sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SURF:Entrevista/Jean da Silva Campeão do Brasil Surf Pro 2010 – “Nunca imaginei esse título”

____________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Inspiração Perfumes
____________________________________________________________________________________

Entrevista/Jean da Silva Campeão do Brasil Surf Pro 2010
 “Nunca imaginei esse título”
A semana no esporte joinvilense continua em alta. Ontem, nas ondas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o surfista Jean da Silva se tornou o primeiro catarinense a faturar o título máximo do surfe nacional. O feito foi obtido depois da vitória sobre o cearense Michel Roque, nas oitavas de final, que garantiu a conquista do Brasil Surf Pro 2010. Natural de Joinville, Jean começou a surfar ainda na infância.

Aos sete anos já arriscava as primeiras manobras nas praias de Barra do Sul. Aos 17, tornou-se profissional. Mudou-se para São Francisco do Sul, onde passou cinco anos e, no final ano passado, deu mais um passo na carreira: foi para o Rio de Janeiro para poder participar de mais campeonatos.

O título caiu no colo do joinvilense quando o amigo Tomas Hermes, de Barra Velha, derrotou o potiguar Alan Jhones no começo da manhã de ontem. Jhones era concorrente direto na briga pelo título. Hoje, a etapa, última deste ano, continua. Jean enfrenta o paulista Heitor Pereira no segundo round.

A semana no esporte joinvilense continua em alta. Ontem, nas ondas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o surfista Jean da Silva se tornou o primeiro catarinense a faturar o título máximo do surfe nacional. O feito foi obtido depois da vitória sobre o cearense Michel Roque, nas oitavas de final, que garantiu a conquista do Brasil Surf Pro 2010.Natural de Joinville, Jean começou a surfar ainda na infância. Aos sete anos já arriscava as primeiras manobras nas praias de Barra do Sul.

Aos 17, tornou-se profissional. Mudou-se para São Francisco do Sul, onde passou cinco anos e, no final ano passado, deu mais um passo na carreira: foi para o Rio de Janeiro para poder participar de mais campeonatos.O título caiu no colo do joinvilense quando o amigo Tomas Hermes, de Barra Velha, derrotou o potiguar Alan Jhones no começo da manhã de ontem. Jhones era concorrente direto na briga pelo título. Hoje, a etapa, última deste ano, continua. Jean enfrenta o paulista Heitor Pereira no segundo round.
Entrevista com o campeão ao Blog do Banana:
Blog do Banana: Imaginava que um dia chegaria tão longe no esporte?
Jean da Silva: No começo da minha carreira, eu nunca pensei nisso, nunca pensei que seria campeão. Porque, na verdade, eu encarava como uma diversão. Depois a diversão foi ficando mais séria, mas mesmo assim nunca pensei que conquistaria. Nunca imaginei esse título.

Blog do Banana: Quais são os próximos objetivos na carreira?
Jean: Eu ganhei esse título, mas ainda quero ganhá-lo outras vezes nos próximos anos em que continuarei disputando. Também quero tentar correr o WQS, só é preciso um pouco mais de investimentos dos patrocinadores, que possam ajudar e acreditar em mim.

Blog do Banana: Quando foi que percebeu que o título era seu?
Jean: Quando o Alan, que estava em segundo no ranking, perdeu para o Tomas Hermes deu uma aliviada. Naquele momento só ficou o Heitor. Se eu vencesse minha bateria, seria campeão. Se não, teria que torcer para ele não vencer a etapa. Mas tudo correu como o esperado.

Blog do Banana: Então dá para dizer que os créditos podem ser divididos com o Tomas Hermes?
Jean: Com certeza. Ele fez parte da minha vitória e da minha conquista. Ajudou muito. Agora, ele está aqui do meu lado comemorando junto e até está brincando que se cairmos na mesma bateria juntos, eu preciso dar uma aliviada.

Blog do Banana: E como você avalia as chances de ainda conseguir o título da etapa? Vai aliviar para o Tomas?
Jean: Claro, quero ir até o final e ainda vencer a etapa, mas vou ficar muito feliz se for ele o vencedor. Quanto a dar uma aliviada, tenho certeza que ele não vai precisar de uma forcinha.

Blog do Banana: A etapa foi realizada na Barra da Tijuca, que é onde você mora. Surfar em casa foi decisivo?
Jean: Foi sim. Aqui eu me senti bem a vontade, me adaptei bastante às ondas e a competição se tornou mais fácil. Antes, eu considerava a onda aqui muito difícil, mas fui me adaptando até conseguir dominá-la.

Blog do Banana: Como se sente sabendo do fato que é o primeiro catarinense a ir tão longe?
Jean: Eu me sinto realizado, ainda mais por ser um circuito muito disputado. Grandes nomes fazem parte desse circuito. Nomes, inclusive, que competem em nível internacional. Também tem garotos da nova geração e outros bons surfistas de Santa Catarina. Fico muito contente.

A conquista
1 – Na quinta-feira, a vitória sobre o baiano Flávio Costa, no oitavo duelo do dia, derrubou cinco concorrentes diretos na briga pelo título. Apenas o potiguar Alan Jhones e o paulista Heitor Pereira seguiam com chances de roubar a fatura do joinvilense.

2 – No segundo duelo da sexta-feira, o catarinense Tomas Hermes venceu Alan Jhones, que era o principal rival na briga pelo título. Se o potiguar vencesse, Jean só seria campeão se o adversário não chegasse na final.

3 – Heitor Pereira venceu a sua disputa com o surfista Ulisses Meira e jogou a pressão para cima de Jean, que precisava vencer para confirmar o título.

4 – No duelo seguinte, Jean enfrentou o cearense Michel Roque. A disputa foi acirrada e decidida nos detalhes. A vitória foi por 10,77 a 10,10 e o título pôde ser confirmado.

5 – Hoje, Jean da Silva enfrenta Heitor Pereira nas quartas de final. Os dois ainda estão na briga para conquistar o título da etapa.

http://wp.clicrbs.com.br/nasondascombanana/2010/12/10/joinvilense-jean-da-silva-e-campeao-brasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário