sábado, 29 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE: Maioria das praias do Rio está própria para o banho

_________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Mara Rubia Festas
mararubia@yahoo.com.br
Tel.: (21) 3756-9030/9276-0100/7707-9692 id: 23*3075
_________________________________________________________________________________
Um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro. Muito Sol com a maioria das praias liberadas e lotadas
Na capital, da Barra da Tijuca à Zona Sul, 12 praias estão recomendadas ao banho, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). : Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, inclusive, no trecho Quebra-Mar ao Pepê; Joatinga, Vidigal, Ipanema, Arpoador, Diabo e Vermelha.

Já Flamengo e Copacabana estão recomendadas, mas com restrições. No Flamengo, os banhistas devem evitar as proximidades da saída do canal do Rio Carioca. Em Copacabana, evitar locais com sinais de poluição. Não estão recomendadas ao banho as praias de Barra de Guaratiba, a do Pepino, em São Conrado, Arpoador, Leme, Urca e Botafogo.

Em Niterói, cinco praias estão recomendadas, sendo que três das quais apresentam restrições. Estão totalmente próprias as praias do Sossego e Itacoatiara. Já Piratininga, Camboinhas e Itaipu têm restrições. A primeira em trechos com sinais de poluição e as duas últimas nas saídas próximas ao Canal de Itaipu. Nove praias não estão recomendadas ao banho: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva, Adão.

Na Ilha do Governador, apenas a praia do Jardim Guanabara está recomendada, mas com restrição. Nas demais, Galeão, São Bento, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, B.Capanema, Guanabara, Pelônia e Ramos, o banho deve ser evitado.

Das praias da Ilha de Paquetá, apenas Imbuca e Ribeira estão próprias. As demais, Grossa, Tamoios, Catimbau, P.Castagneto, Moreninha e J. Bonifácio não estão recomendadas.

O Inea reitera, no entanto, que após episódios de chuvas, o banho de mar deve ser evitado por 24h. Em trechos onde há extravasamento de águas pluviais, a recomendação é que se evite o banho por pelo menos 48h. Os boletins atualizados de balneabilidade das praias de todo o Estado, bem como, os dos dois últimos anos podem ser consultados no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário