sábado, 23 de julho de 2011

SAÚDE: Conselho Federal de Medicina não aprova cirurgia contra diabetes

Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org

Dica: Festa de São João em Dourado
___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
A cirurgia de redução de estômago com interposição de íleo (que pode controlar a diabetes), apesar de famosa e promissora, não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)
O órgão emitiu nota nesta sexta-feira afirmando que "na avaliação da entidade, técnicas recentes - como a gastrectomia vertical com interposição de íleo - ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas."A técnica foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula, com a pretensão de controlar a diabetes.

O apresentador Faustão passou pela cirurgia em julho de 2009.A operação conta com o grampeamento para redução do estômago, e um reposicionamento do íleo (parte final do intestino). Essa área controla a produção da insulina ( hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue) e, com isso, a diabetes.Um pedaço do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). 

A ideia é que este reposicionamento do íleo aumente a produção de insulina.Os médicos se dividem quando o assunto é a eficácia e segurança destes procedimentos.

Após decisão do CFM, médico diz que não fará mais cirurgia contra diabetes. Técnica foi rejeitada pelo plenário da entidade.
Cirurgião criador do procedimento se diz 'otimista'.
Faustão fez a cirugia cirurgia 
O médico Áureo Ludovico de Paula, criador de uma cirurgia que promete controlar a diabetes, afirmou que vai parar de fazer o procedimento nos pacientes de sua clínica após decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) de não colocá-lo na sua lista de técnicas aprovadas. Ele afirmou que só fará a cirurgia em universidades, para estudos na área.

“Na avaliação da entidade, técnicas recentes – como a gastrectomia vertical com interposição de íleo – ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”, afirma a entidade. “A regra atual continua a valer e não sofreu alterações”.

A cirurgia de interposição de íleo é a mesma feita pelo apresentador Faustão, em julho de 2009. A técnica foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula – segundo ele, para o controle da diabetes.

Na operação, além do grampeamento para redução do estômago, é feito um reposicionamento da parte final do intestino, chamada de íleo (daí o nome da técnica). Essa área controla a produção da insulina, o hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue e, com isso, a diabetes.

Um pedaço de cerca de um metro e meio do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). A ideia é que, colocado mais para o começo do sistema digestivo, o íleo aumente a produção de insulina.

A cirurgia é polêmica, com médicos da área divididos sobre sua eficácia e sobre os riscos.

O CFM não proibiu, no entanto, que a cirurgia seja feita em casos experimentais. “A Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada pelo CFM especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área, continuará ativa. O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas”, diz a nota.
Fonte: G1, sidneyrezende.com

Leia também:
CIÊNCIAS:Telescópio Kepler descobre primeiro exoplaneta rochoso
CIÊNCIAS:Telescópio Kepler descobre primeiro exoplaneta rochoso. Exoplaneta rochoso. Concepção artística do Kepler 10b, o primeiro exoplaneta rochoso descoberto. [Imagem: NASA]. Em 2009, o Telescópio Espacial Kepler começou sua jornada ...Clic aqui e continue lendo


Comente este post, compartilhe e espalhe por aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário