______________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV em Dois Pontos:
Ken Wilber & Psicoterapia Integrada, com Kátia Carvalho
__________________________________________________________________________________
4 estratégias para facilitar a leitura dos estudantes
Em "Coisas que Todo Professor de Português Precisa Saber" (Parábola, 2010), o professor adjunto de língua portuguesa da Universidade Federal da Bahia, Luciano Amaral Oliveira, tenta desvendar os ruídos que se estabelecem entre os alunos e os mestres que lecionam português para os Ensinos Fundamental e Médio.
Dividido em seis capítulos, o volume analisa as gramáticas normativas e o que os livros teóricos "pregam" sobre o ensino do português para que os professores da disciplina se aproximem de seus alunos de uma forma menos traumática e mais prática.
O volume discute cinco questões teóricas que compõem a prática pedagógica --o que é ensinar, o que é método de ensino, o que é língua, o que é saber português e a razão pela qual se ensina português para brasileiros.
Amaral Oliveira enumera quatro estratégias de leitura que podem ser aplicadas por professores, estudantes e leitores em geral. Veja abaixo:
*
PREDIÇÃO - "Prever o conteúdo de um texto faz com que o leitor ative esquemas mentais e o ajuda a construir hipóteses sobre o texto". Acostumar os alunos a explorarem o título, o subtítulo e as imagens de um texto para prever seu conteúdo é importante para conscientizá-los acerca de um fato de que eles geralmente se esquecem: um texto não é formado necessariamente só por palavras, pois ele pode também possuir imagens e cores significativas".
ADIVINHAÇÃO TEXTUAL - "É outra estratégia de leitura muito importante, a qual faz parte da competência estratégica de leitores experientes e precisa ser estimulada e desenvolvida nos estudantes. Eles precisam ser informados pelo professor que um leitor eficiente não tem de conhecer todas as palavras de um texto para compreendê-lo. Esse tipo de leitor tende a ignorar as palavras desconhecidas que vai encontrando em um texto, a menos que alguma delas seja essencial para o processamento da leitura. Nesse caso, o leitor, antes de recorrer a um dicionário, pode tentar adivinhar o significado da palavra a partir do seu contexto. Nem sempre essa tentativa funciona: às vezes, o leitor consegue chegar ao significado exato da palavra; outras vezes, ele consegue chegar a uma ideia do significado que o ajuda a entender o texto, embora não seja um significado muito preciso; outras vezes mais, ele não consegue chegar a significado algum, situação em que o dicionário surge como a alternativa mais indicada".
INFERENCIAÇÃO - "A busca do não dito a partir do dito. Um elemento que os alunos têm à sua disposição para realizar inferências é o vocabulário usado nos textos, que muitas vezes trazem pressupostos importantes para a construção dos sentidos. E uma atividade que o professor pode realizar para ajudar seus alunos a perceberem que precisam estar sempre atentos às entrelinhas é a análise de manchetes jornalísticas. Ele pode pegar jornais publicados na sua cidade, selecionar manchetes, fotocopiá-las ou escrevê-las no quadro ou ditá-las para os alunos, que terão de dizer o que está implícito nelas".
IDENTIFICAÇÃO DAS IDEIAS MAIS IMPORTANTES DE UM TEXTO - "É outra estratégia que os estudantes precisam dominar. Afinal, isso é fundamental para o aluno ser capaz de elaborar resumos, habilidade muito exigida na universidade. Uma coisa simples que o professor pode fazer para levar seus alunos a usarem essa estratégia é solicitar-lhes que identifiquem a ideia principal de cada parágrafo de alguns textos que ele selecionar para leituras em sala de aula".
*
"Coisas que Todo Professor de Português Precisa Saber"
Autor: Luciano Amaral Oliveira
Editora: Parábola
Páginas: 272
Autor: Luciano Amaral Oliveira
Editora: Parábola
Páginas: 272
Nenhum comentário:
Postar um comentário