quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

NOSSA BARRA: Quinto comandante da Barra em menos de dois anos fala de seus planos

__________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural do Studio Barra
Av. das Américas, 1500 - Shopping San Francisco Top Town 
Telefone: (21) 2438-0724/9667 5597
______________________________________________________________________________
O quinto comandante em menos de dois anos. No dia 27 de dezembro, o tenente-coronel Cristiano Luiz Gaspar assumiu o 31º BPM (Recreio)
O tenente-coronel Cristiano Luiz Gaspar assumiu o 31º BPM (Recreio) no lugar do tenente-coronel Antonio Couto, dando continuidade à dança das cadeiras no batalhão, desde a saída de Paulo Mouzinho, que ficou quase cinco anos à frente da unidade. O novo líder policial, que encara as mudanças como rotineiras, promete seguir com os projetos iniciados pelos últimos comandantes e dar sequência à redução dos índices de criminalidade na região. 

O senhor veio de qual batalhão? 
Cristiano Luiz Gaspar: Meu último batalhão foi o 37º BPM (Resende), onde fiquei um ano e meio. Trabalhei um bom tempo da minha carreira no Regimento de Polícia Montada. Também já fui do 27º BPM, do 4º BPM (São Cristóvão) e do 17º BPM (Ilha do Governador). Agora, quero usar a experiência adquirida para continuar essa sequência de queda dos índices criminais na Barra e nos bairros vizinhos. 

Como? 
Gaspar: Utilizando o conhecimento que acumulei nestes meus 26 anos de Polícia Militar. Ouço muito os oficiais do batalhão antes das decisões e busco seguir o modelo adotado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, que tenta reduzir os índices de criminalidade por meio de um sistema de metas e avaliando os territórios por meio de manchas criminais, mapeando os pontos mais críticos. Dessa maneira consegui reduzir os números na área da minha última unidade e espero atingir meus objetivos também nesta minha nova zona de atuação. Outra estratégia é manter o diálogo com os moradores, representados pelas lideranças comunitárias. 

De que forma se dará esse contato com a população da região? 
Gaspar: Em conversas com as associações de moradores, principalmente com o Conselho Comunitário de Segurança, ocasiões nas quais o comandante e os delegados se reúnem formalmente com as lideranças para discutir os problemas da área. Muitos já têm meu telefone e me ligam pedindo ajuda e sugerindo soluções. Essa integração é grande e muito boa. As associações de moradores desta região são muito fortes, e tenho certeza que teremos um contato frequente. 

Quais os seus planos imediatos para o batalhão? 
Gaspar: Quero implantar duas novas salas: uma de análises criminais para dar suporte científico às ações de planejamento operacional e outra de comunicação social, para melhorar o atendimento à comunidade. Temos, hoje, cinco câmeras funcionando e já está prevista a chegada de novas. Também pedimos o aumento de efetivo, que hoje é de 500 policiais. Sobre os projetos do último comandante, tenente-coronel Antonio Couto, garanto que não serão abandonados. É o caso, por exemplo, do pedido de câmeras que identifiquem placas de veículos roubados.
Fonte: Bairros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário