Publicidade meramente ilustrativa
Supercomputador chinês
tem potência de 175 mil notebooks
supercomputador Tianhe-1A da China usa 7168 Nvidia GPUs Tesla M2050 e
14.336 processadores Intel Xeon.(Crédito: Nvidia)
Os chips Nvidia estão turbinando um supercomputador chinês alega que o fornecedor de chips gráficos alcançou a maior velocidade até à data. O "Tianhe-1A" atingiu 2,507 petaflops, derrotando um sistema baseado em Tennessee Oak Ridge National Laboratories.
O novo sistema seria superior outro supercomputador chinês também o uso de chips Nvidia chamadas nebulosas, avaliado em 1,271 petaflop (um petaflop equivale a mil trilhões de operações por segundo). Ambas as nebulosas e 1A-Tianhe avaliações de desempenho são baseados no benchmark Linpack, o critério de desempenho utilizado amplamente para a maioria dos supercomputadores. Nebulosas atualmente é classificada No. 2 do mundo com base na lista Top500 junho. O Oak Ridge sistema é classificada como a mais rápida de 1,75 petaflops, de acordo com a lista Top500 junho. Tianhe-1A estará no topo da lista de supercomputadores em uma conferência chinês , que começa amanhã.
Tianhe-1A 7168 combina gráficos Nvidia Tesla M2050 unidades de processamento gráfico (GPUs), com 14.336 Intel Xeon unidades centrais de processamento (CPUs). Nvidia não está apenas reivindicando a coroa de performance, mas um supercomputador mais verde, como bem. A máquina consome apenas 4,04 megawatts, tornando-a três vezes mais energia eficiente do que um sistema de CPU apenas, disse a Nvidia em um comunicado.
GPUs high-end geralmente contêm centenas de núcleos de processamento, permitindo-lhes acelerar certos tipos de tarefas de computação mais eficiente e, assim, muito mais rápido do que processadores.
A máquina, que já está em pleno funcionamento, foi projetado pela Universidade Nacional de Defesa Tecnologia (NUDT) e está alojado no Centro Nacional de Supercomputação em Tianjin, disse a Nvidia. Em teleconferência ontem, Tesla chip gerente de marketing Sumit Gupta disse que os pedidos do "projeto de ciência aberta" incluirá astrofísica, ciência dos materiais, química e biológica. A Nvidia também está trabalhando com laboratórios e universidades os EUA
A China continua a aumentar o número de sistemas de supercomputadores na lista Top500 e agora está empatado com a Alemanha em 24 para o ponto n º 4, após os EUA, Reino Unido e França, segundo o site Top500. "A China também subiu em relação ao desempenho global instalada e está agora a realizar pela primeira vez, o 2 º lugar atrás dos EUA e à frente da Alemanha", afirmou o site.
"A China reconheceu que eles precisam investir em computação de alto desempenho para continuar a fazer avançar sua tecnologia, para avançar a pesquisa ea ciência. Eles têm uma economia que se move além da simples fabricação", disse Gupta Nvidia. Porque a China é relativamente nova na construção supercomputadores, segundo ele, o uso de GPUs tem permitido "saltar a curva de desempenho."
Nenhum comentário:
Postar um comentário