_____________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV em Dois Pontos:
Dependência Química & Co-dependência, com Neo Melo
__________________________________________________________________________________
Google apresenta notebook e Chrome OS
Durante evento nesta terça-feira, o Google apresentou as novidades do navegador Chrome 8, a loja de aplicativos Web Store e o aguardado sistema operacional Chrome OS.
E juntamente com o sistema, a empresa anunciou o notebook CR-48, desenhado especialmente para servir de "programa piloto" para o Chrome OS. A empresa iráliberar senhas para que usuários solicitem receber um dos notebooks para teste, embora poucos estarão disponíveis inicialmente.
O fabricante do hardware não foi confirmado pelo Google, pois a máquina "servirá apenas para teste do software", afirmou Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de programas do Google. Porém, a empresa anunciou que seus parceiros neste início de projeto serão Acer, Samsung e Intel. E os próximos notebooks com o Chrome OS estarão disponíveis em meados de 2011.
O modelo CR-48, possui tela 12 polegadas, 3G global, touchpad, dual-band Wi-Fi 802.11n, bateria com duração de 8 horas (8 dias em stand by) e webcam. Não possui tecla Caps Lock e nenhuma tecla funcional. O notebook utiliza drive SSD e não há drive óptico.
Embora o Chrome OS seja baseado nas nuvens, o sistema também funcionará offline. O Google Docs, por exemplo, estará disponível desta forma. O notebook CR-48 também poderá acessar a rede 3G, por meio do modem Gobi, da Qualcomm, que tem alcance mundial, podendo ser utilizado em qualquer lugar.
Nos Estados Unidos, o Google fechou contrato com a Verizon para oferecer planos de dados aos usuários do notebook Chrome OS. A começar com 100MB gratuitos mensais, por um plano de dois anos com a operadora. Planos pré-pagos também estarão disponíveis a partir de US$ 9,99. E a operadora que irá comercializar o CR-48.
No quesito segurança, o Chrome OS terá atualizações automáticas, sandboxing (que roda o aplicativo em segundo plano, para que caso possua vulnerabilidades as mesmas não afetem o sistema) e criptografia de dados para cada pessoa que utilizar a máquina.
O sistema também terá uma função chamada Verified Boot, que verifica de modo criptografado quaisquer modificações no sistema, permitindo reverter para a sessão anterior do mesmo caso alguma informação tenha sido perdida.
A ideia do Google, inicialmente, é reforçar a presença do sistema em empresas. Eric Schmidt, CEO do Google, também disse que não pretende associar a imagem da empresa com o sistema operacional. "Não será necessário ter uma conta no Google para usar o Chrome OS", afirmou.
Fonte: info.abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário