___________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural do Nagai Culinária japonesa
___________________________________________________________________________________
Funcionários da subprefeitura da Barra da Tijuca estão desde a tarde desta quinta-feira na Favela Vila Hamonia no Recreio dos Bandeirantes numa operação para demolir 20 residências
As famílias que moram no local resistem a sair e os próprios funcionários estão retirando os pertences de moradores e colocando em caminhões. A Vila Harmonia será removida para dar contunidade à construção do corredor expresso Transoeste - serviço que terá ônibus articulados e ligará Canpo Grande e Santa Cruz a Barra da Tijuca.
A remoção das casas deveria ter ocorrido em dezembro, mas foi suspensa por liminar obtida pela Defensoria Pública do estado no plantão do Judiciário . Na quarta-feira, a procuradoria geral do município conseguiu cassar a decisão em agravo a 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça. Um dos motivos alegados pela prefeitura é que as casas não podem ser regiularizadas por se encontrarem em área projetada para a ampliação da Avenida das Américas.
- Os moradores não têm para onde ir. Essa é uma medida arbirtária. As remoções ocorrem apenas nas comunidades para favorecer a especulação imobiliária na região - reclamou Márcia da Costa, moradora da comunidade.
O subprefeito da Barra da Tijuca, Thiago Mohamed, por sua vez, disse que foram oferecidas opções para os moradores. Segundo ele a maioria concordou em se mudar para imóveis do "Minha Casa, Minha Vida" ou receber indenizações com base em estimativas feitas pela prefeitura em relação ao valor dos imóveis. A previsão de Thiago é que as demolições sejam concluídas até sexta-feira. Restarão apenas cinco lojas que ainda são amparadas por liminar.
- Pelo menos 40 imóveis ainda estão amparados por liminares em várias comunidades do Recreio. Por enquanto isso ainda não atrapalha o cronograma de implantação do Transoeste - disse Thiago.
Entre os imóveis ainda protegidos por liminares estão borracheiros e algumas residências da Vila Recreio, localizada também na Avenida das Américas, mas no sentido Guaratiba.
Fonte: http://oglobo.globo.com
Compartilhe e espalhe por aí:
Nenhum comentário:
Postar um comentário