sábado, 15 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NA SERRA: "crônica de uma tragédia anunciada"

 
Cabral culpa ocupação irregular por "crônica de uma tragédia anunciada" no Rio
O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que a catástrofe provocada pelas chuvas na região serrana do Estado era a "crônica de uma tragédia anunciada".

"A ocupação irregular e a questão ambiental têm cada vez mais como sinônimo a palavra tragédia. Foi uma situação realmente atípica, um volume de água realmente impressionante. Se tudo estivesse correto, correto, correto haveria danos materiais e perdas de vida, mas não na intensidade que nós estamos vendo", afirmou o governador em entrevista à rádio CBN.

Segundo Cabral, as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo vêm de "décadas de permissividade na ocupação de encostas". "O que houve danosamente de ocupação nos últimos 25, 30 anos dessas encostas é absolutamente irresponsável. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo quadruplicaram suas populações", afirmou.

Cabral disse que a culpa principal é das prefeituras, que não coibiram a ocupação irregular. "Ou a gente toma consciência disso e usa o aparato público para dizer 'não, aí não pode' ou vai acontecer novamente", disse o governador.
Ele afirmou que tramita no Banco Mundial pedido de empréstimo de R$ 1 bilhão para financiar um programa chamado Morar Seguro, pelo qual o Estado comprará terrenos para abrigar famílias que forem removidas das áreas de risco.

O governador disse que a cidade que mais sofreu com as chuvas foi Nova Friburgo, onde vivem 182 mil pessoas. "Nova Friburgo das três cidades é a mais castigada do ponto de vista da sua infraestrutura, de um plano geral. Nós vamos precisar de recursos sim, para recuperar distritos e regiões de Petrópolis e Teresópolis e eu diria quase toda a cidade de Nova Friburgo."

Cabral, que voltou quinta-feira ao país de viagem no exterior, disse ter conversado por telefone com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ele me ligou preocupado. Ele e dona Marisa externando toda a sua solidariedade, seu carinho, seu amor pelo Rio de Janeiro", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário