quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VIDA MODERNA:Justiça quer fórmula do frozen iogurte até março

__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Sabor Real
__________________________________________________________________________________
Redes de frozen iogurte disseram que não poderiam revelar as receitas porque são confidenciais e o "diferencial da marca"
As seis maiores empresas de iogurte gelado tem até março para aceitar convite do Ministério Público do Estado para revelar informações sobre seus produtos ou correm risco de ter ação ajuizada contra elas. Procuradas pelo jornal Folha de S.Paulo, algumas redes de frozen iogurte disseram que não poderiam revelar as receitas porque são confidenciais e o "diferencial da marca".Essas informações foram passadas ontem ao Destak pelo promotor Pedro Rubim Borges Fortes, do MP do Estado. Segundo ele, apesar de ser vendidas como iogurtes gelados, que seriam mais saudáveis, as sobremesas não teriam valores nutricionais significativamente diferentes dos sorvetes comuns. 
Ele conta que um inquérito foi aberto depois que um cliente reclamou que uma das companhias não revelou a composição dessa sobremesa. "O Código de Defesa do Consumidor traz uma série de direitos relativos à informação. O consumidor tem de ter acesso a eles." 
De acordo com Fortes, uma empresa admitiu que a composição de seus produtos leva mais sorvete do que iogurte. Assim, ele quer que outras seis companhias também façam o mesmo. Além disso, elas terão de informar os valores nutricionais dos complementos, como coberturas e frutas. 
"As pessoas colocam creme, caldas industrializadas, nozes, amêndoas achando que estão fazendo economia de caloria por estar consumindo iogurte, mas acaba que o valor nutricional final não tem diferença muito grande de um sorvete", explica a professora do Instituto de Nutrição da Uerj Márcia da Silva Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário