quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FAMBARRA: Novo secretário geral fala sobre problemas do bairro


____________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV em Dois Pontos: 
Gestalt-Terapia e Constelação Familiar com Paula Nascimento
________________________________________________________________________________
Novo secretário geral Sérgio Andrade fala sobre problemas do bairro
por Felipe Sil 
Sergio Andrade assumiu a secretaria geral da Fambarra que é uma entidade  que reúne 34 associações da Baixada de Jacarepaguá, no começo deste mês entidade, e falou para O GLOBO-Barra, sua entrevista transcrevemos abaixo.

São 45 anos de Barra da Tijuca. Apesar de só ter se mudado para o bairro em 1996, o novo secretário-geral da Federação das Associações de Moradores e Amigos da Barra da Tijuca e Adjacências (Fambarra), Sérgio Andrade, conhece a região desde 1965, quando foi diretor-técnico da produção do filme “Tarzan e o grande rio”, rodado em suas paisagens. O líder comunitário assumiu o cargo este mês, e fala não só dos planos para a entidade, que reúne 34 associações da Baixada de Jacarepaguá, como também dos principais problemas da Barra e dos arredores, como transporte, saneamento e a proliferação de mosquitos. 

O GLOBO-Barra: Quais são, hoje, os maiores problemas da Barra? 

Sérgio Andrade: A poluição do complexo lagunar, os engarrafamentos cada vez maiores e a questão da segurança, já que a população itinerante e o número de moradores vêm crescendo velozmente. O que mais nos preocupa, no momento, é o transporte público. O governo quer colocar um terminal no Jardim Oceânico e a estação final do metrô também será nesta área. Prevemos o caos. Vai haver um excesso de fluxo de veículos e ônibus por ali. O metrô deveria ser estendido até o Alvorada. O terminal final continuaria, então, a ser aquele que sempre foi. 

Você é conhecido entre a liderança comunitária como um grande defensor do Itanhangá. Por que assumiu essa causa? 

Andrade: Eu passo pelo bairro todos os dias. Moro na Ilha Primeira, e essa é minha $única saída. É uma área cheia de problemas. Os principais são o saneamento e o trânsito. A má conservação das vias do Itanhangá e a falta de calçadas me preocupam. Também há um excesso de vans. Muitas fazendo estacionamentos piratas ao longo do bairro. Quanto ao saneamento, as obras para captação de esgoto estão muito lentas. 

O que é a Fambarra? 

Andrade: Reunimos 34 associações, que vão desde o Joá e a Joatinga até Jacarepaguá e Vargens. A ideia é debater os gargalos de uma região que é integrada em seus problemas. O que acontece de desrespeito ambiental em Jacarepaguá, por exemplo, tem consequência nas lagoas da Barra.
Postado originalmente por:  http://lc4.in/06Nxc

______________________________________________________________________________
Quando A Notícia Barra posta matérias já postadas por outros veículos de informação, visa tão somente a livre circulação de idéias. Sempre informamos a nossos leitores a autoria e a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário