sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TRANSPORTE: Por dentro da Linha 4

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Desde o início de janeiro, 300 operários trabalham nas escavações da Pedra do Focinho do Cavalo, na Barra da Tijuca
O objetivo é abrir caminho para a ligação sobre trilhos entre as zonas Sul e Oeste da cidade. A partir do início de 2016, quando a linha 4 do metrô entrar em operação, 230 mil passageiros circularão diariamente entre Ipanema e Barra. Esta semana, o coração do projeto na região começa a se materializar, com o início da construção da estação Jardim Oceânico, no canteiro central da Avenida Armando Lombardi.

Na direção de São Conrado, já foi escavada uma passagem de 120 metros. Rumo ao Jardim Oceânico, o avanço ainda é tímido: 30 metros. O túnel de serviço, por onde entram e saem máquinas e operários, já foi totalmente aberto e tem 270 metros de comprimento. Ao final das obras, ele será usado como saída de emergência e via de ventilação.
Para atingir São Conrado, ainda é necessário escavar quatro quilômetros e 980 metros. Sem contar os outros oito quilômetros que levam a Ipanema. A maior parte do trajeto será feita por debaixo da terra, mas, na Barra, o projeto prevê um trecho de 275 metros na superfície. A ideia é construir uma ponte estaiada, que sairá da Pedra do Focinho a 11 metros de altura e seguirá até a Avenida Armando Lombardi, onde sua altura será reduzida gradativamente até atingir a estação, já a 23 metros abaixo do solo.

A estação ficará no canteiro central da avenida, pouco depois da altura do número 400. As saídas levarão aos dois lados da via, próximo aos números 33 e 601. Também está prevista a construção de um pequeno estacionamento nas proximidades, ainda sem número de vagas definido. O sistema de BRT terá um ponto de encontro com a estação do Jardim Oceânico por meio de um mecanismo que ainda será avaliado, como uma plataforma. O objetivo é diminuir a distância entre o metrô e os ônibus e facilitar o acesso de passageiros, já que o terminal será erguido atrás do Condado de Cascais. 
A previsão é de que a obra, orçada em R$ 5 bilhões, seja entregue em 15 de dezembro de 2015. Porém, devido aos três meses de testes de segurança necessários, a Linha 4 só deverá entrar em operação em março de 2016. O trajeto entre Barra e Ipanema deverá ser feito em 20 minutos. Os curiosos poderão percorrer os túneis do metrô da Barra já a partir do segundo semestre. A visitação será aberta uma vez por mês, aos sábados. 

Em 45 dias, começam as escavações a partir de São Conrado. Segundo Eduardo D’Aguiar, gerente de Obras da Riotrilhos, que pertence à Secretaria estadual de Transportes, a ideia é abrir duas frentes de trabalho, nos dois sentidos.

Em São Conrado, a estação será construída nas proximidades da Rocinha. Na Gávea, o projeto também prevê uma, na altura do Planetário. O Leblon ganhará uma estação no Jardim de Alah e outra, possivelmente, na altura da Rua Bartolomeu Mitre. Já em Ipanema, a Secretaria estadual de Transportes prevê a construção de uma estação nos arredores da Praça Nossa Senhora da Paz.

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