domingo, 21 de novembro de 2010

FATOS & FOTOS: Recreio dos Bandeirantes

____________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
____________________________________________________________________________________

RECREIO DOS BANDEIRANTES

Recreio dos Bandeirantes...  meu Rio....  eu te am

O Recreio, como é chamado hodiernamente, é um bairro essencialmente de classe alta e média alta que faz parte da região da Barra da Tijuca, e faz divisa com os bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Grumari e Barra de Guaratiba.
O bairro é o segundo da cidade (perde apenas para a Barra da Tijuca) em investimentos comerciais, residenciais e serviços que visam atender a classe alta.
O bairro possui as praias mais limpas, reservadas e bonitas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, 1/3 de extensão da Praia da Reserva, Prainha e Praia do Abricó (nudismo).
O Recreio conta também com bons e amplos parques ambientais, como Parque Chico Mendes, Parque Marapendi, bosques e praças bem arborizadas. Nele também encontramos muitas ciclovias

Muitos artistas também têm optado por morar no bairro.Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), passando de 0,794 em 1991 para 0,894 em 2000 (índice já defasado). O Recreio, ao contrário do bairro da Barra da Tijuca, que tem arranha-céus residenciais, possui, principalmente, prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade e sua infra-estrutura foi toda planejada para uma boa qualidade de vida.
O grande problema do bairro hoje ainda é a pouca opção de transporte público para a zona sul e região central da capital fluminense, o que o torna mais indicado para aqueles que conseguem organizar a vida ao seu redor, já que ir até o centro da capital pode demorar até uma hora e meia, em um dia normal.
A praia do Recreio, é muito frequentada por surfistas e é palco de muitos campeonatos de bodyboard e gravações da TV Globo e da Rede Record. Uma praia onde o sol não fica escondido atrás das grandes construções. Seu limite vai da praia da Barra da Tijuca até a praia da Macumba, Grumari e Abricó (praia de nudismo).



Seu loteamento é recente, datando de 1959, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes contratou o então jovem corretor de imóveis Sergio Castro para planejar e vender os lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B. O Senador Georgino Avelino, então presidente do Banco do Distrito Federal, esteve dentre os homens públicos da época que acreditavam na expansão da cidade em direção à Zona Oeste, pressionando pelo loteamento da área e sua venda a cidadãos normais.
Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca, e a leste de Guaratiba, o Recreio dos Bandeirantes é um bairro que tem crescido rapidamente, com cerca de 40.000 habitantes. 

É dos bairros que mais se valorizam na cidade, crescendo rapidamente e atraindo a classe média alta, vinda de bairros nobres já saturados e a classe média alta emergente, vinda de bairros mais humildes.



Originalmente era um grande areal, nas restingas em frente ao Pontal de Sernambetiba. 

As terras pertenciam ao Banco de Crédito Móvel, que as loteou em duas glebas. Joseph Weslley Finch comprou, nos anos 1920, umas das glebas e costumava promover visitas de fim de semana para interessados na compra de seus lotes. Muitos paulistas adquiriam terrenos à beira-mar, e construíram casas de veraneio. Por essa razão, a “gleba Finch” passou a ser conhecida como Recreio dos Bandeirantes e foi registrada como Jardim Recreio dos Bandeirantes. Mais tarde, todo o bairro passou a ter o mesmo nome. Lá estão as praias do Recreio, do Pontal e da Macumba; a Lagoinha; o morro do Rangel e as pedras de Itapuã e do Pontal.

Seu primeiro acesso era feito pela estrada do Pontal.  Depois foi aberto um caminho de terra, ao longo da extensa praia, que foi asfaltado no final da década de 1950, com a denominação de Avenida Litorânea, atual Avenida Sernambetiba. 

No início dos anos 70, foi implantada a estrada Rio-Santos que cruzava a baixada de ponta a ponta. Mais tarde, essa estrada foi duplicada e se transformou na avenida das Américas. 
A Avenida das Américas, vista do Recreio dos Bandeirantes.
Atualmente, o Recreio dos Bandeirantes é ocupado por grandes condomínios residenciais, parques como o do Pontal Tim Maia e o Chico Mendes e shoppings Centers.
 
Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.
Posts relacionados:

31 Out 2010
HISTÓRIA EM FOTOS: Av. das Américas. Avenida das Américas. em Fotos. Av. das Américas (Recreio Shopping) - 1969. Av. das Américas - 1969 ainda completamente "rural". Av. Aryton Senna com a Av. das Américas - 1968 ...
02 Out 2010
Os melhores produtos em lojas de confiança. Estrada do Joá - Anos 40. Estrada do Joá - Anos 50. Estrada do Joá - 1959. Estrada do Joá (Clube Costa Brava) - 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário