quinta-feira, 3 de março de 2011

TRANSITO:Veja como ficará o transporte do Rio de Janeiro nos próximos anos

__________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da MAB-ART
Av. Ayrton Senna, 1.850 - Lj. 108 - Centro Comercial Barra Plaza
Tels.: (21) 2430-3163 / 3325-4835 
__________________________________________________________________
A circulação pela vias públicas cariocas já começa a sofrer modificações com redução do custo do tempo das viagens e do preço de transportes públicos
Clic sobre o mapa para aumentar
O bilhete único já faz com que a população possa fazer uma economia, quando escolhe usar o benefício dentro do horário determinado. Apesar de algumas críticas quanto ao tempo de duração para trocar o transporte, o bilhete único é bem aceito pelo povo.

O Metrô Rio já iniciou obras para mais uma estação na Tijuca, na Rua Uruguai, que deve ser concluída até 2013, e também para uma estação na Barra da Tijuca, que faz parte da Linha 4, que vai ligar a Zona Oeste à Zona Sul, quando for aberta em 2016.

A previsão é que a Linha 4 tenha ainda quatro estações: General Osório (que já está em funcionamento), Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Bartolomeu Mitre e Gávea-PUC. A obra está orçada em R$ 4 bilhões e é feita com recursos vindos da União, do Estado, da concessionária prestadora do serviço e de empréstimos.

Além disso, corredores expressos para circulação de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) vão ser feitos em vários pontos da cidade. O teste da faixa seletiva apenas para coletivos começou em Copacabana, na Zona Sul, em fevereiro. As obras para criação de corredores expressos já estão em andamento em vários pontos da cidade. Até 2016, o Rio ganha a TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e BRT na Avenida Brasil.

TransCarioca:
A TransCarioca vai ligar o bairro da Barra da Tijuca até o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador. O corredor expresso, que vai adotar sistema de ônibus articulado, vai percorrer bairros da Zona Norte e Oeste, como: Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha. 

A obra está orçada em R$ 480 milhões com financiamento do BNDES. A previsão é que 400 mil passageiros circulem pela via diariamente com uma redução do tempo de viagem em até a metade. O projeto da TransCarioca prevê a integração com os corredores expressos: BRT Av. Brasil, o BRT Transolímpica e o BRT Transoeste. Além disso, os dez bairros por onde a via irá passar ganham projetos de urbanização, com nova pavimentação, iluminação, drenagem e trabalho paisagístico, de acordo com a Prefeitura. 

TransOeste:
A TransOeste vai atender uma antiga reivindicação de quem vive na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e abrir o Túnel da Grota Funda. As obras no local foram iniciadas em setembro de 2010. O corredor expresso, que também vai ter sistema de ônibus articulado, vai ligar os bairros de Campo Grande, Santa Cruz e de Guaratiba e outras localidades da região à Barra da Tijuca. 

A implantação da via tem um orçamento estimado de R$ R$ 359 milhões. Além do Túnel da Grota Funda, a TransOeste também vai duplicar parte da Avenida das Américas, na Barra e no Recreio dos Bandeirantes, onde vai ser feita uma faixa exclusiva para circulação dos coletivos. 

TransOlímpica:
A TransOlímpica é um dos principais projetos na área de transporte para os Jogos de 2016. O corredor expresso vai ligar a Barra da Tijuca à Avenida Brasil, na altura de Deodoro. A via terá uma extensão de 26km, com 18 estações planejadas e dois terminais, onde devem circular diariamente 130 mil passageiros. Além disso, o projeto prevê a criação de ciclovias alimentadoras. Este corredor expresso ainda não tem uma previsão de orçamento fechada, pois ainda está em fase de fechamento de projeto. 

BRT Avenida Brasil:
O BRT Avenida Brasil vai ter 20 km de extensão, por onde devem circular 40 mil passageiros por hora em momento de pico. A via vai adotar o sistema de transporte público BRT com terminais na via Dutra, Rodovia Washington Luiz, Ilha do Governador - Galeão e Centro do Rio - e Terminal Américo Fontenele.

A finalidade do BRT Av. Brasil é complementar o anel de transportes de alta performance, ligando Deodoro ao Centro da capital fluminense. O projeto prevê facilitar o acesso viário das pessoas que passam que vem da Via Dutra e da Avenida Washington Luíz, principais acessos rodoviários à cidade. 

Ampliação das ciclovias:
O programa Rio Capital da Bicicleta é mais um projeto que deve permitir não apenas uma alternativa de transporte, mas também uma forma de lazer para os cariocas. O projeto prevê a expansão da rede de ciclovias no Rio para incentivar o uso de bicicletas para deslocamento. 

A carga de tráfego nas ruas pode ser reduzida com a ampliação da rede de ciclovias que vai alimentar os principais corredores expressos que vão ser construídos na cidade, bem como ajudar a alcançar a meta da capital fluminense de redução em 8% das emissões de Gases do Efeito Estufa - GEE até o final de 2012.
Compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário