quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VIDA MODERNA:Sucesso dos tablets fez cair vendas de PCs em 2010

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV

 Assista na Psicológica TV,"Dois Pontos" com Cida Donato
Mitologia e Imaginário Cultural
___________________________________________________________________________________

A história da indústria de computadores pessoais no segundo semestre de 2010 poderia muito bem se chamar "O conto do tablet"
Novos dados das empresas de pesquisas Gartner e IDC revelados nesta quarta-feira mostram mais evidências de que o Apple iPad, que no fundo criou o mercado de tablets, está tendo efeitos graves nas vendas de PCs.

As remessas de novos PCs no quarto trimestre cresceram, mas abaixo do esperado tanto pela Gartner quanto pelo IDC. As duas empresas culparam a baixa demanda dos consumidores, especialmente nos EUA, e a influência do iPad, que fez as pessoas pensarem duas vezes sobre qual aparelho iriam comprar.

Cerca de 92 milhões de PCs foram vendidos no trimestre, de acordo com o IDC. A Gartner coloca o número em mais de 93 milhões. As empresas medem o mercado de formas diferentes. O aumento em relação ao ano passado foi de 2,7% no método do IDC e 3,1%, no da Gartner. O total de vendas de PCs em 2010 chegou a 346,2 milhões, um crescimento de 13,6% para o IDC. Para a Gartner o número foi de 350,9 milhões.

Se o iPad esquentou a indústria de PC, também criou uma ameaça para a velha guarda dos fabricantes e seus fornecedores, que estão se esforçando para entrar no novo mercado. Mais de sete milhões de iPads foram vendidos nos primeiros seis meses de disponibilidade do produto.

A ameaça é que as pessoas podem passar a comprar menos PCs, trocando-os por tablets. Tanto Gartner quanto IDC dizem que ainda não é possível analisar a extensão dessa mudança, mas o crescimento dos tablets fará com que os consumidores tenham mais dificuldade em decidir onde gastarão seu dinheiro.

Também é incerto se a trajetória da venda dos tablets seguirá caminho semelhante ao dos netbooks, os minilaptops usados para navegar na internet. Incentivados pelo marketing dos fabricantes, os netbooks ajudaram a segurar as vendas da indústria durante o auge da recessão graças a seus preços mais atraentes.

Mas a atração deles diminuiu. Muitos argumentam que o iPad demonstrou que tablets são mais fáceis de usar e têm melhor performance. Mas fabricantes dizem que novas gerações de chips e placas gráficas vão aprimorar os netbooks.

David Daoud, do IDC, disse que o mercado americano deve diminuir na comparação ano-a-ano, por conta do trimestre forte em 2009.

"O crescimento tem diminuído ao longo ano, conforme a fraca demanda e a competição do iPad fizeram cair as remessas de PCs", disse Daoud em um comunicado, "Essa situação deve se manter em 2011, se não se tornar pior com a onda tablets atingindo o mercado de PCs tradicionais".

O IDC citou a "fatiga do consumidor" e a maior atenção das pessoas aos seus orçamentos como motivos para a queda de interesse nos netbooks. A empresa acrescenta que a indústria tem outros motivos para se preocupar além dos tablets: a queda da demanda na Ásia e potencial de efeitos em outras regiões. Tanto IDC quanto Gartner dizem que as vendas para comporações foram grandes, conforme as empresas trocavam máquinas velhas.

- No geral, as vendas de PCs nas festas de fim de ano foram fracas em regiões chave, por conta da maior competição pelo dinheiro do consumidor - disse o analista da Gartner Mikako Kitagawa - Tablets como o iPad, além de outros aparelhos eletrônicos como consoles de videogame competem com os PCs.

- O lado positivo para a indústria no quarto trimestre de 2010 foi o forte crescimento no mercado corporativo - acrescentou Kitagawa.

O IDC aponto a HP, Dell e Acer como as três maiores vendedoras de PCs no ano.
Fonte:http://oglobo.globo.com/tecnologia
Compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário