sábado, 27 de agosto de 2011

VIDA MODERNA:
PF INAUGURA POSTO DE PASSAPORTES EM S.CARLOS

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

O posto da Polícia Federal em São Carlos para a emissão de passaportes foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira (23)
O posto fica na Casa do Trabalhador, na avenida São Carlos nº 1.800, no centro.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o superintendente regional da Policia Federal (PF) no Estado de São Paulo, Roberto Ciciliati Troncon Filho, o chefe da delegacia de Policia Federal de Araraquara, Nelson Edilberto Cerqueira, o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araujo Filho, os secretários municipais, Rosoé Donato (Planejamento) e Emerson Domingues (Trabalho, Emprego e Renda) e o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Jackson Justus. Outras autoridades prestigiaram o evento, como os presidentes da Acisc, Alfredo Maffei Neto, e do CIESP, Ubiraci Corrêa.

A emissão de passaportes em São Carlos começou há um mês, a pedido da própria Policia Federal, para que os equipamentos instalados no posto fossem testados com o objetivo de verificar possíveis problemas. Até agora foram emitidos cerca de 850 passaportes. 

Roberto Ciciliati Troncon Filho agradeceu a Prefeitura pela parceria que, além do espaço físico, disponibilizou dois funcionários municipais que foram devidamente treinados e, junto com um policial federal, fazem o atendimento.

Na avaliação do superintendente da PF, essa parceria foi fundamental para a abertura do posto em São Carlos. De acordo com ele, o momento que o país vive, com a estabilização da economia e o aumento da renda dos brasileiros, fez crescer a demanda por passaportes também nesta região.

“Com os brasileiros viajando mais para o exterior, houve a necessidade da descentralização dos serviços de emissão de passaportes. Na região de São Carlos esse crescimento na demanda já sugeria a implantação de um posto de emissão de passaportes, por isso nós estamos felizes e agradecidos à Prefeitura que possibilitou a melhoria da prestação deste serviço para a população”, revelou Troncon Filho.

Para o prefeito Oswaldo Barba, essa inauguração realiza um sonho antigo da cidade de São Carlos, que segundo ele já tinha há muito tempo o perfil para abrigar um posto da PF para a emissão de passaportes, principalmente pelo fato de contar com universidades e centros de pesquisa de renome internacional.

“Com esse Posto da PF para a emissão de passaportes os cidadãos de São Carlos e região terão mais comodidade. Antes eles precisavam ir até Araraquara para isso e agora podem fazer mais próximo das suas casas. Quero agradecer imensamente a Policia Federal que entendeu o nosso pleito”, concluiu Barba.

Serviço: 
As pessoas interessadas em tirar o passaporte devem fazer o agendamento exclusivamente pelo site da Policia Federal (www.dpf.gov.br). O horário de atendimento para a emissão do documento é de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 ás 17h. A entrega dos passaportes é feita das 9 às 11h.

Documentação para Passaporte Comum:
O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06):
(conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões)

Importante: Se o requerente for menor de 18 anos clique aqui para obter mais informações.

1.0 - Documento de Identidade, para maiores de 12 anos

1.1 - Podem ser aceitos como documento de identidade:
cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
passaporte brasileiro anterior;
carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual - vide item 1.6);
carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
carteira de trabalho e previdência social-CTPS.


1.2 - ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.3 - A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.4 - A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
1.5 - O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
1.6 - Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.

2.0 - Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.

3.0 - Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

4.0 - Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.

5.0 - Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
5.1 - O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.

6.0 - Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro
6.1 - O brasileiro que tiver seu passaporte inutilizado por repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Assim, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte, que acarreta providências inúteis da PF visando à recuperação do documento.
6.2 - Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

7.0 - CPF
7.1 - do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado;
7.2 - de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
7.3 - a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita por intermédio da apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF; 
Comprovante de Inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal); 
Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir do site da Receita Federal; Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente à época.


