quinta-feira, 21 de julho de 2011

VIDA MODERNA:Sorvete feito de flor!


Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
__________________________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual
_____________________________________________________________________________________________________
Sem lactose, sem gluten, sem colesterol, sem proteínas ou gorduras animais
por *Paula Rothman
Parece mais anúncio de produto dietético, mas é o que está no rótulo do sorvete Lupinesse.

Ele foi criado pelos pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, a partir de uma planta do gênero Lupinus (olhe foto abaixo).

O sorvete aí de cima, dizem, é bem cremoso e 100% vegetal- sem nenhum pingo de leite.

Embora as Lupinus já tivessem sido usadas antes, ninguém conseguia dar um sabor muito bom aos produtos. O segredo dos alemães foi descobrir um método especial não revelado de misturar as coisas- e também usar partes da semente.

É que elas possuem muitas proteínas e, de quebra, ainda melhoram a qualidade do solo por serem ótimas fixadoras de nitrogênio.

Os sabores são baunilha com cereja, mousse de morango, nozes e chocolate. Confesso que minha experiência com milk-shake de soja não foi muito agradável, mas acho que eu aceitaria provar uma nova versão de sorvete de planta para ver se, além de boa para o meio ambiente, a invenção alemã ainda é gostosa.
Nome Científico: Lupinus hybridusNome Popular: Lupino, tremoço-ornamental, tremoço-de-jardim, tremoceiro-de-jardim.
 
Família: Fabaceae

Divisão: Angiospermae.

Origem: América do NorteCiclo de Vida: PereneO lupino é uma planta herbácea, florífera, resultante provavelmente do cruzamento entre as espécies Lupinus polyphylus comL. arboreus. Suas folhas são alternas, sésseis, pecioladas, compostas palmadas, com cerca de 9 a 15 folíolos. 

A página superior da folha é glabra e a inferior é tomentosa. As inflorescências são longas, cônicas, terminais e eretas, do tipo rácemo. As flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas, vermelhas ou bicolores. 

Os frutos são pequenas vagens e contêm de 6 a 9 sementes, chamadas tremoços.Com porte médio, cerca de 1,0 a 1,5 metros de altura, o lupino é uma planta interessante para a composição em renques, maciços ou participando como "plano de fundo" em canteiros com plantas menores à frente. Combina com diversos tipos de jardins, dos formais aos mais displicentes. 

Também pode ser plantado em vasos e jardineiras. A floração ocorre na primavera e verão. As inflorescências são utilizadas como flor-de-corte. Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera estiagem. Aprecia o clima ameno e adubações bimestrais. 

Podas de beliscamento realizados após o florescimento estimulam uma nova floração. Muitas variedades novas se comportam como anuais e necessitam replantio anual. Multiplica-se por sementes.

*Paula Rothman é jornalista e tem no DNA uma queda por biologia e natureza. Antes de cuidar das editorias de Ciência e Tecnologias Verdes de INFO Online trabalhou no site Guia dos Curiosos e na revista TPM.
Leia também:
Anjos de asas transparentes, anjos sorridentes, que juntos brincavam no céu
Partiu muito cedo. Dar a vida está nas mãos dos pais; medir a vida está nas mãos de Deus. A sua riqueza humana era vastíssima, que se estendeu para além dos limites da nossa casa….Clic aqui e continue lendo
Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário