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Após a suspensão das integrações Barra Expresso via General Osório e Jacarepaguá Expresso, da integração com Del Castilho, o Metrô Rio anunciou que a decisão foi unilateral partindo das empresas de ônibus
Após a suspensão das integrações Barra Expresso via General Osório e Jacarepaguá Expresso, da integração com Del Castilho, o Metrô Rio anunciou que a decisão foi unilateral partindo das empresas de ônibus, e buscava solucionar o problema com ajuda da Secretaria Municipal de Transportes, tendo em vista que não foi anunciado o motivo do rompimento às vésperas das comemorações de virada de ano.
O racha, no entanto, tem motivo conhecido e está na ponta da língua de despachantes, motoristas e trocadores que operam as linhas. “É dinheiro, tudo isso é dinheiro. A empresa [de ônibus] está descontente com o que vem pagando para o Metrô que quer mudar esse valor”, informa um despachante, fazendo alusão a uma suposta tentativa das empresas de ônibus de aumentar a fatia que recebem do valor da integração. A versão foi confirmada pelo motorista.
Outro funcionário, sem saber do depoimento do colega, confirmou: “O valor maior [do bilhete] vai pro Metrô. Os ônibus estão querendo mudar isso e vão tentar ganhar um pouco mais. E não tem prazo pra volta do serviço interligado [passagem única de R$ 3,80]”, contou.
No bairro de Del Castilho, seguranças da estação de mesmo nome mostraram um informe grande em um mural interno informando que as integrações Jacarepaguá e Barra via Gal. Osório estavam suspensas por tempo indeterminado por decisão das empresas de ônibus. O papel, no entanto, não era visível para os passageiros. Muitos clientes só ficaram sabendo na hora de embarcar que teriam que pagar a passagem integral, e não apenas R$ 1, como complemento da integração.
“Se é um absurdo? Claro que é um absurdo, né? Se eu soubesse tinha ido de ônibus do meu trabalho para casa. Usando o metrô e suas integrações é mais rápido e custava só um pouco mais. Só que agora, tendo que pagar duas passagens, não compensa nem um pouco”, contou o estagiário de Direito Felipe Ângelo, que, ao invés de R$ 3,80, teve que desembolsar R$ 5,50 nas passagens separadas. “Amanhã vou de busão quentão pagando 2,40”, completou ele, que mora na Barra e pretende usar a linha 175 Alvorada-Carioca.
Usuários não devem recarregar cartão pré-pago, recomendam funcionário
Moradores da Barra que residem próximos ao Terminal Alvorada seguem com uma opção de integração: Expresso Barra via Nova/América Del Castilho (a integração via Nova América/Del Castilho suspensa é a Jacarepaguá Expresso, enquanto o Barra Expresso suspenso é o via General Osório), no entanto, a empresa operadora da linha, apesar de aceitar a integração, não permite que esta seja feita com o cartão pré-pago do metrô. Somente quem compra o bilhete unitário com direito à integração pode usufruir do serviço.
O motivo de tal postura, segundo um despachante da linha, é que muitos aparelhos de leitura dos cartões pré-pagos vinham dando defeito, e em algumas viagens os motoristas eram obrigados a deixar os passageiros entrarem pela porta sem catraca porque os leitores não conseguiam identificar alguns cartões, fazendo com que muitas viagens dessem prejuízo com ônibus lotado e baixa arrecadação.
No momento, a entrada para usuários do metrô nestes modais com destino à Barra da Tijuca se faz através de bilhetes de papel.
Novas integrações começam a funcionar sem bilhete comum Metrô-Ônibus
Na última terça-feira, começaram a circular, em caráter experimental, as integrações Nova América/Del Castilho – Praça Seca e Nova América/Del Castilho – Gardênia Azul, respectivamente linhas 2111 e a tradicional 268. O passageiro que usar essas linhas, no momento, não pode usar bilhete de integração e tem que pagar R$ 2,70 nos ônibus, que têm ar-condicionado, independentemente do usuário ter ou não usado o metrô e, por este, já tendo pagado R$ 2,80.
Segundo funcionários das empresas de ônibus, a integração não está valendo nestes modais porque as linhas ainda estão em teste e não se sabe se ficarão definitivamente. Se as novas linhas forem confirmadas, a integração valerá a partir da segunda quinzena de janeiro próximo.
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