Observações:

1 - A Igualdade de Direitos concedida a portugueses não é suficiente para obtenção de Passaporte Comum, sendo necessária a naturalização;
2 - Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados;
3 - Havendo justificadas razões outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora;
4 - Para fins de identificação biométrica, o servidor da PF procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios;

Leia também:
VIDA MODERNA:Coca-Cola lança refrigerante de caju no CearáCrush Cajuína será comercializado na região do Cariri. Clic aqui e continue lendo

Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

SAÚDE: Ministério da Saúde vai substituir gotinha contra a pólio por injeção
Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org
__________________________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual
_____________________________________________________________________________________________________
Sabin e Salk: entenda a diferença entre as duas vacinas que protegem seu filho contra a poliomielite
O Ministério da Saúde vai substituir a Sabin (composta pelo vírus vivo atenuado) pela Salk (composta pelo vírus morto). Saiba quais são as diferenças entre as duas vacinas, o avanço que essa mudança representa e porque a Salk é mais segura para o seu filho

O Ministério da Saúde vai fazer mudanças na campanha de vacinação contra apoliomielite. A Sabin, a gotinha (composta pelo vírus vivo atenuado) vai ser gradualmente substituída pela Salk, uma injeção (composta pelo vírus morto). Em um primeiro momento, o esquema de vacinação vai ser combinado. “Vamos oferecer as duas primeiras doses de pólio inativada, a Salk, aos 2 e aos 4 meses, e continuar fazendo dois reforços com a pólio oral, além da campanha de vacinação”, conta Carla Domingues, coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 

Em nota, o Ministério afirma que a mudança não tem data oficial para acontecer, mas que toda a transição deve levar cerca de cinco anos. 

De qualquer maneira, a notícia deve ser muito comemorada. Países desenvolvidos, como Estados Unidos e os da Europa, aboliram há bastante tempo a Sabin. "Sem dúvida é um sinal de amadurecimento do país. 

É algo que nós, médicos aguardamos há muitos anos", afirma Consuelo Silva de Oliveira, infectologista e pediatra, da Universidade do Estado do Pará. Embora as duas vacinas sejam igualmente eficientes, já é consenso entre os infectologistas que a gotinha pode oferecer riscos, ainda que remotos, de a criança desenvolver a doença. A estimativa é de um caso para cada 800 mil doses na primeira vez que a criança é vacinada; e um caso para cada 1 milhão e 200 mil doses a partir da segunda dose. "Sim, vai ser uma picadinha, e não uma gotinha, mas não é por isso que ninguém deve deixar de vacinar. Os pais precisam pensar que a Salk, a injeção, é a opção mais segura, que tira qualquer risco de a criança desenvolver pólio a partir da vacina", afirma Isabella Ballalai, infectologista da Sociedade Brasileira de Imunizações (RJ). 

Hoje o esquema de vacinação funciona assim: tanto na Sabin quanto na Salk, a primeira dose é dada aos dois, quatro e seis meses, com um reforço entre 15 e 18 meses e outro entre quatro e cinco anos. Enquanto essa mudança não acontece, é importante que você continue vacinando seu filho contra a poliomielite. Uma opção, para quem pode pagar, é já começar a fazer a combinação da Sabin com a Salk. “Se os pais quiserem, podem dar as duas primeiras doses da vacina intramuscular, com o vírus inativado, e depois dar a vacina oral. Assim a criança já está imunizada quando receber o vírus vivo”, afirma Marcos Lago, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do comitê de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Na rede privada, a Salk é dada na vacina combinada Hexavalente junto com as de difteria, tétano, coqueluxe, hepatite B e hemófilos do tipo b (contra meningite). O preço do conjunto varia entre R$ 200 e R$ 240 a dose. 

Em nota, o Ministério divulgou ainda que "A Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizou aos países que se preparem para a erradicação da poliomielite no mundo. Quando isso acontecer, uma das medidas será a substituição gradativa da vacina oral, Sabin (composta pelo vírus atenuado) pela Salk (feita com o vírus morto). O vírus, no entanto, ainda é ativo em 26 países no mundo. O Brasil erradicou a doença há 20 anos."

Leia também:

MEIO AMBIENTE: Reciclagem invisível

Pesquisador brasileiro desenvolve técnica que transforma resíduos como o bagaço da cana-de-açúcar em nanotubos de carbono, produto 80 mil vezes menor que um fio de cabelo utilizado na indústria de alta tecnologia. Clic aqui e continue lendo

SAÚDE:
Cientistas descobrem bactéria que impede mosquito de transmitir à dengue
Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org
___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
Uma pesquisa realizada na Austrália, pela Universidade de Queensland, desenvolveu uma nova técnica que pode revolucionar o combate ao mosquito da dengue e sua transmissão
Os cientistas descobriram que uma bactéria chamada Wolbachia pipientis pode impedir que o mosquito Aedes aegypty adquira o vírus responsável pela dengue, desta forma ele passa a não transmitir mais a doença quando pica o ser humano.

Essa bactéria é transmitida de mãe para filho, então os pesquisadores infectaram os ovos do mosquito em laboratório e em médio ou longo prazo, a bactéria se espalhará a toda a população de mosquitos. A ideia dos cientistas é espalhar os mosquitos que possuem a bactéria na natureza para que eles repassem aos demais, freando assim a transmissão da doença.

Este tipo de mecanismo já havia sido descrito anteriormente em 2009, em uma pesquisa, no entanto os resultados conseguidos com a pesquisa deste ano e que foram publicados nesta quarta-feira (24) trazem novidades importantes, que aperfeiçoaram as técnicas de combate a dengue.

Segundo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, que participaram da pesquisa australiana, os estudos foram feitos com subtipos diferentes da bactéria. No primeiro trabalho foi atingido o resultado esperado, que era barrar a transmissão do vírus da dengue nos mosquitos. Mas, os insetos passaram a apresentar problemas em suas funções, logo seria impossível soltá-los na natureza. Na segunda tentativa, os resultados foram bons e os mosquitos ainda ficaram saudáveis e os mosquitos foram soltos no meio ambiente e conseguiram retransmitir a bactéria para os demais insetos e conseguiram frear o contagio pela dengue.

Leia também:
SAÚDE: Conselho Federal de Medicina não aprova cirurgia contra diabetes. 
A cirurgia de redução de estômago com interposição de íleo (que pode controlar a diabetes), apesar de famosa e promissora, não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) Clic aqui e continue lendo

TEMPO DE DESCOBERTAS:
Rio de 6 mil km é descoberto embaixo do Rio Amazonas
Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org
______________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Noivas Modas
________________________________________________________________________
Descoberta foi feita por pesquisadores do Observatório Nacional.Curso d'água foi batizado com o nome de Hamza
Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d'água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica.

Fluidos que se movimentam por meios porosos - como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica - costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.

Os dados do doutorado de Elizabeth, sob orientação de Hamza, foram apresentados na semana passada no 12.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

Características
A vazão média do Rio Amazonas é estimada em 133 mil metros cúbicos de água por segundo. O fluxo subterrâneo contém apenas 2% desse volume com uma vazão de 3 mil metros cúbicos por segundo - maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste e beneficia 13 milhões de pessoas, de 2,7 mil metros cúbicos por segundo. Para se ter uma ideia da força do Hamza, quando a calha do Rio Tietê, em São Paulo, está cheia, a vazão alcança pouco mais de 1 mil metros cúbicos por segundo.

As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d'água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.

Há uma explicação simples para a lentidão subterrânea. Na superfície, a água movimenta-se sobre a calha do rio, como um líquido que escorre sobre a superfície. Nas profundezas, não há um túnel por onde a água possa correr. Ela vence pouco a pouco a resistência de sedimentos que atuam como uma gigantesca esponja: o líquido caminha pelos poros da rocha rumo ao mar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Leia também:
À Mesa com Monteiro Lobato
"Um país se faz com homens e livros”. Essa frase, quase desgastada de tão usada no meio educacional, é do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). É bem provável que ele não se incomodasse se a ela fosse acrescentado: “Um país se faz com ..Clic aqui e continue lendo

Comente este post, compartilhe e espalhe por aí