Prepare sua cestinha
por Gabriela Canseco
O piquenique, este velho hábito de reunir parentes ou amigos em torno de um lanche gostoso, servido sobre uma toalha estendida no chão, num lugar bonito e aprazível, volta a ganhar força. Depois de perder espaço literalmente, à medida que a teia urbana crescia e os espaços verdes diminuíam, a tradição vem sendo retomada por moradores e visitantes da Barra.
Os lugares escolhidos variam: áreas livres dentro dos condomínios, praças, parques ou até a praia. Os motivos também: pode ser vontade de interagir com a natureza, descansar ou se divertir de um jeito diferente. Em comum, todos têm um objetivo: compartilhar, além de comida, momentos.
No Bosque da Barra, próximo ao lago, lugares à sombra não faltam. E quem passa algum tempo ali, cercado de árvores, ouvindo o canto de pássaros, até esquece que está tão perto da movimentada Avenidas das Américas.
A praia é outra opção de ambiente para piquenique. Em alguns pontos da orla da Barra e do Recreio, grupos se instalam perto do calçadão, cercados pela vegetação de restinga.
Para alguns, piquenique tem sabor de infância. A cantora e compositora Isabella Taviani guarda boas lembranças deste tipo de passeio em família e organizou piquenique entre amigas na Praça do Pomar.
Muitos moradores têm preferido as áreas verdes de condomínios. Famílias fazem piquenique no próprio lugar ondem moram, como uma forma de integração entre moradores ou de estreitar laços com filhos.
Os adeptos dos piqueniques deram dicas que podem ser úteis a quem pretende seguir seu exemplo. Deve-se tomar cuidado com o excesso de sol e os insetos; portanto, é bom levar protetor solar e repelente. E respeitar o meio ambiente: então, nada de “esquecer” lixo na grama!
Nenhum comentário:
Postar um comentário