quinta-feira, 3 de março de 2011

VIDA MODERNA:Atenção Cuidadosa e Método Feldenkrais

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV, Dois Pontos" com Ricardo Osse
Atenção Cuidadosa e Método Feldenkrais
___________________________________________________________________________________
"dois pontos" - Atenção Cuidadosa e Método Feldenkrais 
com Ricardo Osse
Dr. Moshe Feldenkrais (1904-1984). Russo, físico, cientista, primeiro campeão de judo europeu

Assista o Trailler do Programa "dois pontos".

Para assistir na integra, este e todos os outros episódios, cadastre-se gratuitamente em  http://www.psicologica.tv

O que é o Método Feldenkrais:
É um processo de aprendizagem que produz novas formas de movimentos — mais eficazes, confortáveis e saudáveis — pela exploração do grande potencial do sistema nervoso. Moshe Feldenkrais, seu criador, acreditava que a capacidade humana de aprender — incomparávelmente maior do que a de qualquer outra criatura viva” — dá-nos a extraordinária oportunidade de formar uma espécie de massa de reações aprendidas. Mas, junto com esse dom, temos uma “vulnerabilidade especial” para desenvolver maus comportamentos. Ao contrário, “as reações dos outros animais aos estímulos estão ligadas ao sistema nervoso em forma de padrões instintivos de ação, o que faz com que errem com menos freqüência e só diante de mudanças ambientais”. Mas, segundo Feldenkrais, nós podemos mudar — apesar dessa tendência. Se tiver oportunidade, nosso cérebro escolhe a maneira mais fácil e mais eficaz de agir. Mas cabe a nós fornecer-lhe os meios.
É isso que faz o Método Feldenkrais. Por meio de experiências físicas, e não de palavras, ele apresenta novas informações ao cérebro, retreinando-o para aceitar uma imagem melhorada em substituição à antiga imagem distorcida. Isso é realizado pelo desmembramento de movimentos e padrões funcionais em componentes menores, estabelecendo novas conexões neurais entre o córtex motor do cérebro e o sistema muscular. Depois de repetir muitas vezes uma seqüência de exercícios, a nova forma começa a parecer «normal” e natural. A repetição é necessária. Feldenkrais acreditava que ficamos tão acostumados ao padrão habitual e ineficaz, que nosso julgamento é prejudicado, o que faz com que qualquer mudança muscular nos pareça anormal. Não é suficiente tomar consciência de um padrão, diz ele, pois a “melhora na ação e no movimento aparece só depois que ocorre uma mudança no cérebro e no sistema nervoso”.
O Método Feldenkrais usa dois procedimentos para «religar” ou reeducar sutilmente o sistema nervoso. Na Integração Funcional, o trabalho de manipulação é feito na mesa, cada sessão é sob medida, pois o professor adapta cada aula de movimento às necessidades do corpo de cada aluno, usando, sensitivamente, as mãos para comunicar uma nova configuração sensorial e urna nova organização motora. 

MOSHE FELDENKRAIS:
Nascido na Polônia, na época da ocupação russa, Moshe Feldenkrais (1904-1984) imigrou para a Palestina em 1920. Formou-se em engenharia mecânica e elétrica, além de fazer um doutoramento na Sorbonne, na área de ciências. Passou dez anos em Paris no Curie Institute, período em que publicou vários artigos acadêmicos em co-autoria com FrédéricJoliot-Curie, ganhador do Prêmio Nobel.
Feldenkrais foi um dos primeiros europeus faixa preta em judô, fundador do Clube de Judô de Paris. Durante todo esse período, ele dava aulas para se sustentar. Engenheiro e fisico, atleta e mestre de judô, matemático e estudioso da acupuntura, ele transformou-se em reeducador funcional, depois de se curar de uma antiga lesão no joelho.
Quando jovem, Feldenkrais jogava futebol. Nessa época, machucou o joelho, que nunca se curou. Na Segunda Guerra Mundial, trabalhou dirigindo pesquisas anti-submarinas para o Almirantado Britânico, tinha de permanecer durante horas em navios todos os dias. O balanço constante do navio teve um efeito devastador para seu joelho. Um dos maiores cirurgiões da Inglaterra recomendou uma cirurgia, garantindo apenas 50% de chances de sucesso. Diante disso, Feldenkrais decidiu tomar a si a solução do problema. O médico avisou que ele voltaria em seis meses, implorando para ser operado.
Sem desanimar, Feldenkrais estudou tudo o que se relacionava com o movimento do corpo humano: anatomia, biologia, fisiologia, cinesiologia, neurologia, psicologia e antropologia. Sua mulher, uma pediatra, ajudou-o a compreender o desenvolvimento infantil. Estudou também Yoga, a filosofia de Gurdjieff e o trabalho de F. M. Alexander, além de assistir às aulas de Gerda Alexander em Paris e Israel.
Empenhado em curar o próprio joelho, Feldenkrais desenvolveu uma perspectiva original e abrangente da função sensório-motora e de sua relação com o pensamento, com a emoção e com a ação. Aprendeu a andar sem sentir dor e restaurou a função do joelho. As aulas em grupo do Método Feldenkrais e da Consciência Pelo Movimento surgiram em resposta aos pedidos de pessoas que também queriam aprender a se movimentar mais livremente.
Compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário