Halloween e os Jack-o-lanterns
Conhecidas como jack-o-lanterns, as abóboras cavadas há séculos iluminam e alegram as festas de Halloween. Infelizmente, nem sempre é fácil encontrar no Brasil o tipo de abóbora usado para essa lanterna, mas podemos dar um jeitinho com outros materiais.
A Lenda das Jack- o-Lanterns
As famosas abóboras cavadas têm origem numa antiga lenda irlandesa. Havia um homem chamado Jack, famoso por suas bebedeiras e seu mau gênio; tão ruim ele era que o Diabo quis levá-lo para o Inferno antes da hora. Em vez de tentar fugir ou implorar por sua vida, Jack concordou calmamente, mas pediu que em troca o Diabo virasse uma moeda para ele comprar uma última bebida.
“Tudo bem”, e o Diabo se transformou. Mais que depressa, Jack enfiou a moeda no bolso, onde havia uma cruz. Claro que a criatura começou a gritar desesperada, implorando a Jack que o tirasse de seu bolso, e o homem disse que só o faria se o Diabo o deixasse em paz pelo menos durante um ano.
Depois disso, Jack mudou seu comportamento; deixou de beber e brigar, começou a passar mais tempo com a família e a freqüentar a igreja. Mas logo se cansou desse estilo de vida e voltou aos seus maus costumes.
Passado um ano, o Diabo voltou para buscá-lo. Jack novamente fingiu concordar, pedindo apenas que antes o Diabo colhesse para ele algumas maçãs no alto de uma macieira do quintal. Quando o demo subiu na árvore, Jack rapidamente sacou um canivete e gravou uma cruz, deixando o ser infernal preso lá em cima.
Desta vez, Jack obrigou o Diabo a prometer que o deixaria em paz para sempre.
Mas, quando Jack finalmente morreu, não pode entrar no Céu, devido ao seu péssimo comportamento em vida. O Diabo também não queria saber dele, por causa das peças que Jack pregara nele.
Jack estava numa espécie de limbo, condenado a vagar eternamente nas trevas. De má vontade, o Diabo deu-lhe um carvão aceso para que se orientasse no escuro.
Jack escavou um nabo, abriu nele vários buracos e colocou dentro o carvão, produzindo uma espécie de lanterna.
Na época de Halloween, as crianças começaram a fazer lanternas para orientar o caminho de Jack, mas com o tempo os nabos foram substituídos por abóboras, que eram mais bonitas e duráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário