quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

VIDA MODERNA:Palestra gratuita sobre coaching na Barra

___________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Art & Neon
__________________________________________________________________________________
Palestra gratuita sobre coaching na Barra
Tema: Mito e Verdade

O ICCoaching, em parceria com o Movimento RH Barra, promove palestra gratuita com o tema "Coaching: Mito e Verdade". Ela ocorrerá no dia 10 de dezembro, sexta-feira, das 8h30 às 11h, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. Voltado para profissionais da área de recursos humanos, terá como palestrantes Carlos Alecrim e Gustavo D’Ávila. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: movimentorhbarra@hotmail.com.
O Campus Tom Jobim fica na Avenida das Américas nº 4.200 - Bloco 11 – Sala 202.

SOBRE O ICCOACHING:
Missão
Estimular, Desenvolver e Sustentar Mudanças Positivas para ampliar a performance humana, visando a Excelência pessoal e profissional.
Visão
Servir de Referencial para Estudos e Aplicações de Coaching para pessoas e empresas líderes, no mercado nacional.
Valores
Ética, Responsabilidade, Confiança, Comprometimento, Proatividade e Empreendedorismo.
MUDANÇAS: São inevitáveis. 
Como nos prepararmos para elas?
Por Gustavo D'Avila
Devemos ter em mente como podemos encarar as situações de mudanças, pois a única coisa que sabemos antecipadamente é que elas ocorrerão em nossas vidas!
De acordo com o Dicionário Aurélio, uma mudança pode ser definida como: “o ato ou efeito de mudar, alterar ou modificar. Sendo que uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.”

Você percebeu a importância desta definição? Caso você fosse impactado por uma mudança, qual fato gerador gostaria que ocorresse em sua mudança: algo inesperado e incontrolável ou algo planejado e premeditado? Acredito que tenha respondido algo planejado e premeditado, certo? Porém as duas irão acontecer em sua vida, porém em proporções diferentes.

Se você não faz suas escolhas de acordo com seus valores, crenças e propósitos de vida, você provavelmente estará sendo levado pela vida. Sendo assim o número de mudanças inesperadas e incontroláveis será predominante e terá a sensação de que sua vida não pertence a você. É claro que sentir ou não controle da sua própria vida, não tem o mesmo significado para todas as pessoas, cada um percebe o controle a sua forma; umas têm o tempo de reação mais rápido e sente o controle com menos informações ao seu dispor do que outras, que necessitam de mais informações e planejamento para sentir o controle nas mãos. Isto está relacionado com o perfil comportamental de cada um e não com a falta de preparo para mudanças. Porém uma coisa é certa: temos que saber para qual direção queremos levar nossas vidas.

Seguindo uma vida na qual você toma as decisões, assume os riscos pelas suas escolhas e as faz de forma consciente, vivenciará um número muito maior de mudanças planejadas, o que poderá contribuir muito para a sua realização pessoal e profissional, pois sentirá o prazer de pilotar sua própria vida pessoal e profissional.

Já se perguntou sobre qual dos dois tipos de mudanças mais têm lhe acontecido? As inesperadas ou as planejadas? Imagine se seria possível você obter melhores resultados em sua vida, caso ela fosse repleta de mudanças inesperadas ou incontroláveis e você constante mente não estivesse preparado para elas! Sem saber qual o caminho a seguir ou qual seria o norte ou direção que sua vida deveria seguir.

Imagine uma situação em você ganhe numa loteria, por exemplo, o que faria no instante seguinte? Se você estiver despreparado para a mudança e sem objetivos de vida definidos, como será seu processo de tomada de decisões? E neste caso falamos de uma mudança não planejada! As suas escolhas neste momento definirão como será o aproveitamento desta oportunidade que recebeu. Acredita que você será eficaz em suas escolhas? Em contrapartida, se estiver preparado, seja de forma superficial ou mais elaborada, poderá usufruir do prazer de ter um caminho traçado, que está alinhado com seus valores, sua expectativa de futuro e seus objetivos de vida. Em qual das situações acredita que o aproveitamento desta oportunidade será mais eficaz???

Ou ainda, pense numa transição de carreira! Mudar de uma situação atual que está causando insatisfação pode ser apenas uma fuga. Sem estar preparado para a mudança vale à máxima: “quando não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve”. Quer dizer: estar preparando para mudar está relacionado com o caminho que devemos escolher e este deve estar alinhado como nosso perfil e exige autoconhecimento. Imagine mudar de função a todo instante numa organização sem saber para onde deveria ir? Fatalmente você seria levado passaria a atuar num círculo vicioso que te levaria a um nível de performance e entrega muito baixo. Mas, quando se tem consciência de suas capacidades e do seu perfil, o profissional pode promover ou se preparar para a mudança que o levará a função ou local que tem mais aderência com o que ele realmente é, o que conseqüentemente o remeteria a um nível de performance e entrega muito mais elevado do que o atual, além de contribuir para sua própria realização profissional.

Segundo Einstein, “Não há maior demonstração de insanidade do que fazer a mesma coisa, da mesma forma, dia após dia, e esperar resultados diferentes.” Ou seja, quando precisamos de novos e melhores resultados, necessitamos fazer algo diferente, quer dizer promover mudanças! E não poderia ser diferente, não é mesmo!

De um modo geral, todos nós queremos a mudança de alguma situação, mas contraditoriamente vivemos uma vida inteira na expectativa de que esta mudança comece pelos outros ou de fora para dentro, isto gera uma situação de estagnação e lamentação em sua vida. Neste momento o indivíduo necessita de mudanças nas suas atitudes e comportamentos para obter novos resultados.

A partir deste ponto fica a pergunta: como promover mudanças positivas e sustentáveis na sua vida? O Coaching pode apoiar neste processo de mudança positiva.

De acordo como BCI (Behavioral Coaching Institute) e o ICC (International Coaching Council) o Coaching Comportamental vai muito além de falsas promessas de mudanças, e examina o que pode e o que não pode ser mudado. Apresenta meios de internalizar um novo otimismo nos coaches e seus clientes em relação à obtenção de novas mudanças com base em pesquisas com validação científica.

O Coaching Comportamental incorpora pesquisas de muitas disciplinas, que o transformaram num modelo prático e validado. Incorpora conhecimento de psicologia (comportamental, clínica, social, organizacional), sistemas de teorias, filosofia existencial, educação e literatura de gerenciamento e liderança.
Um dos motivos que torna o Coaching Comportamental tão amplamente aceito é que ele permite que dados referentes a comportamentos específicos e desejados sejam levantados, impactando a aplicação numa habilidade profissional.
Quando utilizamos ferramentas de mudança comportamental validadas, os comportamentos desejados podem ser facilmente medidos e avaliados de maneira rigorosa. O Coaching Comportamental, com sua ênfase em pesquisas e evidências, proporciona aos indivíduos e organizações um sistema testado e comprovado, que aumenta enormemente as chances de uma mudança comportamental efetiva e duradoura.

Podemos enfatizar alguns aspectos do comportamento e da aprendizagem, existentes no Coaching Comportamental que é utilizado no Modelo de Coaching do ICCoaching®:
Grande parte do nosso comportamento humano é aprendida;
Todo comportamento resulta em uma consequência positiva ou negativa para o indivíduo e aqueles que o cercam;
Indivíduos são sistemas dentro de sistemas, e cada indivíduo afeta e é afetado pelos sistemas e as constantes mudanças pelas quais passam;
É preciso definir o status atual do indivíduo e seu progresso de desenvolvimento em seus comportamentos e não através de traços e estilos de personalidade;
Especificar o comportamento desejado;
Medir o comportamento desejado;
Explorar os valores principais, motivação, crenças e emoções, que possam resultar numa mudança comportamental significativa;
Avaliar comportamentos escondidos (crenças limitantes, ansiedade etc.) e sua relação com atitudes percebidas (ex. dificuldade para falar em público);
Descobrir e avaliar eventos emocionais;
Avaliar eventos ambientais e suas interações com o comportamento e o ambiente;
Empregar técnicas comportamentais validadas;
Fornecer provas estatísticas sobre os benefícios de comportamentos e ROI;
Fornecer estratégias de monitoramento, sustentabilidade e de auto-coaching para o coachee.

Desta forma credenciamos um processo de Coaching como ferramenta com total condições de promover mudanças positivas em sua vida, através de uma metodologia estruturada e comprovada que o apoiará na obtenção dos resultados desejados.

Mas lembro aqui que toda e qualquer mudança ou transformação nas pessoas só realmente acontecem quando geramos compromissos com a mudança, o que pode acontecer através de valor percebido por ela no estado futuro desejado.

E você, está preparado para mudanças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário