__________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Mister Body Art
__________________________________________________________________________________
O enredo da Curicica para o próximo carnaval é Eu sou o samba, a voz de um povo brasileiro, de Amauri Santos.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica foi fundado em 01 de março de 1993. Surgiu da fusão dos Blocos “Universal” e “Quem tem boca fala o que quer”. Na época ambos não tinham registro oficial. O que tinham em comum, além da vontade de crescer, era a cor branca. O “Universal”, azul e branca e, o “Quem tem boca fala o que quer”, vermelha e branca. O dia, 01 de março, o ano, 1993. Reuniram-se, na Rua Paraíso do Norte Nº 14, sede do Universal Jacarepaguá Futebol Clube, vários representantes das duas agremiações e mais alguns amigos do “Conversando entre Homens e Mulheres”. O encontro começou às 19H e só terminou à 1h. Daí saíram as novas cores ( vermelha, azul e branca) e, sob a presidência do Sr. João de Jesus, foram iniciados os trabalhos para o 1º desfile, com um nome registrado: Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica.
1994 - Iniciava-se, agora sobre o símbolo do aperto de mão, uma trajetória vitoriosa. O trabalho inicial era “A União Canta A Uva”. O Presidente era João de Jesus e trazia junto uma comissão de carnaval composta por Vicentão, Uziel, Zezinho Orelha, Gessé, Vânia e outros mais. O carnavalesco era o Aureliano, o Léo Gordurinha. Ainda “cheirando a tinta” na Federação dos Blocos do Estado do Rio de Janeiro, a Curicica faz jus ao local do desfile: Bonsucesso. Bom sucesso geral: 1º lugar.
1995 - Local Bonsucesso. Neste ano o Carnavalesco era o Bira Xavier. O enredo: “Quem Canta Seus Males Espanta”. Resultado: 2º lugar.
1996 - De novo Bira Xavier. O enredo: “Hoje Eu Vou Sambar, E Você também”. A “novidade”: 1º lugar de novo.
1997 - Enredo: “Doce Ilusão”. Carnavalesco: Bertoldo de Souza Osvaldo Cruz. Colocação 2º lugar.
1998 - Um ano marcante: a despedida da agremiação saindo da Federação dos Blocos do Rio de Janeiro com um desfile simbólico na Avenida Rio Branco. Motivo: avaliação para o ingresso na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Próximo desfile: Grupo E.
1999 - Estréia no Grupo E. Grande desfile, fantástico. O enredo: “Brasil, Quá, Guá, Guano, Ano 2000”. A nova Escola era só alegria. Comemorou abraçada ao Carnavalesco José Marcos Bonsucesso. Um bom nome, mais um grande sucesso: 1º lugar.
2000 - A Escola tinha por obrigação fazer um grande desfile. Ano 2000, simbólico ano, virada do milênio. O Carnavalesco era o Sandro Gomes que levou a Curucica para arrebentar. O enredo “A Esperança De Um Povo”. A Escola conquistou a 2º colocação, mais do que suficiente para decolar para o Grupo D. A obrigação era um grande desfile e Bonsucesso estava lá como testemunha. Se era obrigação, assim o fizemos.
2001 - O carnavalesco: José Marcos Sérgio Ferreira. Apesar do 6º lugar, “2001- Uma Virada Carioca” nos leva para o Grupo C.
2002 - “Sou Índio, Sou Negro, Sou Branco, Sou Brasil, Sou Brasileiro, Eu Nasci Para Bailar” com os Carnavalescos Miriam Araújo e José Marcos nos traz o 2º lugar, e nos leva para a Sapucaí.
2003 - Sapucaí, olha nós aqui. Os Carnavalescos: Miriam Araújo e José Marcos. Levamos o 5º lugar com o enredo “Da Criação À Reconstrução, 90 Anos Do Mercadão De Madureira”. Estamos no Grupo B.
2004 - O enredo “Verdade Prá Quem Viveu, Miragem Prá Quem Não Viu, Invasão De Amor E Paz Na Terra Do Meu Brasil”. Miragem para quem viveu, verdade para quem não viu. A gangorra que nos levou para cima, humildemente, nos trouxe de volta para o Grupo C. Colocação 11º lugar.
2005 - Jorge Caribé: O Carnavalesco. Local: Intendente Magalhães. Um grande enredo propicia a que Caribé, esbanjando competência, nos leve de volta à Sapucaí. "Bahia De São Salvador, Porto Seguro Do Brasil”. Voltamos a um porto seguro: 1º lugar por mérito próprio, de volta ao Grupo B.
2006 - Caribé, dessa vez, vem ousado. Aposta na irreverência e traz um enredo atual e polêmico: “GLS Com A Bandeira Da Alegria, O Babado Da Curicica No Carnaval É Só Folia”. A harmonia dos sexos. Só é possível viver bem com muito amor, não importa a opção sexual. Mãos dadas: “Não preciso que me aceite, apenas que me respeite!” Um desfile pomposo, rico. Um 4º lugar bastante honroso, décimos nos separou dos três primeiros colocados.
2007 - O Carnavalesco Flávio Alberto Campello, integrou-se a nossa comunidade nos trazendo a beleza em versos, alegorias, fantasias e poesias com o Enredo “Brazil S/A...pátria que nos pariu”no qual ficamos em 8º lugar, adiantando assim nossos trabalhos para 2008 desde abril de 2007.
2008 - O União do Parque Curicica em parceria com o carnavalesco Flávio Alberto Campello veio com o enredo: "O mundo místico das águas, em berço esplêndido derrama ao planeta seu clamor" no qual a nação Curiciquense clamou pela preservação ambiental em principal das águas.Infelizmente por problemas técnicos obtivemos o 11ºlugar.
2009 - Com o enredo "O Carioca é aquele...espírito, paixão e fé" de Amauri Santos e Paulinho do Ouro a Agremiação conseguiu uma boa colocação, ficando em segundo lugar.
2010 - O caldeirão ferveu no dia 16 de fevereiro de 2010. O enredo Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... Sei lá, né?, de Amauri Santos e Paulinho do Ouro, conquistou o terceiro lugar, empatando com Sereno de Campo Grande com 269,1 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário