quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RIO2011: Aeroporto de Jacarepaguá faz 40 anos

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Aeroporto de Jacarepaguá/ Roberto Marinho
No próximo dia 19 de Janeiro, o Aeroporto de Jacarepaguá, peça importante na história da região e marco no desenvolvimento da aviação brasileira, completa 40 anos, fundado que foi em 19/01/1971. Apesar do nome, o aeroporto está localizado em uma área central da Barra da Tijuca. Assim como a lagoa de Jacarepaguá, também localizada na Barra, tem seu nome devido à denominação antiga – e genérica – aplicada a toda a região compreendida entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca: baixada de Jacarepaguá. Apesar de tal denominação modernamente se aplicar em geral ao bairro de Jacarepaguá, denominações antigas perduram, como é o caso do aeroporto.

Está localizado na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, e é administrado pela Infraero. Situa-se na Baixada de Jacarepaguá – limitada pelo oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca –, a aproximadamente 30 quilômetros do centro.

A dimensão de sua pista é 900 x 30m, sendo mais freqüentemente utilizado por particulares e empresas de propaganda aérea que fazem publicidade nas praias da Barra da Tijuca e na zona sul da cidade, e pelo Aeroclube do Brasil. Dentre as grandes companhias, apenas a Gol Linhas Aéreas tem um balcão de check-in e transfer rodoviário gratuito para o Aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - GIG).
O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.Para comemorar a data, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anuncia uma série de novidades que beneficiarão a unidade. Já estão abertas licitações de projetos para a construção de uma nova torre de controle, para ampliar o pátio de aeronaves e para modernizar a infraestrutura da área de hangares ocupados pelas empresas ali instaladas. Essas obras e outras de menor porte fazem parte de um investimentos estimado em R$ 5 milhões, até 2015. 

Para este ano também estão previstas a revisão do Plano Diretor do Aeroporto (necessária a cada cinco anos para adequações às novas tendências da instalação), obras de restauração de uma das vias de acesso, a continuação da revitalização do sistema elétrico e a realização de trabalhos de topografia para delimitar áreas civis e militares e chegar a cadastramento de áreas de concessões. Segundo o superintendente regional da Infraero no Rio, Willer Larry Furtado, os investimentos são necessários devido ao crescimento da demanda já previsto para o aeroporto. 

— A exploração do pré-sal e o desenvolvimento da aviação geral brasileira nos fazem prever um futuro bastante promissor para o local — afirma.
O Aeroporto de Jacarepaguá/ Roberto Marinho – RJ tem por objetivo atender aos voos não-regulares das empresas de táxi aéreo, da aviação geral e do Aeroclube do Brasil. Atualmente o aeroporto em função de sua localização, está em evidência pelos grandes empresários da aviação executiva e para o Transporte Off-Shore em consequencia da prospecção e extração do petróleo da camada Pré Sal da Bacia de Santos.
O espaço é usado para voos desde a década de 30. O aeroporto, porém, só foi inaugurado oficialmente pelo Ministério da Aeronáutica em 19 de janeiro de 1971. Antes, a área era usada como auxiliar ao Campo dos Afonsos, onde a Companhia Aeropostale (mais tarde Air France) fazia seus voos. Entre os que chegaram a voar neste ponto está o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”. 

Hoje, há 89 empresas operando no aeroporto nos mais diversos ramos, entre eles abastecimento de aeronaves, academia e alimentação. Passam pela unidade, em média, 10.990 passageiros por mês, sendo 366 por dia. Ao todo, 2.140 pessoas trabalham dentro do aeroporto. 
O Aeroporto de Jacarepaguá é considerado uma área estratégica na aviação do estado por servir de base para atendimento a helicópteros de resgate e a emergências médicas, já que está voltado somente para a aviação executiva. Pesa no conceito ainda o fato de contribuir para o desenvolvimento econômico do Rio garantindo estrutura a atividades offshore, em franca expansão. Assim como nos Jogos Pan-americanos, a Infraero espera utilizar a unidade como ponto de apoio a serviços de segurança e de imprensa, tanto na Copa do Mundo de 2014 quanto nas Olimpíadas de 2016.

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