sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEIO AMBIENTE:Briquete, um bom negócio para o bolso e para a natureza

____________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
____________________________________________________________________________________
Briquetes
por Luis Mario

Saiba porque o briquete é um bom negócio 
para o bolso e para a natureza.
Briquete é um CSR (Combustível Sólido Renovável), produzido a partir da secagem e compactação da Biomassa (bagaço de cana e outros). 
Seu formato possibilita ser transportado a Granel ou em Bags, podendo ser armazenado por longo período de tempo.
Devido ao seu tamanho o Briquete é ideal para alimentação automatizada em caldeiras e fornos, pois além de reduzir o manuseio, aumenta a eficiência destes equipamentos.
a) Escolha certa

O briquete torna-se a melhor alternativa para a produção de energia, pois substitui o óleo combustível ou gás natural com a utilização em caldeiras a vapor, sendo que ele produz vapor de qualidade com a vantagem extra de economia em até 60%.

b) Utilização dos Briquetes
O briquete pode ser utilizado em caldeiras, lareiras, fogões à lenha, fornalhas, churraqueiras, secadores, forjas, fornos e outros. Hotéis, pizzarias, padarias, abatedouros, etc, podem se beneficiar das vantagens do briquete como combustível, pois este material além de reduzir custos, otimiza a produção.

c) Dados Técnicos
Densidade específica: 1 - 1,3 (1300 kg = 1m³) 
Umidade Máxima: 2% a 6%
Poder Calorífico: 4600 - 5100 kcalj/kg
Teor de Enxofre: Nenhum
Teor de Fósforo: Nenhum

Método de Produção:
Por temperatura 150 oC e alta pressão a 9400kg/cm²,
Cinza a (850 oC): 0,6%
Material volátil: (980 oC) 20,6%
Carbono Fixo: 10,3%

d) Armazenagem

O briquete ocupa pequeno espaço no armazenamento, que pode ser próximo a fornalha; 15 toneladas de briquetes, por exemplo, necessitam de 25m², o que equivale a 90m³ de lenha aproximadamente.

e) A queima

A queima do briquete não necessita de nenhum equipamento especial. Toda fornalha preparada para a queima de lenha está pronta para a queima do produto. A alimentação manual, para maior eficiência do produto e menor poluição, deve ser contínua e com menor quantidade de briquete possível. 
A combustãodo produto é limpa, sem cheiro e fumaça.   


Comparação do Volume: 

Bagaço de Cana x Briquete. A secagem e compactação do Bagaço de Cana, reduz seu volume em até 10 vezes, obtendo ganho em espaço para armazenagem e transporte.
Após a compactação o Briquete pode ser depositado em Bags e armazenado por longo período de tempo, ao contrário do Bagaço de Cana, que com o tempo fermenta, gerando gás metano, aumentando sua porcentagem de água e produzindo chorume, que contamina o solo e lençóis freáticos.

Comparação da Eficiência Calorífica / m³: 
Bagaço de Cana x Briquete. A eficiência calorífica do Briquete é muito maior que a do Bagaço de Cana, pelo fato de estar quase seco, com aproximadamente 10% de umidade, portanto, não gasta o seu poder calorífico para eliminar a umidade excedente.


____________________________________________________________________________________
Luis Mario é Editor de A Notícia, do site A Notícia Barra, responsável pelo conteudo da Web Store Barradescontos, atuou por muitos anos como Secretário Geral de Conselhos de Saúde na região Centro Paulista e em consultorias aos Conselhos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

POSTS RELACIONADOS:
03 Nov 2010
Achim Steiner, chefe do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma), disse que, "em face desta resposta nova e inovadora à perda alarmante de biodiversidade e ecossistemas, este é um dia para festejar". O ministro alemão do Meio ...
07 Nov 2010
MEIO AMBIENTE:O Projeto Eden. Projeto Eden. É em Cornwall, Inglaterra que está localizado o “Projecto Éden”, a maior estuda do mundo. Este impressionante conjunto de edifícios, com formas de enormes bolhas reúne uma extensa colecção de ...
31 Out 2010
Vendas de Produtos Orgânicos. Feira orgânica do itanhangá Estrada da Barra da Tijuca nº 1990, na Barra da Tijuca. Rede Ecológica Grupo de consumidores do Rio de Janeiro que se organiza desde 2001 para realizar compras coletivas de ...
31 Out 2010
WWF-Brasil lança movimento nas redes sociais. “O que você precisa pra viver?” Com essa indagação, a organização não-governamental WWF-Brasil lançou o desafio da reflexão. Objetivando chamar atenção para a relação entre conservação da ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário