terça-feira, 1 de março de 2011

TRANSITO: Prefeitura testa sinais com temporizadores

____________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Mister Body Art
__________________________________________________________________________________
A Prefeitura do Rio começou, nesta segunda-feira, a testar temporizadores em sinais de trânsito que possuem fiscalização eletrônica
O letreiro luminoso mostram em contagem regressiva o tempo da luz verde. Nessa primeira etapa, foram instalados seis equipamentos em três pontos da cidade: na pista central da Avenida das Américas, na altura do número 7.500, na Barra da Tijuca; na Rua João Vicente, esquina com a Xavier Curado, em Marechal Hermes; e num trecho da Rua Intendente Magalhães, próximo ao número 635, em Vila Valqueire — sempre nos dois sentidos da pista.

Outros quatro pontos da cidade receberão, até o fim do mês, temporizadores — Botafogo, Barra, Campo Grande e Méier. Os testes vão durar dois meses e, ao fim desse período, o município vai decidir se a novidade será estendida a demais sinais dentro dos limites do município ou se vai abandonar a ideia.

— Vamos fazer um estudo. Avaliaremos três quesitos: variação da quantidade de acidentes; redução ou não da velocidade (média); e obediência ao sinal de trânsito — diz o diretor da CET-Rio, Ricardo Lemos.

Experiência existe em Niterói:
A instalação de temporizadores é uma das medidas apontadas por especialistas para se evitar a indústria da multa. Em 2009, o EXTRA mostrou, numa série de reportagens, que os intervalos reduzidos da luz amarela nos sinais com pardais estava prejudicando os motoristas, ao acarretar mais acidentes e multas.

Ontem, os dois sinais da Rua João Vicente, na altura da Xavier Curado, estavam com os temporizadores, mas estes não estavam funcionando. Na Barra da Tijuca, os motoristas já puderam ter uma ideia do que vai representar a novidade. Os equipamentos estavam em funcionamento.

— Espero que aqui (na Rua João Vicente) funcione logo. Conheço a experiência de Niterói (onde há temporizadores) — diz a servidora Suzana Barbosa, de 55 anos.

Já o deputado Luiz Paulo Corrêa (PSDB), autor de uma lei que obriga a instalação de pardais, comemorou:

— O temporizador tem uma função educativa — diz o deputado.
Compartilhe e espalhe por aí:

Um comentário:

  1. Espero que a prefeitura coloque os temporizadores em todos os sinais de transito que existirem pardais o mais rápido possível só assim evitara graves acidentes aos motoristas e aos pedestres e dando tranqüilidade aos motoristas.que vão dirigir sem stress e o fim da pegadinha dos sinais de transito parabéns deputado Luiz Paulo pelo seu empenho e carinho que o sr. tem pelo Rio atenciosamente Jorge Pereira tel 96118426 josette.jorju@uol.com.br

    ResponderExcluir