quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TRANSPORTE:Transoeste terá o traçado ampliado em 24 quilômetros surpreendeu os moradores do Jardim Oceânico

____________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
____________________________________________________________________________________

E o Jardim Oceânico, como é que fica?


A notícia de que o Transoeste terá o traçado ampliado em 24 quilômetros surpreendeu os moradores do Jardim Oceânico, na Barra. A área foi escolhida para ser uma das novas pontas da ligação do corredor expresso, em vez do terminal Alvorada, como previsto originalmente. A ideia da prefeitura é integrar os ônibus articulados do futuro, os BRTs (Bus Rapid Transit), à Linha 4 do metrô, que também terá como estação final o Jardim Oceânico. Para isso, será preciso erguer um novo terminal atrás do Condado de Cascais, no terreno onde ficava o hotel Maxim’s. Já alarmados com o metrô, que deverá transportar 240 mil passageiros diariamente, moradores e comerciantes agora manifestam preocupação com a possibilidade de mais 220 mil pessoas desembarcarem na área, via BRT.

Para o engenheiro de transportes Fernando MacDowell, levar o Transoeste até a entrada da Barra é péssima ideia:

— Fazer terminal na entrada da Barra é um crime. Os congestionamentos ali vão piorar. O governo vai concentrar gente onde não dá mais para concentrar. Além disso, terminais degradam todo o entorno do local onde estão instalados. Basta olhar para Pavuna e Campo Grande.

O subprefeito da Barra e de Jacarepaguá, Tiago Mohamed, porém, acredita que o BRT contribuirá para reduzir os congestionamentos na região:

— A tendência lógica é que diminua o número de carros nas ruas, até porque o BRT vai fazer integração com o metrô. O sistema também vai acabar com linhas concorrentes que passam pelas avenidas Armando Lombardi e das Américas em direção a Campo Grande, por exemplo.

A Associação dos Moradores do Tijucamar e Jardim Oceânico (Amar) aguarda o futuro próximo com cautela e vai pedir ao governador Sérgio Cabral que o metrô vá até o Alvorada, para que não seja necessário construir outro espaço no Jardim. 

No trajeto entre o terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, os ônibus circularão pelas faixas centrais da Avenida das Américas, até o shopping Downtown. Nesse ponto, o BRT fará uma grande curva para seguir pela Avenida Luís Carlos Prestes (Via Parque), de onde atravessará o Canal de Marapendi por uma nova ponte, com desembarque no terminal próximo ao Cascais. Está prevista ainda uma passagem subterrânea para pedestres, com cerca de 150 metros, que ligará esse terminal à estação do metrô.

Postado originalmente por:  http://lc4.in/88V4

Posts relacionados:
09 Nov 2010
TRANSPORTE:Ônibus que vai circular na Transoeste foi apresentado. Este Post tem Apoio Cultural da NOIVA Carioca. Ônibus que vai circular na Transoeste. transportara 160 passageiros. O novo ônibus articulado desenvolvido para circular na ...

09 Nov 2010
TRANSPORTE:Rio-Petrópolis em obras a partir de março 2011. Este Post tem Apoio Cultural da Vivenda do camarão. Rio-Petrópolis: Projeto visa reduzir distância e tempo de viagem. Projeto da concessionária Concer vai duplicar a pista de ...
09 Nov 2010
TRANSPORTE:Modelo de ônibus articulado será apresentado nesta terça. Este Post tem Apoio Cultural da NOIVA Carioca. Modelo de ônibus articulado que vai. circular na Transoeste será apresentado. nesta terça-feira ...
01 Nov 2010
Cariocas ganham nova estação de Metrô. nesta segunda-feira. Nesta segunda-feira (1), o governador Sérgio Cabral fará a abertura da estação do metrô da Cidade Nova, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. No primeiro mês, a nova estação ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário