgão emitiu nota nesta sexta-feira afirmando que "na avaliação da entidade, técnicas recentes - como a gastrectomia vertical com interposição de íleo - ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas."A técnica foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula, com a pretensão de controlar a diabetes.

O apresentador Faustão passou pela cirurgia em julho de 2009.A operação conta com o grampeamento para redução do estômago, e um reposicionamento do íleo (parte final do intestino). Essa área controla a produção da insulina ( hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue) e, com isso, a diabetes.Um pedaço do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). 

A ideia é que este reposicionamento do íleo aumente a produção de insulina.Os médicos se dividem quando o assunto é a eficácia e segurança destes procedimentos.

Após decisão do CFM, médico diz que não fará mais cirurgia contra diabetes. Técnica foi rejeitada pelo plenário da entidade.
Cirurgião criador do procedimento se diz 'otimista'.
Faustão fez a cirugia cirurgia 
O médico Áureo Ludovico de Paula, criador de uma cirurgia que promete controlar a diabetes, afirmou que vai parar de fazer o procedimento nos pacientes de sua clínica após decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) de não colocá-lo na sua lista de técnicas aprovadas. Ele afirmou que só fará a cirurgia em universidades, para estudos na área.

“Na avaliação da entidade, técnicas recentes – como a gastrectomia vertical com interposição de íleo – ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”, afirma a entidade. “A regra atual continua a valer e não sofreu alterações”.

A cirurgia de interposição de íleo é a mesma feita pelo apresentador Faustão, em julho de 2009. A técnica foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula – segundo ele, para o controle da diabetes.

Na operação, além do grampeamento para redução do estômago, é feito um reposicionamento da parte final do intestino, chamada de íleo (daí o nome da técnica). Essa área controla a produção da insulina, o hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue e, com isso, a diabetes.

Um pedaço de cerca de um metro e meio do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). A ideia é que, colocado mais para o começo do sistema digestivo, o íleo aumente a produção de insulina.

A cirurgia é polêmica, com médicos da área divididos sobre sua eficácia e sobre os riscos.

O CFM não proibiu, no entanto, que a cirurgia seja feita em casos experimentais. “A Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada pelo CFM especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área, continuará ativa. O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas”, diz a nota.
Fonte: G1, sidneyrezende.com

Leia também:
CIÊNCIAS:Telescópio Kepler descobre primeiro exoplaneta rochoso
CIÊNCIAS:Telescópio Kepler descobre primeiro exoplaneta rochoso. Exoplaneta rochoso. Concepção artística do Kepler 10b, o primeiro exoplaneta rochoso descoberto. [Imagem: NASA]. Em 2009, o Telescópio Espacial Kepler começou sua jornada ...Clic aqui e continue lendo


Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

NOSSA CIDADE: Volkswagen já produziu 6 milhões de motores em São Carlos


Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
__________________________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual
_____________________________________________________________________________________________________
Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos comemora a marca de 6 milhões de motores produzidos. Linhas de produção fazem 42 tipos de motores diferentes. Unidade está entre as três maiores da empresa no mundo
Colaboradores da fábrica de São Carlos comemoram 
6 milhões de motores produzidos
A unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria.

Atualmente, a fábrica produz 3.100 motores completos e 300 motores parciais por dia, em 42 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf.

“Contamos com colaboradores bastante motivados e qualificados, que operam dez linhas de montagem de alto nível tecnológico, contendo 11 robôs e 77 estações automáticas. Isso resulta na produção de motores com alto nível de eficiência, qualidade e desempenho e consumo reduzido de combustível”, disse Marcos Ruza, gerente executivo da unidade de São Carlos.

Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores parciais que equipam o SpaceFox, na Argentina.

A fábrica de São Carlos emprega 818 empregados diretos e cerca de 400 prestadores de serviço, sendo a maior pagadora de salários da cidade. Como parte do compromisso social, mantém parcerias com as universidades da região e com o SENAI, onde houve a doação de motores para contribuir com a formação profissional dos técnicos.
Treinamento inovador

O Centro de Treinamento da fábrica possui um conceito inovador, com a adoção de um protótipo de motor (Concept Engine) que é montado e desmontado para o aprendizado dos empregados. O treinamento reproduz as etapas da linha de produção e apresenta o Sistema de Produção Volkswagen (SPVW), de forma que os empregados possam vivenciar as atividades dos postos de trabalho.

“A bem sucedida experiência transformou-se em um caso de sucesso da empresa, e já é estudada para ser reproduzida em outras unidades da Volkswagen pelo mundo”, afirmou Ruza.
Gestão ambiental

A fábrica de São Carlos tem se destacado no Grupo Volkswagen e entre as empresas da região pelo trabalho que desenvolve na área ambiental e pelos projetos com foco na sustentabilidade. A fábrica foi uma das vinte primeiras empresas brasileiras e a primeira do Grupo Volkswagen fora da Europa a certificar seu Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com a ISO 14001.

Um dos projetos de destaque é a Central de Compostagem, iniciada em 2007, que transforma parte dos resíduos orgânicos gerados no restaurante da fábrica em adubo utilizado em suas áreas verdes. O projeto rendeu à unidade o 1º prêmio AutoData em Responsabilidade Ambiental.

Outra ação ambiental de destaque é o reuso da água tratada para lavagem de racks utilizados no transporte de motores, que possibilitou uma redução de 1.056 m³/ano no consumo de água da fábrica. A iniciativa foi reconhecida pela Cetesb como caso de sucesso no programa produção mais limpa.

Parque Ecológico:
Além desse trabalho, há projetos realizados em parceria com a sociedade, como por exemplo o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, em São Carlos. Em 2010, foram investidos R$ 145 mil nas reformas dos recintos de espécies como o condor andino, urso de óculos e lobo guará, além do aviário para aves regionais e o bioma cerrado.

Em 2011, a Volkswagen destinará R$ 60 mil para a manutenção destes espaços. Investimentos realizados pela empresa anteriormente no parque colaboraram, por exemplo, para que a reprodução dos ursos de óculos aumentasse. Atualmente 50% dos animais desta espécie em cativeiro existentes no País são oriundos do parque de São Carlos.
Fonte: bagarai.com.br
Leia também:
Anjos de asas transparentes, anjos sorridentes, que juntos brincavam no céu
Partiu muito cedo. Dar a vida está nas mãos dos pais; medir a vida está nas mãos de Deus. A sua riqueza humana era vastíssima, que se estendeu para além dos limites da nossa casa….Clic aqui e continue lendo


Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PREMIAÇÃO: Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual vai receber o Troféu Imprensa

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
______________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Noivas Modas
________________________________________________________________________
Troféu Imprensa Prof. Aduar Kemell Dibo, o "Oscar Sãocarlense"
Em conformidade com a Lei Municipal 12.874, oficializado pelos órgãos públicos, fazendo parte do Calendário Oficial do Município de São Carlos, o Troféu Imprensa sera entregue no dia 23 de Julho de 2011, no Instituto Ítalo Brasileiro - I.C.I.B.
Na oportunidade sera oferecido Jantar Dançante com o Buffet Emílio Ferrati, sendo abrilhantado pelo conjunto Coquetel banda Show.
Clic sobre a imagem para ampliar
A Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual, foi agraciada com o Troféu Imprensa Sãocarlense 2010, no segmento "Estúdio de Comunicação e Marketing".

Atuando no mercado de vídeo-produção, sempre com o compromisso de oferecer atendimento integral e diferenciado a seus Clientes.

Esse compromisso da Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual sempre traduziu-se em estar  a frente, buscando soluções cada vez mais inovadoras, com extrema tecnologia e qualidade.

Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual atua também  no segmento de prestação de serviços, com soluções em Duplicação e Impressão para CDs e DVDs, com diversos tipos de embalagem e finalização em fechamento com filmes termo-encolhivel; para pequenas e grandes quantidades com atendimento eficiente em toda região.

Entre os seus Clientes estão finalizadoras profissionais envolvidas na cobertura de Eventos Sociais, e diversas instituições de ensino e outros segmentos.

Com trabalho voltado para: Bandas, Duplas, Palestrantes, Faculdades, Escolinhas e diversos segmentos em Eventos Culturais e Religiosos. Desse segmento a Santhus Video Film passou também a se especializar e atuar em Conversão de diversos tipos de Mídia para CDs e DVDs; tais como: Fitas de Video VHS - VHS-C - SVHS - 8mm - HI-8 - Digital 8 - Mini-DV... , dando ao seu Cliente a possibilidade de escolher diversos tipos de pacotes segundo as suas necessidades .

O trabalho realizado com muita dedicação e competência, já conhecido pelos seus clientes, agora esta sendo reconhecido pela mídia, com o recebimento desse verdadeiro Oscar da Imprensa Sãocarlense.
Clic sobre a imagem para ampliar
egar a 400 Gb em Manaus, diz ...
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a velocidade da conexão debanda larga em Manaus pode chegar a 400 Gb (giga bites) a partir do lançamento do serviço por parte da operadora Oi, realizado no início da tarde desta ...Clic aqui e continue lendo

Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

MEIO AMBIENTE: Reciclagem invisível

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
____________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
___________________________________________________________________________
Pesquisador brasileiro desenvolve técnica que transforma resíduos como o bagaço da cana-de-açúcar em nanotubos de carbono, produto 80 mil vezes menor que um fio de cabelo utilizado na indústria de alta tecnologia
O que fazer com resíduos produzidos às centenas de toneladas, como bagaço de cana-de-açúcar, garrafas PET e pneus usados? Reciclagem seria a resposta pronta. Só que, para o pesquisador mineiro Johner Oliveira Alves, físico e mestre em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), esses materiais podem gerar dinheiro, com a conversão dos resíduos sólidos para a produção de nanotubos de carbono, estruturas tubulares em escala nanométrica, tão minúsculas que são invisíveis ao olho nu. As estruturas formadas por átomos de carbono são tão pequenas que um tubo é 80 mil vezes menor que um fio de cabelo.

O material é indicado para indústrias de alta tecnologia e tem elevado custo de produção e de comercialização. "Ele tem um peso reduzido e uma resistência mecânica 20 vezes maior que a do aço", afirma Alves, que prega o aumento do envolvimento do Brasil no setor de nanotecnologia. Os nanotubos podem ser usados em baterias, dispositivos eletrônicos, materiais compostos para indústrias, como a aeronáutica, entre outras aplicações. É um excelente condutor de eletricidade e calor, além de oferecer maior flexibilidade que materiais utilizados tradicionalmente.

A pesquisa foi originada na tese de doutorado do acadêmico, realizada na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa sanduíche na Universidade Northeastern de Boston (EUA). O grande destaque do estudo apresentado por Johner Alves é justamente a possibilidade de dispor de uma fonte alternativa para a criação do material, que também pode limpar parte dos danos ambientais provocados pelos resíduos utilizados. O processo funciona assim: restos da queima do bagaço da cana, borracha de pneus velhos e garrafas PET usadas são queimados em processo controlado. Os gases resultantes da combustão passam por um catalisador metálico que recupera parte das partículas sólidas, feitas de carbono, que apresenta a formação de nanotubos.

Meio ambiente:
"O melhor resultado que encontrei foi com o bagaço da cana, que já é queimado nas usinas para gerar energia termicamente, mas que libera gases na atmosfera", ressalta o físico. Segundo ele, o pó grafitado resultante da queima do bagaço pode ser transformado em material de alto valor agregado. Essa parte experimental do trabalho foi feita em Boston. A técnica também permite reduzir em até 90% o volume de resíduos. Esses materiais descartados no meio ambiente, mesmo em aterros sanitários, são preocupação constante dos ambientalistas.

Segundo os estudos do físico mineiro, por ano, 1,4 bilhão de pneus são usados mundialmente. Com a técnica desenvolvida por ele, os restos de todo esse material poderiam ser utilizados para gerar compostos de alto valor agregado, o que não ocorre na maioria das aplicações de reciclagem.

Manipulação:
Pelo fato de as nanopartículas poderem ser absorvidas pelo aparelho respiratório e pela pele, gerando problemas pulmonares e cutâneos, a manufatura de nanotubos exige rigoroso processo de produção e cuidados em relação à saúde do trabalhador. Para isso, o local e a metodologia para sua manipulação seguem regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "Por ser uma fibra muito pequena, o nanotubo pode atacar o organismo muito facilmente", alerta Alves.

"Considerado o mercado mundial, a estimativa de negócios que envolvem a nanotecnologia em todo o mundo é da ordem de US$ 380 bilhões", calcula Johner. O pesquisador ainda ressalta a importância da iniciativa para o mercado nacional, no qual produtos com base em nanotecnologias desenvolvidas no Brasil responderam por R$ 115 milhões em 2010, segundo a Agência Brasil. "Os números tendem a aumentar devido aos incentivos governamentais", aposta o pesquisador. Como a exportação da matéria-prima do bagaço da cana é inviável, dado o volume, fica fácil de concentrar a transformação dos resíduos em nanotubos no próprio país.

MERCADO PROMISSOR:
US$ 380 bi:
Estimativa anual de negócios relacionados à nanotecnologia no mundo.
Fonte:conteudoclippingmp.planejamento.gov.br
Leia também:
À Mesa com Monteiro Lobato
"Um país se faz com homens e livros”. Essa frase, quase desgastada de tão usada no meio educacional, é do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). É bem provável que ele não se incomodasse se a ela fosse acrescentado: “Um país se faz com ..Clic aqui e continue lendo

Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

VIDA MODERNA:Acordo vai facilitar acesso de micro e pequenas empresas a sistema de Justiça

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado

___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________

As PMEs poderão acessar mecanismos de solução de conflitos e de recuperação das empresas através do acordo de cooperação do governo com o Sebrae
A partir do acordo, os ministérios vão elaborar um plano de ação para 
ajudar as pequenas e médias empresas
A 19ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte será realizada hoje (21) em Brasília. Na abertura dos trabalhos, às 9h, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, firmam acordo de cooperação para ampliar e simplificar o acesso de microempresas e empresas de pequeno porte a mecanismos de solução de conflitos e de recuperação das empresas

As alternativas extrajudiciais, como conciliação prévia, mediação e arbitragem, podem proporcionar resposta mais rápida para os conflitos, com menos custos financeiros. A partir do acordo, os ministérios vão elaborar um plano de ação.

O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pelo Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, também haverá o lançamento de produtos feitos pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, como um site, a Cartilha de Fiscalização Orientadora para o Empregador Urbano e a Cartilha de Produtos Financeiros das Agências de Fomento.
Fonte: 

Leia também:
EDUCAÇÃO: Dar  uma pilha de livros ou um tablet aos filhos
O escritor italiano Italo Calvino dizia que clássicos são os livros que propagam valores universais e despertam emoções que, a despeito do tempo decorrido desde a leitura, jamais são esquecidos. "Constituem uma riqueza para quem os ...Clic aqui e continue lendo




Comente este post, compartilhe e espalhe por aí



VIDA MODERNA:Coca-Cola lança refrigerante de caju no Ceará

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado


Crush Cajuína será comercializado na região do Cariri
Crush Cajuína: bebida leva guaraná e suco de caju na composição
A Coca-Cola Norsa, responsável pela fabricação e comercialização do portfolio da Coca-Cola Brasil no Ceará, está lançando neste mês um refrigerante feito de caju, exclusivamente para os consumidores da região do Cariri, no estado.

A Crush Cajuína, como foi chamada a bebida, tem guaraná e suco de caju na composição e será comercializado em embalagens 600ml e 2 litros.

De acordo com Bernardo Legey, diretor de operações de mercado da Coca-Cola Norsa, a cultura da fruta na região é responsável pela diferenciação do consumo de refrigerantes no estado do Ceará.

Segundo ele, a região é conhecida pela alta produtividade, com unidades de processamento e beneficiamento de caju. A fruta é ainda o principal produto de exportação do Ceará.

O lançamento faz parte da estratégia de regionalização dos produtos da empresa. Em 2001, seguindo esse projeto, a Coca-Cola comprou os direitos de produção do refrigerante cor-de-rosa Jesus, do Maranhão.
Fonte: http://exame.abril.com.br


Leia também:
E-BOOK: 1984 - Orwell
Estranhamente, ele começa a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, num ambiente em que sexo, senão para procriação, é considerado crime. Ao mesmo tempo, Winston é cooptado por O'Brien, um burocrata do círculo interno do IngSoc ...Clic aqui e continue lend


Comente este post, compartilhe e espalhe por aí