Vila Isabel já tem samba-enredo para 2011
Professor de história vence pela 12ª vez e ultrapassa Martinho.
Escola vai falar sobre o cabelo no desfile do ano que vem
Em 2011, o professor de história André Diniz vai assinar pela 12ª vez o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel. Depois de uma disputa que durou sete semanas, ele comemorou a vitória no início da manhã deste domingo, na quadra da escola, junto com os parceiros Leonel, Professor Wladimir, Arthur das Ferragens e Pinguim. Eles desbacaram outros três finalistas.
Para ser campeã, a Vila sabe que precisa emocionar seus componentes e o público. Mas o enredo "Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo" revelou-se um grande desafio nesse aspecto. "A grande dificuldade é a emoção. O enredo é plasticamente bonito, mas fazer uma escola se emocionar com o tema cabelo é difícil. Então, decidimos que tínhamos que emocionar logo no refrão de entrada", explica Diniz.
Durante o ano, o professor André Diniz dá aula em oito colégios diferentes. Entre turmas regulares e projetos em cursinhos de pré-vestibular, são de 2.000 a 3.000 alunos por ano. Muitos deles vão à quadra torcer pelo mestre. André compôs os sambas da Vila nos carnavais de 1994, 1995, 1999, 2000, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e, agora, 2011. Com essa vitória, ele reassume a dianteira no duelo pessoal com Martinho da Vila, que acumula 11 sambas-enredo na agremiação - incluindo o do ano passado, quando André preferiu ficar de fora da disputa. No entanto, ambos ainda estão atrás de Paulo Frazão, recordista absoluto com 16 sambas na escola.
Diniz revela que as longos e dispendiosos concursos de samba-enredo são um suplício. "A disputa, para mim, é uma tortura. A pressão é muito grande. Gastamos muito dinheiro, trazendo a torcida toda semana. Tem gente que critíca e faz ataques pessoais em sites na internet. É duro. Por isso, tenho muito orgulho de cada uma das vitórias que tive aqui dentro", desabafa.
O samba mais importante que André Diniz já escreveu para a Vila foi o de 2006: "Soy Loco por ti, América - a Vila Canta a Latinidade". Na época, a escola amargava um jejum de 18 anos sem conquistar um título do Grupo Especial. O samba de Diniz era ousado, com uma levada latina - adequada ao enredo, mas que se arriscava ao cruzar os limites do samba tradicional. O resultado foi que a obra caiu no gosto do público e dos jurados. Com quatro notas 10, o samba-enredo, que naquele ano foi o primeiro quesito de desempate, garantiu a vitória sobre a Grande Rio.
Para o compositor, o samba de 2011 tem tudo para repetir o sucesso do de 2006. "Esse samba tem apelo. É bonito quando tem que ser bonito, e cresce quando tem que crescer", argumenta.
Nova rainha - A final de samba-enredo da Vila também foi marcada pela apresentação de Sabrina Sato como a nova rainha de bateria, no lugar de Gracyanne Barbosa. Sabrina, que era musa no Salgueiro e continua sendo madrinha de bateria na Gaviões da Fiel, era sõ empolgação. A moça sambou bastante e mostrou que tem um bom repertório de sambas-enredo na ponta da língua. O superintendente da Vila, Wilsinho, prometeu uma festa de coroação para Sabrina, com direito a um show de um grande artista na quadra. "A Vila está entrando num novo estágio. A Gracyanne foi ótima, mas eu queria alguém mais popular. E a Sabrina é a mulher do momento. Ela vai fazer parte da família Vila Isabel por muito tempo", afirmou o dirigente.
Confira a letra do samba-enredo:
"Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo"
Autores: Andre Diniz, Leonel, Prof. Wladimir, Arthur das Ferragens e Pinguim
RESPEITE A COROA EM MEU PAVILHÃO
A DESFILAR NA AVENIDA
CARREGA OS FIOS DE ISABEL, DA LIBERDADE
É MINHA VIDA, É A VILA !!!
O BRILHO, A RAIZ, A SEDUÇÃO
O UNIVERSO EM SUA FORMAÇÃO
NAS LONGAS MADEIXAS DE SHIVA
DOS RITOS AOS ASTROS
OS MITOS QUE ENLAÇAM
ANTIGAS TRADIÇÕES
FESTEJANDO NOVAS GERAÇÕES
SANSÃO, FORTE, SE APAIXONOU
O CORTE ENFIM REVELOU DALILA
TRANÇA A PAIXÃO, O NOBRE FIEL
ÀS LÁGRIMAS VIU RAPUNZEL MAIS LINDA
A FORÇA E O AMOR COBRIRAM O CORPO
VENCENDO AS RÉDEAS DA EXPLORAÇÃO
PERUCAS NO EGITO, PODER DIVINAL
NO LUXO DA FRANÇA, ADORNAM O REI SOL
AQUI, ENTRELAÇADO EM OURO
VI FLORIR A ALFORRIA, SONHOS COLORIR
EM TANTAS FORMAS BUSCAR PERFEIÇÃO
PARA OS POETAS A INSPIRAÇÃO, AFINAL...
CHARME E TOM SENSUAL
MOLDARAM A BELEZA DO MEU CARNAVAL
MODESTIA À PARTE, AMIGO, SOU DA VILA
QUEM É BAMBA NEM SEQUER VACILA
ENVOLVIDO ENTRE CABELOS, ME SINTO ARREPIAR
FEITIÇO REFLETINDO NO OLHAR
Postado originalmente por: http://lc4.in/z0yl
Nenhum comentário:
Postar um comentário