terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE: Mais preservação em Marapendi

_______________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Pizzeria Bugatti 

DELIVERY (21) 3419-3000 - PIZZERIA (21) 2491-6369
________________________________________________________________________
Preservação em Marapendi
por Anna Luiza Santiago
Parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Zoobotânico de Marapendi, entre a Barra e o Recreio, poderá se tornar patrimônio natural do estado no início da próxima semana. O projeto de tombamento, apresentado pelo deputado Paulo Ramos (PDT), foi aprovado na Assembleia Legislativa dia 22 de dezembro e aguarda sanção do governador Sérgio Cabral.

Aprovado, o projeto preservará um trecho de 141 mil metros quadrados entre o mar e a Lagoa de Marapendi, onde novas construções serão proibidas. Atualmente, é possível edificar em três das sete zonas em que se divide a APA. Criada por decreto municipal em 1991, ela tem mais de 970 hectares e rica vegetação de restinga.

Para o deputado, o tombamento ajudará a frear a expansão imobiliária na região e criará um polo turístico importante, com foco nas Olimpíadas de 2016:

— Se o governador quiser deixar seu nome marcado, tem que transformar aquela área em parque ecológico. O apelo ao turismo é muito grande. A Barra cada vez ganha mais hoteis por causa das Olimpíadas.

Em caso de veto, o texto retornará à Casa para ser apreciado no prazo de um mês, a partir do dia 2 de fevereiro, data de início da legislatura. Neste dia, o deputado apresentará outro projeto de lei, que autoriza o governo do estado a desapropriar a área e indenizar os donos dos lotes de terra.
Fonte: bairros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário