____________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
____________________________________________________________________________________
Duas elevatórias de esgoto são inauguradas em Jacarepaguá
As elevatórias de esgoto Bandeirantes e Curicica, que vão ajudar na despoluição do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, foram inauguradas na manhã desta quarta-feira. Juntas, elas bombearão cerca de 300 litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 115 mil moradores da região e vão contribuir para a preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.
A primeira inauguração foi na Estrada dos Bandeirantes, onde entrou em operação a Estação Elevatória de Esgotos Bandeirantes. A obra, com investimentos de R$ 22 milhões do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecan) e da Cedae, permite o bombeamento de 200 litros de esgoto por segundo dos imóveis da região para a Estação Jacarepaguá e, posteriormente, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, de onde é encaminhado para o Emissário Submarino da Barra.
Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a unidade deve atender a uma população de 80 mil habitantes da sub-bacia Bandeirantes em Jacarepaguá, reduzindo a poluição do Canal Pavuninha e contribuindo para elevar a qualidade da água das lagoas da região. A elevatória é equipada com três bombas acionadas por inversores de freqüência, reduzindo o consumo de energia elétrica, e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática, que fará a separação dos resíduos sólidos. Juntamente com a estação, foram implantados 27 mil metros de redes coletoras de esgoto, abrangendo todas as vias desta sub-bacia.
A Estação Elevatória Curicica fica na Rua Castor, em Curicica, e tem capacidade de bombeamento de 74 litros de esgoto por segundo, também direcionando os efluentes para a Estação Jacarepaguá, dali para a ETE Barra e posteriormente para o emissário da Barra. A obra custou R$ 8 milhões em recursos do governo do estado por meio do Fecan e da Cedae. A obra beneficiará 37 mil habitantes da sub-bacia de Curicica, reduzindo a poluição do rio Guerenguê e contribuindo para a despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá, bem como fazendo o esgotamento sanitário das empresas instaladas na região.
Além da estação, foram instalados 15 mil metros de redes coletoras de esgotos, abrangendo todas as vias da sub-bacia. A Elevatória Curicica também é equipada com bombas que permitem a redução do consumo de energia elétrica e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática capaz de retirar dos efluentes os resíduos sólidos.
Segundo Victer, os investimentos na região vão prosseguir, com mais obras de saneamento na Barra da Tijuca:
- Em breve, ainda este ano, estaremos inaugurando, em parceria com a iniciativa privada através das construtoras Carvalho Hosken e RJZ e Cyrella, uma rede de saneamento interligando as localidades Península, Gleba F e O2 - disse.
Fonte: http://lc4.in/Z7xj7
Nenhum comentário:
Postar um comentário