domingo, 31 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE:Energia do vento vai evitar emissão de 1,5 bi de CO2

Energia do vento vai evitar emissão de 1,5 bi de CO2
foto
Estudo divulgado pelo Conselho Mundial de Energia Eólica estima que a energia gerada a partir dos ventos atenderá 12% da demanda elétrica mundial em 2020 e até 22% em 2030. O trabalho, em conjunto com o Greenpeace International, prevê que o mundo terá 1.000 GW em operação daqui a dez anos, evitando a emissão de 1,5 billhão de toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa.
Além dos benefícios para o meio ambiente, a energia eólica já oferece 600 mil empregos diretos e indiretos. Até 2030, a projeção é de que supere 3 milhões de vagas em todo o mundo.
Este ano, um aerogerador é colocado em operação a cada 30 minutos. Uma em cada três turbinas está sendo instalada na China, informou Sven Teske, especialista de energias do Greenpeace Internacional. A China é o maior mercado mundial de energia eólica e tem a maior indústria de aerogeradores.
O relatório foi publicado para divulgação mundial a partir do China Wind Power 2010, evento realizado em Pequim. A 3ª edição do GWEO 2010 explora três cenários até 2030: 1) tem como referência dados da Agencia Internacional de Energia, 2) moderado, que assume que as atuais metas para energias renováveis serão atingidas com sucesso, e 3) avançado, que assume que todas as alternativas de políticas favoráveis para as energias alternativas serão adotadas e cumpridas.
As informações foram fornecidas pela Associação Brasileira de Energia Eólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário