terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TRANSPORTE: O primeiro dia útil do BRS indica poucos problemas no trânsito, saiba tudo sobre o BRS

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV

 Assista na Psicológica TV,"Dois Pontos" com Cida Donato
Mitologia e Imaginário Cultural
___________________________________________________________________________________
O primeiro dia útil da faixa preferencial na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, Zona Sul do Rio, foi de trânsito sem grandes problemas
segundo a secretaria municipal de Transportes. Equipes da secretaria e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) dividiram-se entre o BRS Copacabana e o Centro de Operações Rio, de onde o desempenho do corredor foi monitorado em tempo real.

De acordo com o balanço divulgado pela secretaria, nas primeiras horas de operação, entre as 6h e 9h da manhã, a fluidez era ótima no corredor dos ônibus e regular na via destinada aos demais veículos. A partir das 9h, com a abertura dos estabelecimentos comerciais, verificou-se maior lentidão nos cruzamentos das ruas Miguel Lemos, Santa Clara e Figueiredo Magalhães. O problema foi equacionado com a readequação dos tempos de sinal verde nesses trechos e o resultado foi imediato.

O secretário Alexandre Sansão esteve em Copacabana por duas vezes quando percorreu toda a extensão do corredor de carro e de ônibus.

Ainda segundo a secretaria, nesta segunda-feira já era possível perceber que os táxis com passageiros embarcados trafegavam pelo corredor, contribuindo para desafogar o trânsito nas faixas à esquerda. É importante destacar que táxis vazios continuam sem poder embarcar ou desembarcar passageiros do lado direito da avenida, devendo fazê-lo do lado esquerdo da via ou nas ruas transversais. As vans não podem circular no corredor dos ônibus e como não possuem porta do lado esquerdo não poderão embarcar passageiros do lado esquerdo da avenida. Os veículos que desobedecerem essa determinação correm o risco de serem multados.

Veja todas as informações sobre o corredor exclusivo para ônibus aqui:
Clic sobre a imagem para amplia-la

1. O QUE É O BRS?:
É um novo serviço de ônibus rápido, que vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos cariocas, reduzindo a poluição e o barulho. A velocidade média das viagens irá aumentar, graças aos corredores expressos segmentados nas ruas de grande movimentação como a Nossa Senhora de Copacabana (inicialmente), depois Barata Ribeiro e Raul Pompéia em 1/3/2011. Estas ruas serão devidamente identificadas, sinalizadas e monitoradas tanto pela prefeitura quanto pelas empresas de ônibus.

2. QUANTAS FAIXAS SÃO EXCLUSIVAS PARA OS ÔNIBUS?:
As duas faixas da direita, as quais estão devidamente identificadas com uma pintura azul diferenciada no chão, ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro e Raul Pompéia (a partir de 1/3/2011).

3. O QUE ACONTECERÁ COM AS LINHAS ATUAIS QUE PASSAM EM COPACABANA? VÃO MUDAR DE NOME, NÚMERO OU COR?:
Sim, algumas linhas vão mudar de número e nome. Todos os ônibus serão identificados com um adesivo no vidro dianteiro com as siglas BRS1, BRS2 ou BRS3. Algumas linhas vão mudar o itinerário. Você deve consultar os mapas e listas fixadas nos pontos de ônibus, distribuídas em folhetos, jornais, TV, rádio, revistas, acessar www.rioonibus.com.br ou ligar para nossa central de atendimento 0800 886 1000.

4. QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O BRS1, BRS2 E BRS3? PREÇO? ITINERÁRIO?:
Itinerários (origem/destino). Os preços são os mesmos dos coletivos convencionais de hoje. As linhas de ônibus serão divididas em BRS1, BRS2 e BRS3, e terão um adesivo no vidro da frente para identificação. Serão 15 pontos de parada sinalizados por BRS1, BRS2 ou BRS3. Em cada ponto desses você verá, além dos números BRS, uma lista com o número, origem e destino das linhas de ônibus, e um mapa com localização de todos os pontos. O BRS1 liga liga a zona sul ao centro e tem 6 pontos de parada ao longo da Nossa Senhora de Copacabana. O BRS2 liga os bairros dentro da zona sul e também terá 6 pontos de parada. O BRS3 são as linhas que chegam a Copacabana vindo da zona norte, zona oeste ou santa cruz. Essas linhas (BRS3) terão 3 pontos e serão sempre os mais próximos das estações do metrô do Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arco Verde.

5. EXISTEM PONTOS EXCLUSIVOS? ONDE POSSO PEGAR OS ÔNIBUS RÁPIDOS BRS?:
Sim, os BRS tem pontos exclusivos. Na realidade não haverá outros pontos de ônibus que não seja do BRS. Começando pela Nossa Senhora de Copacabana, depois a partir de 1/3 na Barata Ribeiro e Raul Pompéia. Os novos pontos estão identificados, com as informações de nome e número da linhas, origem e destino, além de mapas indicativos. Cada ponto fica somente a 500 metros do outro, ou seja, esteja você em qualquer ponto da Nossa Senhora o ponto mais próximo fica a 250 metros. Assim vamos conseguir melhorar o trânsito ainda mais.
Para saber mais: http://www.fetranspor.com.br/brs/
Assista ao Video:
Compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário