segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

VIDA MODERNA: Boletins de balneabilidade das praias do Rio

BOLETINS INDICAM SITUAÇÃO DAS PRAIAS NO RIO, 
NITERÓI E ANGRA

No primeiro fim de semana com possibilidade de sol desde o início do verão - ainda que a meteorologia preveja chuva a qualquer hora do dia e céu com muitas nuvens-, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou os boletins de balneabilidade das praias do Rio, Niterói e Angra dos Reis.

Na Barra e Zona Sul do Rio, apenas seis praias são recomendadas: Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Diabo, Leme e Vermelha. Outras cinco estão recomendadas, mas com restrições: evitar trechos com extravasamentos de água pluviais e sinais de poluição: Grumari, Vidigal, Pontal de Sernambetiba (evitar trecho próximo ao canal de Sernambetiba), Ipanema (evitar trecho próximo ao canal Jardim de Allah) e Copacabana. Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-Mar até Pepê, Joatinga, Pepino/São Conrado, Leblon, Arpoador, Urca, Botafogo e Flamengo.

Na Ilha de Paquetá, as praias de Imbuca, Ribeira, Tamoios, Moreninha e J. Bonifácio estão recomendadas. As praias Grossa, Catimbau e P Castagneto não são recomendadas para o banho.

Em Niterói, três praias estão liberadas: Piratininga, Sossego e Itacoatiara. Dez praias não estão liberadas: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva, Adão e Itaipu. A praia de Camboinhas está recomendada com restrições (evitar o trecho próximo à saída do canal de Itaipu).

Cinco praias estão recomendadas em Angra dos Reis: Praia Grande, Retiro, Gordas, Brava e Costeirinha. Não estão recomendadas as praias do Bonfim, Anil, Jacuecanga, Mambucaba, Camorim, Enseada, Frade, Garatucaia, Japuíba, Bexiga, Éguas, Vila Velha e Itinga.

O Inea lembra, no entanto, que em caso de chuva o banho de mar deve ser evitado por 24h. O boletim de balneabilidade das praias pode ser consultado no site do Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário