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Com o Kinect, jogador dispensa o uso de
controles no videogame da empresa, o Xbox 360
Microsoft lança no País sensor de movimentos
Na tela, um filhote de tigre percorre um gramado. Do lado de fora, Alex Kipman conversa, pula, roda. Kipman é o brasileiro que inventou a tecnologia de reconhecimento por câmera Kinect, que por anos foi chamado de "Projeto Natal". É um acessório para o videogame Xbox 360, da Microsoft, que chegou na quinta-feira, 4, às lojas dos Estados Unidos - no Brasil, custará R$ 599 e será vendido a partir do dia 18.
Kipman conta que o objetivo da tecnologia foi eliminar controles, botões e fios. Se o Wii abriu as portas da interação do corpo com a máquina, o Kinect vai além - é a experiência mais próxima de imersão no jogo que alguém pode ter. Durante o evento de lançamento do produto, a palavra "emoção" foi usada várias vezes - a ideia é que o jogador realmente tenha uma proximidade emocional com a máquina, que o reconhece e interage com ele.
Na demonstração, Kipman apresentou o Kinectmals, game em que um filhote de tigre aprende truques e explora um espaço. Os gráficos são muito nítidos, as cores são vivas e o sensor de movimento parece bem estável.
O Kinect usa uma câmera em cores, um sensor de profundidade e um microfone para reconhecer a imagem e a voz do dono. Kipman ligou a máquina e foi reconhecido - em instantes, estava logado na rede Xbox Live.
Kinect Adventures é o game que já vem com o produto. O game permite explorar um ciberespaço, escalando montanhas e mergulhando. Outros quatro serão lançados agora: Dance Central, de dança; Kinect Joy Ride, um simulador de corrida; e Kinect Sports, com futebol, boliche e pingue-pongue; além do Kinectmals demonstrado por Kipman. Os jogos custarão R$ 149 no Brasil e a expectativa é que outros 12 sejam lançados até o fim do ano.
Rede. Junto com o Kinect, finalmente chega ao Brasil a rede Xbox Live, que permite jogar online, interagir com outros jogadores, acumular pontos, comprar e experimentar jogos.
Acabou o velho problema de ter de buscar um endereço fora do Brasil para fazer uma conta - e a boa notícia é que será possível importar os MS Points, tempo de assinatura, status de jogos e outros dados para as contas brasileiras. "É uma grande virória para a Microsoft Brasil", disse Guilherme Camargo, gerente de Xbox 360 da Microsoft Brasil.
Em quanto isso nos Estados Unidos:
Los Angeles (EUA), 4 nov (EFE).- Sem joystick e com ares revolucionários, o sistema de jogo sem controle manual Kinect foi lançado nesta quinta-feira no mercado americano, uma inovação para o console Xbox 360 com o qual a Microsoft pretende fazer frente ao Wii da Nintendo.
A Microsoft, que criou ambiciosas expectativas num produto surpreendente para os que ainda lembram do Atari, espera vender 5 milhões de unidades do novo aparelho, o que transformaria o Kinect no maior lançamento da história do Xbox.
Se tudo correr como quer a Microsoft, o sistema redefinirá a forma como os usuários interagem com videogames e o game se tornará sucesso de vendas em todo o mundo no próximo Natal.
As perspectivas são de fato grandes. Sites como Amazon e Best Buy tiveram de encerrar o serviço de compra antecipada do produto por causa da alta demanda.
Apresentado pela primeira vez sob o nome de Project Natal na feira E3 de Los Angeles em junho de 2009, o dispositivo gerou muita expectativa em sua festa de inauguração realizada na praça Times Square, em Nova York.
Quatro anos depois da estreia do Wii da Nintendo, líder do mercado de videogames, que teve mais de 65 milhões de unidades vendidas somente nos Estados Unidos, o Kinect tentará reverter a situação no competitivo setor.
O ponto forte do sistema da Microsoft é que ele transforma o console Xbox em uma plataforma de jogos interativos na qual não é preciso usar qualquer tipo de joystick, ao contrário do que ocorre com o Wii e com o modelo similar da Sony lançado em setembro, o PlayStation Move.
Um conjunto de câmeras, sensores de movimento e som recolhem os movimentos do usuário, que têm reflexo direto sobre a ação do jogo, mesma tecnologia que serve também para conduzir outros programas do Xbox com um simples gesto de mão, semelhante a filmes de ficção científica estilo "Minority Report" (2002).
"Consideramos que no futuro os computadores e os sensores aprenderão mais sobre nós do que nós deles. O Kinect se transformará em um catalisador na indústria e ultrapassará os limites da criatividade no que diz respeito ao entretenimento", ressaltou nesta quinta-feira Don Mattrick, presidente da Divisão de Entretenimento Interativo da Microsoft.
O sistema foi posto à venda nos EUA pelo preço inicial de US$ 150 em um pacote que inclui o jogo de habilidade "Kinect Adventures", embora também seja comercializado em lotes junto ao console Xbox por preços que chegam a US$ 400.
O produto estará disponível internacionalmente a partir do próximo dia 10, tal como informou a companhia, e contará com sistema de reconhecimento de voz em inglês, japonês e espanhol do México.
O Kinect terá uma linha de 15 jogos iniciais que serão comercializados separadamente e cuja temática tem relação com a linha de games do Wii e do PlayStation Move.
Entre as novidades está "Dance Central", um jogo para aprender coreografias, que caiu no gosto dos usuários que o experimentaram nas zonas de testes instaladas pela Microsoft em diversos eventos pelo mundo.
Outro destaque foi "Kinect Sports", uma versão dos Jogos Olímpicos para o Xbox. O jogador chega a suar a camisa.
Na lista de games também se encontra "Kinectimals", no qual o jogador cuida de um animal de estimação, e "Kinect Joy Ride", em que as mãos do jogador seguram um volante imaginário para pilotar um carro de corrida.
Já "Your Shape Fitness", "Harry Potter and the Deathly Hallows" e "Game Party in Motion" são alguns dos que sairão à venda em dezembro.
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