terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VIDA MODERNA:Brasil tem 21 produtos alimentícios em risco de extinção


__________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
___________________________________________________________________________________
Brasil tem 21 sabores sob risco de extinção
O Brasil tem 21 produtos alimentícios em risco de extinção, segundo o catálogo Arca do Gosto, que lista sabores em risco de desaparecer devido a fatores como a coleta não sustentável, localização do produto em área devastada, baixa procura, perda da tradição de modos de preparo, produção complexa e desinteresse mercadológico. O levantamento é feito pela Slow Food, uma Organização Não Governamental internacional com sede na Itália e com atuação no Brasil desde 2006.
“O nome procura sinalizar para a volta a uma gastronomia, que começa com a escolha dos alimentos considerando a forma de produção sustentável e o respeito aos produtores artesanais, chegando até a mesa, onde a convivência e a celebração valoriza a história do alimento”, explica Roberta Marins de Sá, doutora em bioquímica de alimentos pelo International Centre for Brewing and Distilling, na Heriott-Watt University (Edimburgo, Escócia), e presidente da comissão Arca do Gosto no Brasil.
O movimento pretende restabelecer os hábitos de convivência à mesa, protegendo os alimentos tradicionais e conservando métodos de cultivo e processamento tradicionais em contraposição à correria da vida moderna pautada pelo “fast food” e a padronização do paladar.
A Arca do Gosto, identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos que estão em risco de desaparecer, mas ainda vivos e com potenciais produtivos e comerciais. Veja aqui abaixo a lista dos sabores brasileiros em risco de extinção. “Os consumidores podem contribuir para alertar e fazer mais pessoas conhecerem produtos ricos, mas que não estão sendo explorados”, explica Sá.
Além dos 21 produtos catalogados até dezembro de 2010, estão em estudo mais seis, todos do semiárido brasileiro, informa Sá. “A catalogação e a atualização da Arca é constante, vamos incorporando na medida é que os estudos são finalizados”.
De acordo com o a entidade, mais de 750 produtos alimentícios, de 48 países, estão ameaçados de desaparecer. A excelência gastronômica, ou seja, a riqueza do aroma e do sabor, também é um dos critérios que o alimento deve atender para fazer parte da lista, além de estar ligado à memória de uma comunidade e ter procedimentos artesanais de preparo.

(Por Rogério Ferro, Instituto Akatu, Envolverde, 

TítuloAcessos
Berbigão781
Cagaita769
Cambuci782
Licuri652
Mangaba726
Ostra de Cananéia709
Pequi738
Néctar de Abelhas Nativas563
Pinhão1075
Aratu1051
Arroz Vermelho3357
Babaçu4577
Bergamota Montenegrina3495
Farinha de Batata Doce Krahô3140
Marmelada de Santa Luzia3744
Pirarucu4556
Umbu2415
Palmito Juçara2484
Guaraná Nativo Sateré-Mawé2530
Feijão Canapu2462
Castanha de Baru

Nenhum comentário:

Postar um comentário