domingo, 2 de janeiro de 2011

RÊVEILLON 2011: Resumo da festa

______________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Art & Neon
__________________________________________________________________________________ 
Dois milhões de pessoas participam do 
Réveillon em Copacabana
por ISAAC ISMAR
Dois milhões de pessoas participam do Réveillon em Copacabana. Foto: AP
Queima de fogos em orla carioca durou 16 minutos e foi acompanhada de música
Dois milhões de pessoas acompanharam nas areias da praia de Copacabana a chegada de 2011 no Rio de Janeiro, segundo os organizadores do evento. O tempo instável, com céu nublado e temperatura variando entre 24 e 25ºC, parece não ter espantado cariocas nem turistas e muitos até tiveram dificuldade de chegar a tempo à orla para acompanhar a queima de fogos, devido ao grande volume de público. Pouco antes da meia-noite, era grande a movimentação nas ruas que dão acesso à avenida Atlântica, de frente para o mar.

O show de pirotecnia, que durou 16 minutos, começou exatamente a zero hora, com a queima de cerca de 25 mil toneladas de fogos de artifício, distribuídas em 11 balsas localizadas em linha pelo litoral de Copacabana. Pela primeira vez, o público ouviu música durante o espetáculo. Os temas foram: Seja bem-vinda década de ouro, Riquezas naturais, União dos povos, Celebração da vida, Simpatia carioca, Paz no mundo, Energia contagiante, O futuro é azul, Apoteose do amor e Aquarela do Brasil.

A festa foi batizada de "década de ouro" por causa dos eventos de grande porte que o Rio de Janeiro sediará nos próximos dez anos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Jogos que, inclusive, tiveram sua logomarca apresentada cerca de 1h30 antes da queima de fogos, em cerimônia realizada no hotel Copacabana Palace, transmitida pelos telões espalhados pela orla.

Presentes à cerimônia, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o francês Jacques Rogge, juntaram-se posteriormente aos convidados da área vip na praia, e, durante o show de Zeca Pagodinho, iniciado a 0h30, Paes subiu ao palco e tocou tamborim.

A jornalistas, o secretário de Turismo do município do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, falou do sucesso do Réveillon carioca, considerado por ele o melhor do mundo. "As pessoas ficaram emocionadas com a queima de fogos, e a trilha sonora foi o diferencial este ano. Ver essas pessoas confraternizando em clima de paz foi realmente emocionante", disse.

Depois do show de Zeca Pagoginho, mais samba daria continuidade à programação, com apresentação das escolas de samba Grande Rio e Unidos da Tijuca no palco Brasil, que é o palco principal, e Beija-Flor e Vila Isabel, no palco Santa Clara.

Opinião de quem participou 
As amigas Vanessa Oliveira, Milena Pereira e Priscila Ferreira, todas de 22 anos, destacaram a qualidade do espetáculo, mas criticaram a insuficiência de sanitários. "A festa foi muito bonita, melhor que a do ano passado. Os shows e os fogos foram melhores. Até para chegar aqui foi fácil. Viemos de Metrô. O único problema foram os banheiros, que eram poucos", disse Milena, que é pedagoga.

Apesar do inconveniente, elas garantem que estarão presentes no Réveillon carioca de 2012 - ano para o qual elas esperam mais amor e dinheiro, depois das simpatias que afirmam ter feito antes da passagem de 2010 para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário